LOUREN E O RESGATE DO VELHO FORASTEIRO HARRY-CAP XV

cONTINUAÇÃO DO E-LIVRO-"LOUREN E O RESGATE DO VELHO FORASTEIRO HARRY"

CAPITULO XV

JOHN E SUA LIBERDADE

Mas, no capítulo anterior..

Viu-se- que: Charles, também tem colaborado no desenvolvimento do Rancho e suas atividades e já investiu bastante dinheiro nessa criação. Claro que o grande sucesso também dá-se ao empenho de Louren, mas, o fundamental mesmo é ter acreditado no investimento e na capacidade de gerenciar que Louren possui. Charles sempre a deixou com totais poderes para resolver qualquer questão relacionada à compra e venda de animais e tudo o que diz respeito à agricultura, no âmbito do Rancho. Charles, também tem a livre iniciativa de fazer as coisas, mas, sempre tudo é decidido conjuntamente.

- Vera deixa o hospital onde trabalha e vai até à sua fazenda, mas, no meio do caminho encontra Tony, meio apavorado dirigindo seu Jipão e ele estava com o pai de Vera , Sr. James, o velho havia passado mal e Tony foi avisado na fazenda. No momento Vera lhe prestou os primeiros socorros e Vera fez meia volta e retorna para o hospital. Chegando lá, James encontra-se com Mily, pois, ele se conheceram, mas, ela era muito pequena, James fica admirado pela beleza de Mily e diz que se parece com a mãe Madalen, que faleceu ainda muito jovem, por complicações de saúde. Vera diz que James ficará internado por uns dias e pede que Mily seja a sua enfermeira. Vera pede para fazer alguns exames, retira amostras de sangue, urina etc. James está com a idade de 90 anos, mas, é muito forte e não é qualquer gripe que o tira de combate não.

John recebe novas notícias através de Charles, pois, esteve verificando sua situação carcerária e esclareceu que muito embora tenha se submetido a um regime fechado e tendo sido ergastulado durante todo esses anos, e com os trabalhos prestados à comunidade, teria direito à sua liberdade e assim feito o pedido e analisado pelo Presidente do Tribunal, sua revisão foi aceita e John já terá direito à sua liberdade.

John comemorou bastante este momento e convidou muitos de seus amigos para irem até o Rancho para comemorar. Coincidentemente, Matis estava retornando de sua viagem e agora estavam todos juntos novamente, com exceção de Paul, e Harry que foram morar com “Deus”.

Mas, estavam muito contentes naquele momento, Charles com Louren, Tony com Vera, somente John, Matis e Mily estavam sós, apesar de que Mily andava de rolos pela cidade, o que não era de se estranhar, mas, nada sério. Tony também trouxe novas notícias sobre o programa de habitação, pois, já que Mily se encontra morando na fazenda de Vera, que fica próxima à fazenda de James e precisa de uma moradia digna, Tony revela que foi feito o sorteio e Mily foi contemplada e poderá ter as chaves de sua casa na próxima segunda feira. Isto era num sábado e Mily mal estava agüentando esperar até segunda feira.

Pelo jeito só notícias boas neste dia e as famílias estavam reunidas novamente e tudo estava muito bem encaminhado.

Agora John pretende tomar conta de sua parte na fazenda, além de dedicar seu tempo também na conclusão de seu livro, pois, está em fase de acabamento. Além de agora querer recuperar o tempo perdido, pois, foram 10 anos puxando uma cadeia federal, no bom sentido é claro, mas, era estadual mesmo, mas, ele quer esquecer tudo isto e praticamente começar do zero. As práticas delituosas agora são coisas do passado, John, Matis regeneraram-se.

John quer um encontro com Vera, justamente para tratar de negócios e ele tem créditos com Vera, pois, ela detém boa parte do que foi destinado por herança a John.

