A Linha Telefônica

- Uma linha telefônica? Para que eu preciso de uma linha telefônica?

Sentado à sua escrivaninha no escritório do Ministério da Marinha, o barão de Ladário encarou seu secretário com os sobrolhos erguidos.

- Faz parte do Plano de Contingência elaborado por sua majestade, senhor - respondeu o serventuário, exibindo um um ofício chancelado com as armas imperiais. - Chegou esta manhã, de Petrópolis.

O barão ajeitou os óculos no nariz e examinou o documento, cenho franzido.

- Que o imperador aprecia essas engenhocas exóticas já é do conhecimento geral, mas... que utilidade tem uma linha telefônica? Além de substituir um estafeta ou um moleque de recados, talvez?

- Bem, senhor... penso que o sigilo e a rapidez seriam as principais hipóteses para se investir em linhas telefônicas - ponderou o secretário.

O barão balançou negativamente a cabeça.

- Sigilo... ora essa! Quando se pede uma ligação, a telefonista fica ouvindo a conversa, para saber quando acaba e desconectar a linha! Que espécie de sigilo se pode ter num aparelho desses?

O secretário fez um gesto evasivo.

- Senhor... creio que o imperador previu isto também. Está no Plano de Contingência. O Livro de Códigos...

Uma expressão dúbia surgiu no rosto do barão.

- Livro de Códigos... sim, estou lembrado. As conversas usariam expressões cifradas, para que mesmo que houvesse interceptação da linha, não se soubesse qual era o assunto...

E voltando-se para o secretário:

- Não lhe parece que sua majestade anda meio paranoico ultimamente, Ribas?

O interpelado abriu os braços.

- Quem sou eu para questionar o imperador, senhor. Mas cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, reza o ditado. Com a linha telefônica, sua majestade poderá acionar imediatamente seus principais auxiliares no caso... improvável... de que um novo Benjamin Constant surja.

Ar contrafeito, o barão retirou os óculos do rosto e colocou-os cuidadosamente sobre a escrivaninha à sua frente.

- Benjamin Constant... que caso deplorável. Um oficial exemplar, condecorado, revelou-se um traidor da pátria em conluio com a escória republicana!

E fitando o secretário com olhos míopes:

- Talvez seja mesmo melhor abraçar esta inovação ianque. A insurreição republicana foi desbaratada no nascedouro, mas quem sabe de onde poderá surgir uma nova ameaça?

E tomado de súbita disposição:

- Mande instalar a tal linha, Ribas. Eu mesmo quero fazer a primeira ligação para sua majestade!

- Com sua licença, senhor.

- Dispensado - respondeu o barão, fazendo-lhe um gesto para que se fosse.

O secretário fez uma vênia e saiu da sala.

- [11-10-2017]