HISTÓRIA DE JOÃO COBÓ

Quando cheguei em seu rancho de folhas de bacuri, que na realidade nem chegava a ser rancho, eram algumas folhas jogadas de qualquer jeito em cima dos galhos de uma árvore seca caída, já havia ali vários pessoas ribeirinhas, para escutar mais uma de suas histórias:

Meu pai, quando morava lá prás bandas do rio Xingu,falou João Cobó, antes de vir pra cá, onde nasci, esse ria Araguaia tinha muito mais água, muito mais peixe. Hoje... hãa... cruiz credo! Que Deus me perdoe, num tô agorando não! Mas acho que vai secar!....

Um dia, ele foi lá na casa do Tõin Calado e quando chegou ,ele estava saindo. Disse-me que não podia me atender, que era pra voltar outro dia . Não insistiu, porque a cara do homem tava feia.

Ele saiu , descontente, pisando duro, rumo a casa do Sumido . Sumido tinha feito um trato, e não cumpriu. Sumido morava enfiado num rancho numa grota muito feia depois de um capão de mato ralo. Mas o caso é um fato e fato não é boato. Tõin Calado chegou lá, quando o sol já coçava o olho de sono . Então, ele pôs o pé no pé da porta e viu o Sumido de cócoras , que de cócoras ficou. fazendo um pito, sem nem levantar a cabeça. O cabelo de Calado até arrepiou empurrado pelo sangue que fervia e foi logo falando: Cuméquié car néomen-não!... Até um catitu-é-maisome-cocê! Sumido deu uma lambida na ponta do pito, que tinha acabado de fazer outra lambida no outro lado, tirou do bolso da bunda direita a binga e da bunda esquerda, o fuzil e a pedra, ajeitou os dois entre os dedos e com a tralha tirou um risco de fogo, olhou dentro da binga, soprou, enfiou o pito, chupou, olhou na ponta do pito para ver se tava aceso , botou na boca e deu duas baforadas e depois de não dizer nada, resmungou:

Distratei suzinho pruquê na boca da noite tem cuprumisso.

Cumprumisso não tem boca e nem noite! Distratou e num relevo!

Quenumreleva, cumprumisso é mais forte que trato!

Assim falando, ficou rolando o pito do canto direito para o canto esquerdo da boca de olho pro chão. Calado raspou a goela, puxou a faca da cintura e fez o cincosalamão* na terra , perto da porta com uma cruz na ponta mais alta da estrela, cuspiu em cima e foi embora. Tava decretado a desgraça do dinsifiliz.

Na boca da noite, Sumido saindo do rancho pra seu cumprumisso, o céu fechou a cara, rosnou forte e despencou lá de cima um corisco de fogo cumprido partindo um pé de jatobá grande, em dois, ali bem onde passava . O cachorro Leão magricelo como o dono, correu até lá, latiu, latiu.. e vendo só um toco preto fumegando, saiu sozinho correndo sem saber para onde ia, vendo as palhas de pito e o fumo queimando sem ninguém ter riscado a binga.

Dias depois, a notícia correu e quando Tõin Calado ficou sabendo, deu um risinho amarelo dizendo:

Praga de calado nem o capeta desmancha.

¬=* Signo de Salomão, estrela de Davi