Mas, John não está muito preocupado com isto, pois, sabe que está em boas mãos, mas, mesmo assim, ele deve se reunir com a família e juntos tomarem uma decisão, sobre o que fazer, ou em que aplicar o seu dinheiro. A certeza que ele tem, é concreta, pois, Vera já lhe informou e ele que possui uma grana muito boa. No mesmo dia, onde estavam todos reunidos, uns diziam para aplicar em casas na cidade, outros diziam para aplicar em caderneta de poupança e outros diziam para que aplicasse em terras. Terras, foi a decisão unânime e como já tem uma certa tradição no ramo, achou melhor que fosse assim mesmo.

Tony e Vera estão dispostos a ajudar John na procura das terras apropriadas e com a documentação legal. John vai até a cidade e procura o gerente do banco onde tem parte do seu dinheiro. Mas, Vera ainda não chegou, pois a conta é em seu nome e precisa fazer uma transferência. Antes disso, John necessitou de uma abertura de conta, mas, como teve problemas com seu nome, isto não foi possível. Ele recorre a Charles e lhe dá a incumbência e limpar seu nome e diz que pagará pelos serviços. Charles diz para não se preocupar, pois, o mais importante era limpar o nome, o resto viria por acréscimo.

Tudo bem, diz John. Então ele se despede do gerente e promete retornar outro dia... Mas, tudo está normal ele sabe que tudo dará certo. Vera chegou também naquele momento e fizeram a necessária transferência para a conta de John.

John retorna ao banco no outro dia e tem negócios com a gerência e ficou definido que John iria movimentar esta conta, já que o dinheiro estava em sua conta, foi lhe assegurado esse direito de usar talões de cheques e cartões. John saiu muito satisfeito dali e foi direto pra casa de Louren e lá estavam todos reunidos e quando John dá a notícia todos vibraram de alegria, pois, afinal tudo estava dando certo e com certeza John estaria dando um grande passo e isso era o que importava naquele momento...”Agora ele era um novo cidadão e com todos os direitos” (gritou bem alto)...

Tony, que estava juntamente com Vera olhando terras para que John adquirisse, tem ótimas notícias, pois, encontrou um fazendeiro que estava interessado em vender sua propriedade e ir para os Estados Unidos. Eles foram ao encontro desse senhor e fecharam o negócio. John propôs comprar de porteira fechada e foi aceita imediatamente a proposta.(*Porteira fechada, significa que nada da fazenda sai, tudo entra na negociação) Negócio fechado. Marcaram de se reencontrarem na cidade para as providências de papeladas, escrituras e registros etc...

Tudo estava em ordem. Agora era só trabalhar. John estava ansioso para estar de volta às raízes, de onde nunca deveria ter saído.

John seguiu os conselhos dos parentes e amigos, comprou uma bela fazenda e se dedicará à criação de bovinos, suínos e eqüinos. O investimento é bastante alto, pois, pelo tempo que ficou ergastulado conseguiu fazer umas economias e a sua parte na herança estava lhe rendendo um bom dinheiro. O mesmo negócio em que fez com que Louren também prosperasse.

John agora está pensando em se casar, constituir uma família etc.. Só o que está faltando é justamente a noiva. Namorada ainda não tem, pois, não estava tendo tempo para isto, dedicando-se ao seu livro, que começou escrevendo na prisão. Ainda não terminou, pois, está esperando as coisas se assentarem para recomeçá-lo. Primeiro ele quer por em ordem a sua pequena fazenda e só depois que estiver tranqüilo irá reiniciar os seus textos.

O primeiro dia em terras próprias e lhe bateu uma grande saudade do seu velho pai, que sempre quis ter uma fazendinha para criar gados. Porém, o destino foi muito cruel com ele e lhe reservou a parte pior do bolo. Ele se tornou um bandido, não por opção, mas, porque o destino teria lhe reservado isto. Talvez tenha sido mais um excluído da sociedade. O seu caso era bem diferente, pois, teve a oportunidade de se redimir, ou melhor dizendo a sua remissão , dependeu muito de sua força interior e com a ajuda psicológica de colegas, amigos, irmãos etc...

