ONDE ESTÁ OROZIMBO TIMBÓ

Onde está Orozimbo Timbó

GAMA GANTOIS

Residia na primeira casa, da última vila existente na zona sul do Rio de Janeiro. Era uma figura estranha. Ninguém sabia o seu nome correto, nem tampouco de onde viera e muito menos com fora parar ali no bairro. Surgiu do nada e ali foi ficando. Jamais recebeu a visita de um parente, ou de um amigo. Era na verdade, um solitário. As crianças do bairro adoravam ouvir suas histórias. Foram delas, aliás, a idéia de rebatizar aquele homem, com o nome de Orozimbo Timbó.

O porquê desse nome era inexplicável. Ao que parece, os meninos, assim entenderam pela sonoridade produzida pelas palavras formadas por um grande número de consoantes existentes no verdadeiro nome do nosso herói. O que se sabe era que ele atendia ao chamado e pronto. O nome ou apelido pegou.

Orozimbo Timbó não possuía um mínimo de organização na sua vida. Era sem dúvida alguma, um anarquista. Quem teve a oportunidade de conhecer sua casa, saia de lá horrorizado. Era uma grande bagunça. Livros, revistas e jornais espalhados pelo chão. A poeira tomava conta dos móveis. Mas, o que mais chamava atenção era uma enorme pedra de cristal, de onde saía uma estranha luz azul, colocada em cima da mesa, que o anfitrião não permitia que ninguém tocasse e um objeto assemelhado a um telescópio colocado na janela, apontado eternamente para o céu.

Para alguns moradores, o nosso personagem era no mínimo um lunático, precisando de um tratamento psiquiátrico urgente. Para outros, era lúcido por pequenos intervalos. Outros ainda acreditavam em suas histórias fantásticas, como sendo habitante de outro planeta, que teria sido deixado na terra por um lamentável equívoco, mas um dia seria resgatado pelo seu povo. O que mais comovia a população do bairro era o imenso amor que Orozimbo Timbó nutria pelas crianças. Não havia uma única tarde em que ele não contasse uma das suas histórias. As crianças o adoravam.

Toda à noite, ficava observando pelo estranho aparelho fixado a sua janela, o movimento celeste. O outro fato fantástico era com relação a sua idade. Afirmava ter 230 anos, pela contagem do tempo terrestre. No seu planeta, não ultrapassava dos 40 anos.

Mas, de todas as suas histórias, a que mais encantava a criançada e por que não dizer aos adultos, era a que narrava com detalhes à criação do mundo. Neste momento, tornava-se sério e falava com autoridade de quem conhece o assunto:

“Na Era do caos, vagavam pelo Universo profundo, duas grandes forças antagônicas. Uma positiva, do bem. Outra, negativa do mau. Essas forças travaram uma batalha terrível, para saber quem criaria o planeta terra e sua galáxia. Ao final desta guerra, as forças do mal saíram vencedoras e expulsaram as forças do bem para o universo profundo, onde criaram outras galáxias e planetas, perfeitíssimos. A casa de meu pai tem várias moradas, lembram-se disso”?

As forças do mau, então, criaram uma galáxia onde está o planeta terra. Desta forma, foram elas que criaram a terra, inclusive os homens, que foram convencidos por essas forças nocivas, que a sua criação foi fruto das forças do bem. Sabemos que não. Aliás, uma das vitórias das forças negativas, é fazer crer que elas, as forças do mal não existem. Mas, existem sim senhores.

Sendo imperfeita na sua criação, a terra se transformou num verdadeiro inferno. Logo, o inferno existe e é aqui, neste planeta.

A terra é tão imperfeita, que homens e animais para se alimentarem matam-se uns aos outros.

Ocorre que por não querer morrer tantos os animais abatidos, quanto os vegetais, liberam uma substância imperceptível à medicina terrestre, que ao cair na corrente sangüínea se transforma num vírus que além de aumentar a agressividade provoca doenças muitas delas fatais, trazendo a dor e o desespero para a humanidade além de incentivar a guerra entre os povos. O planeta está aos poucos sendo destruído pela ambição dos homens que se julgam superiores ao Criador verdadeiro.

O homem segue matando seus semelhantes. Antigamente matava com a espada, lança e a catapulta. Hoje, mata com armas nucleares, mísseis, foguetes. Continuam matando. Aí eu pergunto: Melhorou alguma coisa? Claro que não!

Mas, as forças do bem não desistiram de melhorar a terra e a humanidade. De quando em vez, enviamos os nossos mensageiros. O primeiro foi Buda. O segundo e o mais importante foi Jesus. E por último Maomé. Entre a vinda de um ou de outro vieram para a terra, os chamados espíritos de luz, sendo de grande importância àquele que aqui na terra, foi chamado de São Francisco de Assis que tentou mostrar à humanidade a importância dos animais, vegetais, e minerais na vida dos homens.

É claro que as forças do diabo reagiram. Jogaram na divisão. Dividir para enfraquecer. Dessa forma, criaram várias igrejas com pensamentos opostos, para impedir que a humanidade não conheça a verdade. Conhecereis a verdade e ela vos libertará, disse Jesus, nosso Mensageiro.

No meu planeta, alimentamo-nos através da energia solar. Por isso, lá temos um sol de primeira grandeza, e não como ocorre na terra, onde a estrela solar é de quinta. Não precisamos matar para nos alimentarmos. Desta forma, a substância do mau não é liberada. Assim, nos livramos das doenças, das mortes, das guerras e todo aquilo que possa prejudicar nossa existência interferindo no equilíbrio do planeta.

Vivemos em plena harmonia com os animais, as plantas e não há necessidade de devastarmos o planeta. Vivemos num verdadeiro paraíso”.

As pessoas ouviam suas narrativas encantadas. Orozimbo Timbó tinha o dom da palavra. Era realmente uma figura encantadora. Para alguns era um louco genial. Para outros era um maluco beleza. Para outros um pobre coitado.

Um dia alguém resolveu testar seus conhecimentos e lhe perguntou como poderia viver feliz na terra. A resposta veio em forma de uma parábola:

“Estão vendo estas três laranjas? Uma está podre. É a vida que passou e não foi aproveitada; agora é tarde demais. Esta outra está verde. Ainda não está no ponto. O melhor é esperar mais um pouco. Esta outra está madura. È a vida no momento presente. Alimente-se com ela, e viva sem medo e sem culpa. Isto é ser feliz na terra.”

Segundo se dizia Orozimbo Timbó não dormia. Havia sempre movimentos estranhos naquela casa, embora ninguém tenha visto algo de anormal.

Um dia Orozimbo Timbó desapareceu misteriosamente. Ninguém viu nada de estranho. Procuraram em todos os lugares possíveis, como hospitais, delegacias, necrotério e nada. Apenas um garoto que tinha o hábito de mentir muito, disse que vira na noite anterior a casa de Orozimbo Timbó ser envolvida por uma intensa luz azul e depois, sair em alta velocidade rumo ao céu, com se fosse uma nave espacial.

O fato concreto é que a pedra azul e o estranho objeto desapareceram da sua residência e nunca mais se viu Orozimbo Timbó. Mistério! O que todos os moradores da vila se perguntam é:

Onde está Orozimbo Timbó?

Gama gantois
Enviado por Gama gantois em 31/10/2015
Reeditado em 29/01/2016
Código do texto: T5433713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.