Planeta Vermelho

- Ei, Vasya! Os americanos vão descer!

Vasiliy Larionovich Milekhin virou-se em sua cadeira de rodízios e encarou o recém-chegado, parado na ombreira da porta. Ambos estavam em mangas de camisa, que era como a maioria dos ocupantes da base circulava no dia-a-dia.

- Finalmente, Vitya! - Exclamou. - O comandante autorizou um comitê de recepção?

Victor Filippovich Abalyshev esfregou as mãos, um grande sorriso no rosto.

- Sim, teremos um comitê de recepção! Eu e você!

Vasya Larionovich soltou uma gargalhada.

- E eu aqui pensando que o velho faria questão de ir pessoalmente!

- O inglês dele não é tão bom quanto o seu, Vasya.

- Não, não creio que seja isso... - ponderou Vasya Larionovich. - Tem mais a ver com a importância que quer dar ao acontecimento: nenhuma.

- Pobres americanos! Enfim, tudo é política... - riu-se Vitya Filippovich.

- Mas certamente o velho vai querer trazer os visitantes para cá, e apresentar-lhes nossas confortáveis instalações.

Vitya fez uma careta.

- Devem estar cansados de comida desidratada e água reciclada de urina!

- Pois vamos lhes dar um pouco de hospitalidade russa!

Vitya pôs a mão no queixo, como que considerando a possibilidade.

- Marusya poderá vestir o seu sarafan e servir pão e sal...

- E você toca algo na balalaica...

Vitya Filippovich apontou um dedo em riste para o amigo, expressão pretensamente séria.

- Desde que você me prometa que não vai cantar, Vasya!

Vasya Larionovich ergueu as mãos.

- Eu prometo não cantar, Vitya!

E após uma breve reflexão:

- Espero que não tenha nada contra marcar o ritmo batendo palmas...

[02-10-2015]