Na pequena fazenda também há um pequeno escritório, totalmente equipado com computador, impressora, fax, telefone etc. Estando também conectado ao mundo através da Internet, agora poderia navegar tranqüilamente sem que alguém possa interferir no seu trabalho, mas, esta tranqüilidade está com os dias contados, pois, John, acaba de fazer contato com a revendedora de máquinas e fez logo a encomenda de dois tratores para sua fazenda, e a promessa de que iriam entregá-los dentro de 15 dias, mas, com isto, John pretende recrutar o seu velho mano que acaba de retornar de umas férias, Matis, que viajou com a finalidade de fazer cursos e aproveitar também o seu tempo, confessou a John, que tinha vontade de fazer trabalhos com máquinas pesadas etc. John, que apenas dar uma pequena ajuda, pois, apesar de Matis também possuir suas terras, vizinhos de James, mas, quase que está abandonada por enquanto...

Mas, a sua preocupação naquele momento, além das lides diárias era justamente a complementação daquilo que acreditar ser o seu sonho, ou seja a conclusão de seu livro que aparentemente já possui até um nome provisório como título :”Louren e o Resgate do Velho Forasteiro Harry”. “Ou “Louren e o Resgate da família do Velho forasteiro Harry”. Qualquer coisa nesse sentido. Tudo está indo bem, faltando justamente a parte final, alguns capítulos, onde John pretende descrever um pouco de sua luta até chegar a este ponto, mas, nada que possa ser complicado, pois, sua vida é um exemplo disso.

Ele descreverá desde o começo da luta de seu pai Harry, que apesar de não ser um bom exemplo de pai de família, porém, no final de sua vida, sem que ninguém soubesse, deixou bens suficientes para toda família, inclusive para a própria Louren, mas, ela não sabe disso, mas, John ouviu uma confissão de Harry, mesmo antes de morrer, quando ainda se encontrava encarcerado. Ele teria lhe deixado uma quantia em ouro e dinheiro, mas, somente John sabe dessa quantia...

Passaram-se 10 anos e somente agora John, livre de sua pena e com a sua reinserção na sociedade pretende revelar onde está o dinheiro, ou seja o ouro deixado por Harry. Paul sabia, mas, não poderia retirá-lo, pois, já faleceu. Matis não tinha conhecimento da grana, a não ser que Paul tenha lhe dado conhecimento. John certa vez tentou ver se arrancava algo de Matis, porém, nada conseguiu e desde então ficou por isto mesmo.

John se afasta por uns dias e vai até o Rancho de Louren, onde teria sido enterrado o baú tão cheio de ouro e jóias. Mas, John disfarça e pede a Louren para que não seja interrompido, pois, alega que irá fazer uma pescaria nos fundos do Rancho. Foi justamente naquela região onde Harry teria lhe dito que havia escondido o tesouro, e que ficaria dentro de uma caverna muito escura dentro da mata, onde teria um paredão de morro e neste morro havia uma entrada, que jamais alguém penetrou ali. Somente Harry conhecia a região. John sobe a montanha, e lá em cima seria o local, de difícil acesso, estaria uma árvores plantada por Harry, seria um pé de Jatobá. Harry plantou esta árvores e durante anos acompanhou-a e deu certeza na época a John que esta árvores estaria lá, muito alta e frondosa. John chega no local e depara com a árvores e mais uma centena delas, pois, as sementes da mesma haviam caído e germinado, estavam todas entrelaçadas. Mas, como seria possível agora encontrar esta entrada. John tinha um mapa e nele dizia para chegar na grande árvore e de costas para a mesma contar 10 (dez) passos a diante. John fez isto, em seguida, contar mais (10) dez passos para a esquerda. Em seguida olhar para o paredão do morro, que na época não deveria ter muitas árvores, mas, agora tem centenas, mas, mesmo assim dava para localizar uma grande pedra, de 05(cinco) metros de altura, encostada no paredão. Harry também teria dito a John, que somente poderia ver o local se fosse um dia de tempestade com raios, pois, com a incidência deles poderia ver com clareza o local exato da fenda onde seria o ponto exato a começar a caçada. Aí então ficou mais fácil, e John avistou a pedra, que estava intacta. Ele estava achando muito difícil transpor aquela enorme pedra, porém, ele tinha que de qualquer forma ultrapassar aquela barreira, pois, somente assim teria a certeza de que o futuro de sua mãe estaria garantido e quem sabe, o seu mais ainda, pois, já teria recebido uma quantia considerável de herança por ocasião da morte de Harry. Como todos os seus irmãos também já tinham recebido.

