Ainda é bom morar aqui (...)

Existe um lugar belíssimo, onde é bom morar lá, um país grande, rico, apesar de que suas riquezas ainda não são bem distribuídas. Mas a natureza soube colocar ali belezas incríveis. Florestas imensas, habitat natural de animais de várias espécies, as árvores gigantescas, muitas delas milenares. A água, o líquido mais precioso jorra sem parar em quantidades gigantescas.

O povo e que povo!... Já estive lá, nos tempos passados este país foi colonizado pelos portugueses, eles chegaram, só terras intermináveis habitadas pelos índios selvagens. A escravidão estava em moda, os donos das terras virgens precisavam de braços fortes e mão de obra barata, sendo assim muitos negros da longínqua África eram aprisionados e exportados para aquele gigantesco país que mal começava a dar seus primeiros passos.

A ignorância e ganância reinava nas mentes das autoridades e do povo branco do mundo inteiro em geral: os negros eram seres sem almas, poderiam ser escravos. Os índios também, só que esses nativos acostumados viver em liberdade naquela imensidão de terras não toleravam a escravidão, os trabalhos pesados e viver sem liberdade não era com eles não, na teimosia dos brancos eles morriam de montão!...

Depois de muitas atrocidades que faziam principalmente com os negros, seres que passavam por piores torturas, veio a lei que prometia a liberdade, o reconhecimento de igualdade se espalhava pelos homens de boa vontade. Naquela época segundo ouvi dizer que Portugal procurava mandar para aquele país que procurava despontar, as piores ralés, como se fosse um castigo.

A mistura começava, os portugueses com escravos, os portugueses misturavam com os índios, os escravos com índios, outros povos vinham e misturavam também. Depois mais de cinco séculos passaram e o resultado: hoje contrariando as expectativas e os cálculos dos mais entendidos em miscigenação, existe ali nesse mesmo país que estou lhes dizendo, um povo espetacular, na alegria eles transcendem, contagiando quase que o mundo inteiro. Não vou dizer que não existe nenhum tipo de racismo, mas de um modo geral o Brasil, sim é deste país que estou falando, ele possui uma convivência pacífica, amorosa nos seus habitantes. No futebol os brasileiros são admirados pelos seus feitos neste esporte, por infelicidade perderam algumas Copas do Mundo dentro de casa, mas parece que o futebol está no sangue dos brasileiros, o carnaval é uma das festas que coloca o Brasil em destaque, embora as criticas sobre as imoralidades que ocorrem no período destes festejos, mas existe a alegria contagiante daqueles que brincam e dizem que foi inesquecível.(nem tudo seria imoralidade)

Pastor Josef continua na sua palestra a um grupo de jovens, num campo de refugiados, centenas de pessoas amontoadas num lugar sem nenhuma estrutura para manter pouquíssimas delas já seria difícil. Aqueles seres humanos foram expulsos dos seus países e agora estavam ali quase sem água, comida e agasalhos, a higiene era de dar pavor. Não podemos nem comparar uma casa com muitas pessoas com um mísero banheiro só. Continuando o Pastor Josef:

--- Até nas religiões os brasileiros são excepcionais, embora haver uma predominância do catolicismo, mas os protestantes, denominados evangélicos eles e católicos a diversidade não impede que haja uma belíssima paz, a amizade é reinante ali.

Estou lhes dizendo isso porque aqui neste acampamento a maioria não são cristãos, mesmo outras religiões tem possibilidade de ficar bem ali, isto é se formos designados para irmos para o Brasil. Parece que existe a alternativa de encaixar-nos nos Estados Unidos também, só que ali também a ambientação é satisfatória também.

Ainda houve muita burocracia, as pessoas daquele agrupamento ainda demoraram meses para seguir aos seus destinos.

(QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA, MAS NA HISTÓRIA É ISSO MESMO QUE ACONTECE, HISTÓRIA SEMELHANTE E TAMBÉM INFELIZMENTE MUITO PIOR)

AH! ESQUECI DE DIZER QUE PODE ATÉ CONTRADIZER A OPINIÃO DE ALGUNS, AJUNTANDO MAIS PELO TEXTO EM SI, MAS VOU DIZER:

--- Ainda é bom morar aqui--- (2015)

--- Agora em 2016 continua sendo bom morar aqui, quer dizer: AINDA!!!