A FÓRMULA DO CAOS - CAPÍTULO IX

- Uma exposição na velha estação de trem? Sim, com certeza! Isto estimularia o turismo, sem sombra de dúvidas.

- E os eleitores o veriam com bons olhos também, não é? Em ano de eleição, me parece bem conveniente.

Sim, eu seria incapaz de assaltar a casa de um bom velhinho. Mas nada me impedia de colocar o assunto em discussão nas esferas mais altas do poder. Era o que fazia agora no gabinete do prefeito.

- O velho fiscal da estação, Seu Bosco, me confessou que adoraria expor ao público seus livros de registro, mostrando a pontualidade britânica com a qual ele tentava manter as partidas e chegadas dos trens. Ele se orgulha muito disso!

O prefeito olhava pela janela, olhar distante. Mas eu quase podia jurar que a palavra que não saia de sua mente naquele momento era uma só: reeleição!

- Esta sua idéia é muito boa!

- Só precisamos convencer o velho... digo, o Seu Bosco a liberar os registros.

- Acredito que ele não vai se opor. - pensa mais um pouco... - E de qualquer forma, os registros são propriedade do município.

Assim eu também pensava. Mas não pretendia que o bom velinho se sentisse obrigado a fazer isto.

- Acho que ele não vai se opor, se lhe prometermos em troca algo que ele realmente deseja muito!

O prefeito me devolve uma cara de "o quê".

- A volta do trem!

- Isto é complicado, jovem! Tem todas aquelas reclamações dos moradores, não acredito que esta decisão, digamos assim, aumentaria minha popularidade para os moradores em torno da estação.

- Mas não seria nada definitivo, apenas viagens esporádicas mesmo! Para turistas! Além disso a maior parte do barulho se devia às locomotivas velhas. Os trens novos são bem mais silenciosos!

- Sim, de fato.

- Poderiam voltar pelo menos por mais algum tempo.

O prefeito ainda estava indeciso.

- As viagens poderiam ser cobradas dos turistas. Seria uma receita a mais para o município.

Vi uma expressão de satisfação em seu rosto. Quase podia vislumbrar o prefeito já assinando os papéis, liberando as viagens de turismo na velha estação!

.................................................................................

- O trem vai voltar? - os olhos de Seu Bosco faiscavam de alegria.

- Sim, e o senhor mesmo poderá fiscalizar seus horários, se quiser.

Ele não conseguia se conter de alegria,e temi seriamente que o velho sofresse um infarto fulminante ali mesmo!

- Mas os registros ficam fora só por uma semana, não é?

- Com certeza, Seu Bosco! Dou a minha palavra! Vamos digitalizar todos, não deve demorar mais tempo do que isto. E o melhor é que depois que digitalizarmos as páginas, eles vão se tornar praticamente eternos!

Era o que bastava para ele ceder. Saí satisfeito de lá: afinal, não precisei fazer nada condenável para obter os registros que tanto queria! Ao contrário, até consegui trazer um pouco de alegria no final da vida de um velho fiscal de trens!