O HOMEM DE MOHR (FINAL)

... Heitor surpreso responde:

_ Dom Henrique! Está me reconhecendo? Você está lúcido!

E o bispo pergunta:

_ Em que mês estamos?

_ No início de abril. - Responde Heitor.

_ Deus! Então já faz um mês que bebi daquela água misteriosa... Depois disso, enlouqueci! - Diz Dom Henrique.

_ "Água estranha"? Pensei que fosse a solidão que tivesse... Então o bispo interrompe o amigo:

_ Solidão... Não, meu amigo, enquanto procurava a tal cura, alguns homens me ofereceram uma água, diziam que era milagrosa! Na esperança de livrar-me do câncer acabei bebendo. E de fato acabei curado, não sinto mais nada e até cresci um pouco, como você pode ver, mas enlouqueci e acabei preso nesta caverna! Mesmo tendo perdido a razão, lembro dos homens se referindo a mim como "Homem de Mohr".

Queriam que eu protegesse as "Pedras do Pecado".

_ Pedras? - Pergunta Heitor, interrompendo em seguida:

_ Vamos Dom Henrique, precisamos sair deste lugar agora, temos que voltar à São Luís... Ou não vai mais?

_ Sim, meu bom amigo, voltarei com você, mas antes temos que enterrar esse homem que você matou. Diz Dom Henrique consternado.

_ Tudo bem, se assim desejar... Responde Heitor, abatido.

_ Pobre homem! Foi a última vítima das pedras do pecado! Diz o bispo.

_ "Última vítima"? O que quer dizer com isso, Dom Henrique? Pergunta Heitor, intrigado...

O bispo esclarece:

_ As tais pedras eram amaldiçoadas pelas piores forças do mal! Elas cegavam quem quer que pusesse as mãos nelas e a água que eu estava bebendo estava profanada pelo mal emanado por elas. Enquanto estive confinado na caverna tive breves momentos de lucidez. E em um desses momentos, destruí a todas elas, uma vez que estava possuído por uma força descomunal...

_ Bem, agora precisamos voltar para São Luís, Dom Henrique!

- Diz Heitor.

_ É claro, meu amigo! Responde Dom Henrique, com um misterioso sorriso nos lábios.

FIM