O Caolho

O Caolho-

Não enxergava de um olho e tinha a pálpebra caída.Isto e mais o apelido que ganhou dos colegas,Caolho,o fez ficar um rapaz muito mau,cruel.Arquitetava e planejava tudo que fazia,isto é,suas maldades para os outros,atos de verdadeira crueldade.

Em sua família,sendo filho único,só se salvava o pai,um homem frustrado na profissão,e que lhe caía nas boas graças,pois não tinha defeitos físicos, porem, era um sujeito muito agressivo,à exceção fazia ao Caolho,com quem era quase terno.

Os dois se amavam e conversavam sobre suas diárias crueldades,eram unidos nas vinganças.

Quanto à mãe,uma mulher muito submissa era a empregada dos dois,tratada como lixo e se combinavam:-Paulo(o verdadeiro nome de Caolho combinava com o pai porque era a única pessoa que não usava o apelido),vamos dizer que a comida da tua mãe está ruim e fedida?

Caolho ria,e comentava:-Isto! Vamos aprontar para ela!Estava toda alegre dizendo que o strogonoff que fizera estava uma delícia!Vamos ,sim,para estragar seu dia.Vai passar a noite chorando!E Caolho e o pai riram às gargalhadas.

Tal era a situação na família de Caolho!

Na escola os professores o chamavam pelo nome,mas os colegas todos o chamavam Caolho.Ele ria,fazia que não se importava,mas se importava e quanto!Tinha um caderninho onde guardava um por um os nomes dos colegas que, assim ,invocavam seu nome,que era seu caderninho das vinganças.Cada dia, escolhia um para se vingar, e trocava suas mochilas,nas aulas de ginástica, sumia com um pé do tênis,fazia intrigas e fofocas entre amigos, e " o diabo a quatro".

Havia um ,na sala de aula,que era seu preferido,o mais estudioso, inteligente,tirava notas altíssimas.Para este, Caolho chorava as mágoas de ter de trabalhar(o que era mentira) ,e colava todas as suas provas,sendo,sempre,dos primeiros colocados nas notas,óbvio!

Os amigos eram Pedro ,que ele suportava por ter um defeito no braço,e sua namorada,porque o aceitava mesmo com o aleijão. Caolho,não namorava,nem se achegava perto das meninas,mas começou a arrastar uma asa para a namorada de Pedro,era tão caridosa!Acabou a dedando com um amigo dela,dizendo que falava demais com ele,devia estar caidinha de amores e o namoro terminou com Caolho cortejando a moça,que o aceitou,

naturalmente,era uma espécie de santa,recolhia os menos favorecidos pela sorte.Pedro,o amigo aleijado, Caolho mandou às favas!

À noite,chegando em casa o pai e ele se alegravam com as estórias do dia ,as pequenas crueldades,e não perdiam tempo,ao ver a mãe de vestido novo,para dizer que ficava uma palhaça com ele,estava uma bruxa ,e riam mais a ouvindo se debulhar em lágrimas.

Entretanto,chegou um cirurgião novo na cidade que pôs fim ao sofrimento de Caolho, com uma técnica inovadora e, depois do resultado ,que ficou ótimo,pois até bonito ele se tornou,Caolho não sabia mais o que fazer:as conversas com o pai perderam a graça,como as fofocas,as intrigas,o” colar” em aula,a namorado do Pedro seu ex-amigo,sua vinganças,enfim.

Em resumo, a vida ficou chata para Caolho.Não sabia o que fazer ,não tinha mais do que se vingar ,chamavam no pelo nome agora, o tratamento mudou, não era mais o Caolho.

Parou de “aprontar” .Mas, como um último golpe ,vingativo,por se lhe tirar o prazer em fazer maldades, seduziu a mulher já passada em anos e vaidosa, pelo rapaz mais jovem gostar dela, do seu cirurgião .O próprio que o operara!Foi a vingança daquele que lhe tirou “a graça” da vida !Este,quando soube,largou a mulher e foi para outra cidade.

Deixou a para Caolho que ,agora,não sabe mesmo o que fazer com sua balzaquiana,velha para ele,feia, e dona de um humor terrível!

Mas foi o que lhe sobrou nesta história toda...

Sua maldade ,entretanto, ficou, e desfilava com a mulher pelas ruas sendo que,agora, riam e debochavam dela,não dele.Esta, é a vingança que alimenta sua crueldade agora...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 03/02/2011
Reeditado em 03/02/2011
Código do texto: T2769113
Classificação de conteúdo: seguro