John se encosta na entrada, onde está a enorme pedra lacrando a passagem e fica por ali alguns minutos, somente imaginando como Harry depositou aquela enorme pedra ali. De repente ele teve uma idéia, pois, apesar de tudo ele estava com um cavalo, e imaginou o que Harry teria feito naquela época para arrastar aquela enorme pedra e fechar a entrada. Isto mesmo!!! Exclamou John.!!! Harry deve ter amarrado a pedra com cipós ou cordas e arrastado-a com os cavalos.

John só teria que colher os cipós atrelá-los ao cavalo e assim mover a pedra. Era quase noite e para complicar mais ainda a vida de John, começa uma grossa chuva, com raios e trovões. A Floresta inteira clareava com os raios, mas, John não poderia desistir agora, pois havia chegado próximo demais e teria que sair dali com aquele ouro. Ele parou diante da grande pedra e de repente um raio muito luminoso ilumina toda a floresta e John viu o local exato da fenda onde Harry teria depositado o pote, ou o baú. A Pedra era apenas um disfarce, para que outras pessoas não viessem buscar o tesouro. Agora John tem material suficiente para poder fazer uma amarração e tentar mover a grande pedra, somente por curiosidade, pois, agora sabia que o tesouro não estaria atrás daquela pedra e sim a uns passos adiante, justamente no local da fenda.

John espera o tempo melhorar, mas, olha para o relógio e passam das 22 horas, agora era encostar-se num canto e dormir até ao amanhecer. Ele consegue ficar numa loca onde a água não havia atingido, mas, como fazia frio demais ele deitou-se junto a seu cavalo e ali permaneceu durante toda a noite.

Já o dia clareando, John se levanta e sai à procura de algum alimento e encontrou marmelada na beiro do córrego, mamão quase maduro e assim mesmo comeu, pois, estava faminto.

A seguir com o dia ainda meio escuro John parte para a parte de vasculhar a área e tentar uma maneira de penetrar nesta fenda, pois, lá mal dá para passar uma pessoa, John se esfrega entre as rochas e consegue sair do outro lado, mas, não foi fácil, pois, o local além de ser muito úmido, tinham cobras e escorpiões pelas paredes das rochas, além de morcegos gigantes sobrevoando a área. Após o aperto para entrar na grande caverna após a fenda, deparou-se com um grande salão e no meio deste salão havia outra pedra, mas, não havia sido removida. John olha para todos os lados, mas, não vê nenhum sinal de que teria sido enterrado algo pela redondeza. Pelo jeito aquela enorme pedra no centro seria o ponto de partida. Mas, a pedra era tão grande e pesada que John teve que colocar a mente para funcionar. Ele emendou uma porção de cipós e levou até a porta de entrada, atando-a ao seu cavalo e deu ordens para que se movesse, assim, a pedra moveu-se uns 60 cm, foi quando John teve acesso ao grande baú. John antes de abrir o grande Baú, ainda exclamou!!! “Eita harry , filho da puta, você era mesmo danado, conseguiu esconder de todos este tesouro”. Mas, o pior ainda estava por vir, pois, não é que o filho da puta enganou a todos e quando John quebrou o cadeado, havia uma tabuleta de madeira e nela estava escrito com ferro quente a seguinte inscrição: “ A quem interessar este tesouro, e encontrar este baú e terá que ir até Louren, minha velha e perguntar a data de seu nascimento e a soma dos algarismos indicará o local exato onde está o verdadeiro tesouro, em metros. E a direção é da Porta do Rancho sentido por do sol. Estará nas mediações, pois, de acordo com a estação do ano o sol estará numa direção. Então você terá que estar observando o sol em cada mês e anotar , para que não se perca no meio destas marcações....Eras mês de janeiro e John, secretamente começou com as anotações.

