Prevenção de danos

Esbarrei com o Professor na saída do supermercado, e ele me disse que finalmente havia criado coragem para testemunhar o incêndio da Biblioteca de Alexandria.

- Não havia nada que o senhor pudesse fazer... tipo, resgatar alguns papiros e trazer para o presente? - Questionei. - Essa foi uma das maiores perdas culturais da história da humanidade!

- Na verdade, não havia nada que eu precisasse fazer - replicou. - Quando a biblioteca foi incendiada, todo o acervo já havia sido digitalizado pela Abecedário.

- Abecedário? - Encarei-o perplexo. - A empresa gigante de tecnologia?

- Essa mesma - confirmou o Professor. - Eles vão desenvolver uma tecnologia própria de viagem no tempo dentro de uns 20 anos, e vão voltar ao auge da Biblioteca de Alexandria para digitalizar todo o acervo. Depois, tudo será colocado online e haverá milhares de obras gregas clássicas desconhecidas para consulta...

- Mas essa é uma excelente notícia, Professor! - Comemorei. - Mal posso esperar pela hora de ver essa maravilha.

Lembrei-me então de outra dúvida que eu sempre tivera, sobre a biblioteca:

- Mas afinal, por que a Biblioteca foi incendiada? Uma das teorias diz que os muçulmanos não queriam a concorrência de textos pagãos ao Alcorão...

O Professor fez um gesto negativo.

- Nada disso; o fato é que o prédio ficou muito tempo sem manutenção e acabou mofado e cheio de cupins. Os árabes apenas fizeram o trabalho de defesa civil e queimaram o que havia sobrado, antes que alguém pegasse uma doença respiratória.

E despedindo-se de mim com um tapinha nas costas:

- Prevenção de danos, é disso que estamos falando!

- [16-02-2022]