Planeta Azul

De onde viemos? Porque estamos aqui? E para onde vamos? Essas são perguntas já passaram pelas mentes mais brilhantes de toda a história da humanidade. Todas elas já foram respondidas? Imagino que não, só existem especulações acerca delas. A ciência, está avançando a passos lentos em direção a uma resposta satisfatória, e não a eximo dessa tarefa, espero que consiga. Há teorias que dizem que se analisarmos uma estrela e a nossa composição biológica, conseguimos encontrar quase 100% de combinações, tirando o hélio. Somos pó estelar? Não duvido nem um pouco disso. Mas se pensarmos para fora da nossa abóboda celeste, nossa imaginação voa para um imaginário sem fim, há milhões e milhões de possibilidades, novas galáxias, novas constelações, novos planetas, talvez um buraco de minhoca e quem sabe um buraco negro, como no filme Interstellar. O telescópio Hubble, já nos presenteou com imagens de nebulosas, estrelas, novas galáxias, de coisas que só nos filmes acreditaríamos que existem. Eu penso que se pensarmos "fora da caixinha", deixando de lado, religião, conhecimentos, preconceitos, e olharmos para uma noite estrelada, com as formações zodiacais, a lua, talvez esqueçamos a nossa vida humana um pouco, com brigas desentendimentos, desavenças e outras coisas mais. Sempre tive esse sonho de ser astronauta, desde de criança, desde de quando assisti meus primeiros filmes de ficção científica. Nunca fui num planetário, não entendo de física, mas me dou o direito de querer ser parte disso tudo. E para falar a verdade, somos parte importante dessa engrenagem chamada Universo. Pra quem viu o filme Interstellar, vai entender a importância dos fatos vividos no dia a dia, como o que fizemos ontem pode ser decisivo para que o hoje seja possível e ainda mais, o futuro deixar de ser um sonho. O tempo não existe? Creio que não, vivemos o eterno hoje, o que houve ontem aconteceu hoje e assim por diante. Podemos mudar o que houve? Podemos tentar reverter a situação e fazer um novo momento. Existe mundos paralelos? Aposto que sim, mas se não conseguimos lidar com o nosso mundo, imaginem vários outros, com histórias diferentes, pessoas diferentes, e realidades diferentes. Para isso, convido a assistires o filme A Outra Terra, sobre a teoria de espelhos, quando surge uma Nova Terra, com exatamente as mesmas pessoas que aqui. Talvez seja uma experiência e tanto, poder encontrar você mesmo, o que falaria? Como seria esse encontro? Deixem a imaginação fluir livremente. A ciência, é magnifica quando explora possibilidades incríveis. Concordo que muitas das vezes, precisamos deixar preconceitos de lado, religião, e tudo mais. O pensamento precisa ser livre, e abrir para horizontes distantes, aonde a visão humana não chega, bem longe dos telescópios. É possível fazer isso em sonho? Lógico, pensando que saímos em corpo astral e vagamos conscientemente para onde quisermos. Mas essa é outra conversa. As perguntas agora passam a serem outras: já que estamos aqui, o que faremos para podermos ter uma vida melhor? Viveremos isolados como ilhas sociais? Nos ajuntaremos em novos grupos e blocos, a fim de desenvolver melhor o mundo em que vivemos? Ou pensaremos tanto em sair daqui numa expedição, tendo em conta o não acreditar que há chances de salvarmos a nós mesmos. O Planeta Terra, não está a beira da extinção, a vida humana ainda irá durar centenas de milhares de anos, somos um pedaço do dia no calendário do Universo. Temos a chance de rever os nossos erros como seres humanos e voltar atrás. Se pensarmos que já vivemos o futuro, e descobrimos que tudo se tornou um caos, estamos aqui para fazermos melhor e evitar esse fato de acontecer. Basta darmos uma chance a nós com relação ao outro. Saia de casa e quando fores à algum lugar, pare um segundo e olhe as pessoas na rua. Seja você esse estranho em seu próprio mundo,não simplesmente vá para onde deves ir, mas veja o mundo com os olhos de um ser de fora, alguém que está perdido e não alienado, não perca essa chance, verás que você pode ajudar a modificar as coisas, se olhares com olhos de quem está de fora da vida, seja um cartesiano por um dia. Como Marty McFly, (De Volta para o Futuro), chegando em Hill Valley em 1955. O mundo acontece naturalmente, mas ele é um ser de fora, e passa a ver as coisas de outra forma. É claro, ele viajou no tempo, mas entenda que podes, observar o mundo com os olhos de um ser estranho, "fora da caixinha".

Alfredo José Durante
Enviado por Alfredo José Durante em 19/03/2015
Código do texto: T5175763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.