John já sabia da data de nascimento de Louren, fez a soma e obteve o número 28, pois ela havia nascido em 05 de dezembro de 1937. Agora, John não tinha certeza do mês em que Harry havia enterrado este outro baú. Mas, com muita paciência ele estava obtendo esta marcação, mas ele observou que o sol oscilava apenas uns 30° graus no sentido do sul para o norte, evidentemente focando o lado oeste. Então o sol como que caminhava na linha do sul para o norte em 30 graus...E chegando ao mês de dezembro, como já havia percorrido todos os meses e todos os dias ele praticamente traçava uma linha e em uma folha de papel , foi desenhado a trajetória do sol, para que pudesse ter a reta exata e o local.. John já possuía a trajetória ao fundo e como no mês de janeiro o sol estava num ponto e desde este ponto só avançou na outra direção, ficou muito fácil para descobrir mais ou menos o local. Ele traça uma linha desde o primeiro marco e segue marcando, já tinha 47 pontos e em cada ponto fincava um marco e no 48° terminou o seu trabalho. Agora era só seguir medindo da porta do rancho os 28 metros. Louren sempre observou isto, mas perguntava a John, porém ele sempre dava uma desculpa de que estava fazendo uma marcação , pois, acha que ali daria para levantar um grande celeiro. Mas, Louren sempre desconfiou de tudo isto, mas, ficou quieta. John, ao fazer a última medição, o marco seguinte iria ser exatamente ao pé do mourão de uma porteira. Mas, ele pensou, como Harry iria enterrar isto debaixo do mourão. John marcou o local e finalmente depois de 1 ano de muito trabalho, após percorrer todos os marcos, e finalmente chegou no último, mas, para fazer o trabalho, teria que desmontar a porteira e por abaixo o mourão. Por isso teve que contar para Louren o que estava acontecendo. Louren disse a John, que , se tivesse grana na parada ela autorizava a derrubada do mourão, mas, teria que ser reerguido, pois, senão o seu gado estaria desprotegido e poderia sair das pastagens. John naquele dia estava muito indisposto e deixou para a manhã seguinte. Logo de manhã preparou-se para começar o trabalho, mas, de repente começam a chegar muita gente, inclusive Vera e Tony, Mily e para sua outra surpresa chega o delegado macalister , Matis e Sean, que já esta bem crescidinho e um rapaz muito forte. John não perdeu tempo e abriu o jogo com a turma, já que tudo era de interesse comum, fora o delegado, mas, como era amigo da família e estava de namoro com Mily e estavam em véspera de noivado e com a família reunida agora todos já poderiam saber que Mily iria se casar com o delegado. Pelo jeito a família estava toda reunida e como toda família sempre aconteciam estas reuniões, apesar de que esta não estava prevista e foi marcada de última hora. John, aproveita que as pessoas estavam ali e convidam a todos e a todas , para assistirem o desenterro do baú, pois, havia percorrido todos os marcos e sobrou apenas o de nº 48, justamente aquele do mourão e teria que ser ali, pois, Harry não seria tão desatento em colocar em lugar muito fácil e pelo jeito não estava fácil , pois, dependia muito da idade de sua velha esposa Louren e com certeza ela não iria dizer a um estranho se antes saber o porque e também não deixaria que as medições acontecessem ali bem perto de sua casa ou Rancho...

