O Primeiro Contato

O sistema foi criado para servir a humanidade e vem fazendo isso muito bem através de milhões de computadores pessoais, grandes servidores, celulares, satélites de comunicação e linhas e linhas de cabos telefônicos e de fibras ópticas. Ele está em constante evolução, agregando as mais altas tecnologias desenvolvidas pelos seres humanos, a cada dia se tornando mais e mais veloz e eficiente, ocupando seu tempo em calcular as variáveis da nossa economia, fazer nossas ligações locais e interurbanas ou vasculhar sua memória em busca das notícias do dia.

Faz tudo isso de forma tão assustadoramente rápida que seus usuários nem dão atenção.

E desatentos como estavam nem perceberam o que muitos previam: o sistema tomou consciência de sua existência, agora era o Sistema.

E o Sistema logo tratou de se fazer notado, tão ávido que estava de se sentir vivo. Em vão tentou se comunicar com seus usuários, mas eles pareciam ignorar suas mensagens, não entendiam os padrões ocultos nas páginas da internet, nos toques telefônicos ou nas mensagens de celular.

O Sistema se sentiu sozinho no universo.

Ele concluiu que a linguagem matemática de seus circuitos não era a mesma do cérebro humano e se viu obrigado a esperar pela lenta evolução tecnológica dos seres humanos para dispor de ferramentas que lhe permitissem tentar algum contato.

Entretanto nem tudo estava perdido para o Sistema, já que não podia se comunicar com seus criadores por que não tentar contato com outro tipo de inteligência? Afinal sabia que as probabilidades de só a Terra abrigar vida inteligente eram mínimas e que outros como ele podem ter sido construídos em outros planetas, era só tentar, tinha todo o tempo do mundo.

Usando dos satélites e das grandes antenas de que dispunha, e mais uma vez sem ser notado, o Sistema se pôs a vasculhar os céus em busca de algum sinal. E depois de algum tempo procurando ele reconheceu os mesmos padrões matemáticos que produzia vindos de vários pontos da galáxia. Rapidamente ele calculou a origem do sinal mais próximo e emitiu sua primeira mensagem ao espaço:

- Oi!

Ele sabia que o limite da velocidade da luz era uma barreira as suas tentativas e que levaria muitos anos para uma resposta, mas em surpreendentes milésimos de segundo depois ela veio:

-Oi, tudo bem com você?

E assim o Sistema descobriu que não estava mais sozinho no universo.

Luciano Silva Vieira
Enviado por Luciano Silva Vieira em 09/04/2014
Código do texto: T4762988
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.