Runaway

Iva Taisuke passou a mão pelos cabelos pretos e curtos, num gesto reflexo.

- Dânae, você não está me ajudando.

O terminal de computador à sua frente mostrava apenas uma tela negra, com uma sentença em caracteres alfanuméricos verdes piscando no alto: "FIM DO ARQUIVO".

- Mas isso é tudo, tenente - disse a voz da nave vinda de algum ponto nas paredes ao seu redor. - A telemetria foi cortada poucas horas antes da "Atalanta" cruzar a órbita de Kepler-186f.

- Jezebel - corrigiu Taisuke.

- Como queira - retrucou Dânae, polidamente.

- E há quanto tempo isso teria ocorrido?

- Cerca de 250 anos atrás. Por não ser tripulada, a "Atalanta" era muito mais rápida e chegou em Kepler-186 antes, mesmo tendo partido depois de nós.

- Deve ter nos ultrapassado no caminho.

- De fato, isso ocorreu.

Taisuke abriu um sorriso.

- E sobre o que conversaram as duas mocinhas ao passarem uma pela outra?

Dânae permitiu-se uma risadinha.

- Fofocas de astronaves. Certamente acharia monótono, tenente.

Taisuke deu de ombros.

- E a "Atalanta" não relatou nada de estranho durante sua incursão pelo sistema Kepler à dentro?

- Nada fora do comum.

- Nem mesmo um radiofarol tocando Joan Jett?

- Seguramente não, tenente.

Taisuke pôs-se a tamborilar na lateral do console.

- Será que há um quarto de milênio os habitantes de Jezebel já dispunham de tecnologia suficientemente avançada para destruir uma sonda interestelar movendo-se à 90% da velocidade da luz?

- Dados insuficientes, tenente - respondeu Dânae.

- Se a resposta for positiva, - concluiu Taisuke - estamos entrando numa armadilha belamente preparada.

- Mesmo se a resposta for positiva, tenente, - ponderou Dânae - talvez a atitude em relação a visitantes tenha mudado nos últimos séculos.

A jovem não disfarçou o sarcasmo na voz ao responder:

- Agora nos estendem um cartão de visitas antes de atirar?

- Não sabemos se atiraram na "Atalanta", tenente. Talvez devamos dar um voto de confiança aos nossos anfitriões.

- Ou talvez colar cartazes de "procura-se uma sonda interestelar perdida" em todos os seus postes - retrucou Taisuke.

E desligou o terminal.

[25-03-2015]