Mundo paralelo

Há em meio a este mundo visível e conhecido, que mesmo assim a gente não vê, por estar sempre com muita pressa, um outro mundo não visto e não percebido, mesmo que a gente queira. Esse mundo invisível existe concomitantemente com nosso mundo. No mesmo lugar, no mesmo tempo, mas em uma rotação diferente, sendo que eles também não nos veem.

As pessoas desse mundo vivem vidas como as nossas, mas um pouco diferentes. Existe um João , um Pedro, uma Alice... Existimos eu e você nesse mundo também. Isso mesmo: você existe nesse mundo paralelo. Bom, não é exatamente você você, mas um você de outra realidade, que se parece como você, fala como você, mas não é você, visto que uma escolha diferente – daquelas que podem mudar sua vida por completo – foi feita.

Imagine que, em vez de ter feito faculdade de Direito e depois passado em um concurso público, de ter casado e ter tido três filhos (um menino e duas meninas), de ter se mudado para um apartamento de três quartos e comprado um cachorro, de fazer uma viagem com a família todo o final de ano... Se, em vez de tudo isso, você tivesse resolvido largar a faculdade e investir em uma carreira de cantor? Lembra daquele tempo distante, em que sua careca bem aparada dava lugar a uma longa cabeleira e que seus ternos impecáveis eram substituídos por velhas camisetas de bandas de rock e calças jeans desbotadas? Pois é... Você tinha uma banda e ensaiava com os amigos enquanto fazia faculdade de Direito por pressão familiar. “Quer tocar, toque, mas estude para ter um emprego sério e seguro.”, dizia seu pai. E você assumiu essas duas vidas até que os trabalhos da faculdade, as audiências, as saídas com os novos amigos de faculdade, a sinuca com os colegas... acabou prevalecendo sobre os ensaios de banda, os shows e você foi cada vez mais se afastando desse mundo musical, faltando a ensaios para estudar pra provas, desmarcando shows... até que você teve que sair da banda. E aquele velho sonho de adolescência de ser um cantor e guitarrista famoso e viver de música, sucumbiu a uma realidade mais prática e uma vida mais segura se mostrou mais atrativa.

Bem, digamos que você nunca desistiu daquilo tudo. Em um outro universo paralelo ao nosso, você trancou a faculdade, mesmo sob protestos de seu pai, e investiu na carreira de cantor. E foi difícil. Viveu um bom tempo com pouca grana, teve que fazer uns bicos para pagar as contas. Mas todo o esforço foi compensado e sua banda começou a fazer contatos, ser chamado para abrir um show de outra banda, tocar em eventos. Até que você foi convidado para ser guitarrista de uma banda maior e aceitou. Largou sua banda antiga e seguiu em frente e ganhou relativo sucesso. Não ficou conhecido internacionalmente, como era seu sonho inicial, mas conseguiu viver do seu dom. Sempre conseguiu trabalho, envolveu-se em vários projetos. Não se casou com a mesma mulher, mas com outra e bem mais tarde, quando sua carreira estava mais consolidada. Não teve três filhos, mas apenas um, depois dos quarenta. O cabelão comprido teve que dar lugar também é uma careca aparada, devido à calvície genética, mas as velhas camisetas de rock e os jeans surrados nunca o abandonaram, mesmo depois de ganhar dinheiro suficiente para ter uma vida confortável. Tudo uma questão de estilo, não é mesmo?

Poderiam existir outros mundos paralelos além desses? Um em que você resolveu investir em sua carreira de cantor e guitarrista e não teve sucesso? Com certeza! Um em que uma tragédia familiar o fez começar a trabalhar bem cedo e largar a faculdade e a música e você não conseguiu lograr uma carreira nem outra? Também existe esse mundo.

Talvez o mundo que você vive, a realidade à qual você pertence, não seja a realidade em que você teve o melhor destino. Mas é a realidade que lhe cabe. E você pode, a qualquer momento, tomar uma decisão importante e sua vida tomará um outro rumo... e uma realidade alternativa se criará nesse exato momento para comportar um mundo em que você não tomou essa decisão. Ou pode ser que o mundo a que você decida pertencer é o mundo em que a decisão não foi tomada e você resolveu não mudar o rumo de sua vida.

Você fez a faculdade de Direito e, depois de formado e já trabalhando, resolveu largar tudo mais tarde e tentar o velho sonho de guitarrista? Outra realidade se forma.

Você cansou dessa vida de shows e ensaios e fez Direito e estudar para um concurso público? Também outra realidade se forma.

Mundos paralelos infinitos de entrelaçam no mesmo espaço e tempo num emaranhado ao mesmo tempo caótico quanto milimetricamente organizado. Só que ninguém percebe.