Preservação

- No tempo da Guerra Fria, - explicou o coronel, enquanto caminhávamos ao longo de uma área restrita do cais - eles mantinham esses bombardeiros com armas nucleares permanentemente no ar, para o caso de um ataque do Outro Lado. As coisas, como você sabe, mudaram.

- Verdade - assenti. - Agora, tanto eles quanto nós possuímos mísseis intercontinentais e submarinos capazes de atacar de qualquer ponto do oceano.

- Isso então deixou de ser a nossa principal preocupação - prosseguiu o coronel. - Dificilmente um dos lados permitirá ser tão estúpido a ponto de iniciar uma guerra nuclear: a mútua destruição está assegurada. O que nos resta temer, então?

Permaneci em silêncio.

- Guerra biológica, naturalmente - respondeu a si mesmo o coronel. - E diferentemente da guerra nuclear, sua detecção pode demorar tanto que, quando isso ocorrer, talvez não seja mais possível reverter seus efeitos. É aí que entra o Projeto Aurora...

Havíamos chegado ao ponto do embarcadouro onde estava ancorado o navio de pesquisa oceanográfica "Aurora", pronto para partir.

- Nós o mantemos 90% do tempo em alto mar, com uma tripulação escolhida a dedo de 64 pessoas, - explicou o coronel - 32 homens e 32 mulheres. Só ancora quando é necessário fazer manutenção dos equipamentos, recarregar suprimentos ou fazer rodízio da tripulação.

- Oficialmente, está apenas fazendo pesquisa oceanográfica... - comentei.

- De fato, está - assegurou o coronel. - Mas também está preservando uma pequena parte da humanidade, no caso de sermos vítimas de um ataque com armas biológicas. Permanecerão em alto mar pelo tempo necessário para que as condições de vida em terra firme se tornem novamente seguras...

- Aposto que o Outro Lado não pensou nisso - ponderei.

- Eles também têm seus abrigos subterrâneos - redarguiu o coronel, enquanto assistíamos um guindaste içar um container de carga para o porão do "Aurora". - Mas um navio lhe dá liberdade para escolher o melhor ponto para um desembarque...

- Mesmo que seja em outro ponto planeta - avaliei.

- Mesmo que seja em outro ponto do planeta - confirmou o coronel.

- [14-02-2022]