O LOBISOMEM

O LOBISOMEM

Meu avô Benjamim tinha vindo de Diamantina no principio do século vinte para trabalhar na construção da nova capital Belo Horizonte. Ele e minha avó Ana foram uns dos primeiros moradores da vila concórdia. Construíram uma tapera ali, pois ficava mais perto de seu trabalho que era na pedreira Prado Lopes da onde saiam em carroças as pedras para construir as casas e as repartições publicas no alto no bairro funcionários. E ali trabalhando de sol a sol conheceu um rapaz que veio de Mutum com sua mulher para trabalhar. Seu nome era João um sujeito alto de pele avermelhada, calado só andava de cabeça baixa. Com muito custo meu avô fez amizade com ele. João ainda não tinha lugar certo para morar, morava numa gruta dentro da pedreira meu avô vendo seu sofrimento falou-lhe da vila aonde tinha muitas áreas e levou João ate a vila para escolher um pedaço de terra para construir. João então escolheu uma área que ficava em uma pequena colina cheia de bananais e ali construiu uma casinha e um chiqueiro para criar um casal de leitões que trouxera de sua terra.

Eles iam e voltavam juntos e João nunca falava de sua vida no interior, sua mulher se tornara amiga de minha avó e lhe contara que a família de João tinha um segredo e por isso eles tinham fugido da cidade apenas isso. Passaram se meses ate que numa noite da primeira quaresma deles ali.

Meu avô acordou a meia noite com os cachorros latido e uivando ele arrepiou o cabelo da nuca, “o que seria?; pensou. Olhou por cima da janela e então viu um porco do tamanho de um boi embaixo do pé de jabuticaba fusando o chão e mordendo uma toalha vermelha que estava sobre o varal e tomando coragem gritou;” sai pra lá cão do inferno em nome do menino Jesus, valei-me nossa senhora”. O bicho ouvindo isso saiu em disparada na direção do morro.

No dia seguinte quando João vermelho veio chamá-lo para irem trabalhar ele relatou-lhe a historia foi quando João sorriu e disse; “liga não Beijo isso não existe”. E meu avô pode ver entre seus dentes fios de linha vermelha e então deduziu que o segredo de João vermelho era esse seu amigo era na verdade o bicho que estraçalhou a toalha vermelha que estava no varal. E desde esse dia na quaresma ninguém saia a noite e todos ouviam um uivo vindo do alto do morro aonde João vermelho morava. (Meu avô sempre falava que toda quaresma ele ouvia os porcos gritando, pois para se transformar em lobisomem ele tinha de rolar sete vezes na lama do chiqueiro.)

O SILENCIO DE NOSSAS LAGRIMAS

Quando falamos com Deus, abre-se uma janela para o sol da esperança. Falemos com Deus, pois o mundo esta surdo para nos ouvir, mas Deus esta ouvindo o silencio de nossas lagrimas