John, pede ajuda ao Delegado Macalister, afinal ele era da família agora e poderia participar daquele momento. E começaram a cavar até que o mourão cedeu e tombou, após perfurarem uns 90 cm. E ao retirarem o grande mourão, a surpresa final, lá estava uma caixa de metal, parecia ferro muito bem conservada, apesar da ferrugem eles retiram a caixa, mas ainda precisam quebrar o cadeado que já não abria mais, pois, a ferrugem havia tomado conta do mesmo. Eles arrastam a pesada caixa e com golpes de machado, conseguem quebrar o velho cadeado. John quer que a própria Louren faça as honras de poder abrir a caixa que Harry havia fechado, e ela se prepara para abrir, ajoelhou-se no chão , ficou um tempo pensativa e em alguns segundo poderia ter passado um filme em sua cabeça e não entendia porque Harry passou tanto tempo com estes segredos e passando necessidade. “Na realidade Harry era uma boa pessoa e pensava muito em seus filhos, só não tinha como utilizar este dinheiro , pois, estava sendo perseguido pela polícia , e por outros bandidos, mas, achou a melhor forma de deixar algo para os seus filhos”. Louren então, abre a caixa e abre aquele sorriso que vai de uma orelha a outra. Todos se encantam e nunca virão tantas barras de ouro juntas...

John, começa a contar as barras de ouro e viu que eram mais de 40 , pesando 1 kg cada. Pensaram logo, nunca mais precisarão trabalhar. Mas, existe um porém, o delegado Macalister está com um manado de busca e apreensão em mãos e alega que existe um boletim de ocorrência em sua delegacia e data de mais de 15 anos, pois, houve um assalto no banco da cidade e além de dinheiro e jóias, desapareceram também uma quantidade considerável em barras de ouro, porém, o delegado salienta que será preciso uma perícia nas barras de ouro para se certificarem se são ou não as mesmas. Pelo jeito foi um balde de água fria nos ânimos da família de Louren. John está inconsolado com a situação, porém, concorda com o delegado e o acompanha até a delegacia e registra o ocorrido, pesam todo o ouro e assinam um boletim. O delegado macalister salienta que na época o próprio banco estava dando uma recompensa para quem encontrasse o dinheiro e as jóias e ouro. O delegado faz contato com os peritos e encaminha o material para análise. Eles deram um prazo de 10 dias para a conclusão do laudo.

John, meio que desapontado com a situação, mas, se conforma, pois, acredita que se for para ser dele tudo bem, mas, o que é alheio, que seja entregue aos verdadeiros donos...O tempo passa e John, retorna para suas terras.

O Delegado Macalister após 10 dias, retorna ao Rancho de Louren e se encontra com John e trás notícias novas. Ele diz sentir muito pelo ouro encontrado, pois, não poderá ficar com a justiça e nem com o banco, pois, os peritos não verificaram qualquer marcação semelhante a que os bancos forneceram e com isto poderia ficar com quem encontrou pois, tratava-se de um ouro perdido e ninguém havia reclamado durante anos e não havia nenhum registro em delegacias da cidade e nem em cidades circunvizinhas.

Desse momento em diante John, Louren e o resto da família e até o Delegado festejaram até tarde, pois, era muita grana em jogo e eles estavam precisando muito. Louren exclama, bendito Harry, que deixou isto escondido durante anos.

Agora era seguir os planos traçados, primeiramente dividir entre os herdeiros, a metade ficaria com Louren e o resto para John, Matis , Vera e Mily. Vera logo abriu mão de sua parte em favor de Mily, afinal estava precisando bem mais.

Alguns meses se passaram e um belo dia o Delegado Macalister anuncia que ele e Mily pretendem se casar. Foi a melhor das melhores notícias dos últimos anos. Uma semana depois, Matis também que andava com um namorico pela cidade apareceu com uma loira em casa e também estão de planos para um casamento. Pelo jeito terão dois casamentos e então o Delegado Macalister sugere que seja no mesmo dia e uma cerimônia coletiva e todos concordam, mas fazem questão de que seja na capela da cidade. Então fazem os preparativos e entram em contato com o reverendo.

Continua no Cap XVI.