Endurance - A Conquista

Não era dia, tampouco a noite se anunciava. Gorko permanecia inerte num meio indefinível que lutava por compreender. Apenas fragmentos de algo parecido com memórias passavam por sinapses entorpecidas, sem possibilitar compreensão. Não achava importante saber o lugar e nem como tinha chegado até ali. Percebia claramente a escuridão profunda e gelada que o envolvia calorosamente. A aridez áspera que sua pele experimentava, imersa no fluído de sustentação, confundia seu raciocínio. Sentia, percebia, mas as vozes do silêncio teimavam em gritar em seus ouvidos palavras ininteligíveis. Imagens vagas e fugazes bailavam diante dos olhos cerrados de Gorko, criando um mosaico opaco do que ele tinha vivido, ou do que tinha sido algum tempo atrás.

Uma ou outra lembrança mais clara se atrevia a torturar o capitão do projeto IGV.

O lançamento tinha sido muito festivo. Era um desafio enorme para o homem e para a ciência que, finalmente, após muitos anos de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, se colocava em prática. O Intergaláctical Voyagers, ou IGV, era o mais novo e ambicioso programa de exploração espacial já imaginado pelo homem e se tornara uma realidade a custa de enormes investimentos. Milhares de cientistas deram sua parcela de contribuição para oferecer aos heróis que desbravariam os confins mais longínquos do espaço sideral as condições de sobrevivência e bem estar necessárias ao bom desempenho da missão. Não foram poupados esforços no sentido de criar ambientes próximos aos experimentados na Terra. Água, hortas, pequenos animais e gravidade artificial, entre muitos outros itens, foram agregados ao arsenal da Endurance, para sustentar indefinidamente a vida humana dentro da nave.

As visões esmaecidas pareciam ir e voltar do interior mais profundo da mente do capitão Gorko. Era como se uma osmose reversível, cíclica e interminável não deixasse seu cérebro reter informações e sensações. Não se sentia mal. Mas também não se sentia bem. Não definia. Por vezes, uma sensação de pressão, de aperto de toneladas parecia querer esmagar-lhe, não sabia o que. As imagens em mosaico começaram, aos poucos, a aparentar cor e forma. Muito devagar a mente de Gorko iniciava um processo de juntar pedaços. E cada pedacinho de lembrança, imagem ou som, causava uma sensação ruim. Ainda não conseguia entender o que, ou porque, era ruim. Ele queria entender, se esforçava, mas não ia além de visões esparsas.

As bandas marciais já tinham desfilado e os discursos alusivos ao grande feito sido proferidos. Era chegada a hora da partida. Fogos de artifício enfeitaram a noite que se avizinhava coroando com sua beleza o momento do lançamento. A tripulação era dividida em duas partes. Um planejamento um tanto cruel, mas absolutamente necessário, determinava que sete casais, todos por volta dos trinta anos, ocupariam as unidades individuais de vida em suspensão, enquanto dois casais, na mesma faixa etária, comandariam a nave e cuidariam dos animais, das plantas e dos demais sistemas de sobrevivência. Cada detalhe do projeto foi revisado exaustivamente, nada poderia dar errado. A Aventura da Endurance era única e sem volta. Esta condição causava uma sensação de tristeza entre os tripulantes. Os casais que ficariam em suspensão só seriam despertados quarenta e cinco anos mais tarde e, portanto, só veriam novamente seus companheiros, com os quais conviveram intimamente nos últimos dois anos, durante o duro treinamento, quando estes já teriam se tornado anciãos. Era uma situação incômoda. Sentimentos contraditórios invadiam os cosmonautas que, por fim, resignados, tomaram seus lugares e a astronave foi lançada.

As imagens caóticas e aleatórias, que até então pareciam figuras desordenadas e sem sentido na mente do capitão, começaram a fazer parte de um encadeamento sombrio. Um quebra cabeças gigantesco e fantasmagórico tomava, aos poucos, o lugar de imagens disformes e esmaecidas. As sensações indefiníveis que Gorko experimentara logo que as primeiras visões apareceram em sua mente, denunciando um início de consciência, agora davam lugar a um sentimento concreto: medo.

Tremia. Um tremor incontrolável parecia tomar o corpo do comandante da missão mais ambiciosa da raça humana na exploração espacial. Algo parecia ter dado errado. Não, algo certamente deu errado, pensava o comandante. Gorko começou a temer suas próprias lembranças.

Sistemas estabilizados e comunicação perfeita com a base de lançamentos davam uma sensação de tranqüilidade aos tripulantes da nave. Era a hora das despedidas entre os companheiros de jornada. Quatorze pessoas se dirigiram aos habitáculos de vida suspensa, onde foram acomodados com a ajuda dos tripulantes que ficariam despertos. Operação concluída com sucesso, restava apenas colocar a nave em aceleração máxima e aguardar o destino. A própria aceleração seria muito demorada. Cálculos complexos e precisos indicavam que os primeiros três anos de viagem seriam gastos no processo de aceleração. Naturalmente, se tudo desse certo, os últimos três anos antes de chegar ao destino seriam de desaceleração e comandados pelos tripulantes em vida suspensa, que então já estariam beirando os sessenta anos de idade. Tendo como destino final o exoplaneta Gliese 581g, da constelação de Libra, a Endurance seria a precursora da colonização espacial e colocaria o homem como senhor de outro planeta, fora do sistema solar.

Cada vez mais, minuto a minuto, Gorko sentia sua mente mais desperta, mais clara. Contudo, era nebulosa a realidade que se apresentava. Sem poder se mexer e imerso no líquido de suspensão, o capitão não sentia seu corpo, imaginava-o. Nem os olhos ele podia abrir. Todos os seus sentidos se resumiam ao que passava por sua mente, então, tristemente alerta. Mil possibilidades passavam pela cabeça do comandante: chuva de meteoritos; falha do sistema de sustentação de vida; colapso energético; encontro com forças cósmicas desconhecidas. O fato é que ele compreendia a gravidade da situação. Se estava acordado e preso dentro do sistema de suspensão, outros deveriam estar na mesma condição. Era evidente que os tripulantes tiveram problemas graves. Provavelmente estavam todos mortos. Também era evidente que os sistemas automáticos falharam. Pensava em sua esposa, na câmara a seu lado, e nos amigos, companheiros de jornada. Estariam eles despertos? Teriam percebido o que acontecera? Preferia que não. Que ao menos fosse ele o único a passar por aquilo. A energia dos reatores de antimatéria era quase infinita e continuaria a alimentar o sistema que nutria seu corpo e oxigenava seu sangue, indefinidamente. O sistema de suspensão poderia prolongar por muito tempo a sua existência naquelas condições e ele não desejava tal martírio para Susan e os outros. Sentia-se preso dentro de si mesmo e sem possibilidades de libertação. Em seus delírios, começava a mal dizer a arrogância do homem., sua ânsia desmedida de tentar se assenhorear do universo. De querer ser Deus. Gorko passou a rezar pelo seu próprio fim.

Já dentro dos limites da constelação de Libra, a Endurance, maior obra do engenho humano para a exploração espacial, parecia ter, finalmente, encontrado seu destino: ser um enorme e gelado túmulo de pessoas vivas a vagar pela imensidão escura do cosmos por toda a eternidade.

FIM

Acompanhe o dia a dia de Hebergon, que veio de Viscaldar, perto do cinturão de Órion, para pedir ajuda aos Esdrons em:

www.esdrons.blogspot.com