Bárbara dos Prazeres: A Bruxa ou Vampira do Arco do Telles

Bárbara dos Prazeres: A Bruxa ou Vampira do Arco do Telles

Conde Drácula? Nosferatu? Não. Da mesma forma que Conde Vlad foi a inspiração para criação de Drácula e Nosferatu uma releitura do próprio Drácula, Bárbara dos Prazeres deu origem a Bruxa ou para outros a Vampira do Arco do Telles. Mas este personagem não foi criado por um determinado autor como o da Transilvânia. Mas uma história em que cada um aumentava um pouco dali e daqui onde fatos e lendas se misturavam e a fronteira entre ambos não eram claras.

A História de Bárbara dos Prazeres, uma jovem portuguesa com 20 anos, começa com a vinda dela para o Rio de Janeiro em 1790, juntamente com o marido, Antônio Urpia, um fidalgo português. Sua beleza estonteante atraia olhares desejosos dos homens da elite do Vice-Reino. O primeiro crime de Bárbara dos Prazeres em terras brasileiras foi o assassinato do próprio marido, disposta a viver uma paixão com um homem do povo, deu fim a vida do marido. Porém assassinaria também o amante depois de uma discussão acalorada motivada por ciúmes e questões financeiras. E consta que tinha assassinado, isso não certo, a própria irmã em Portugal, o que teria motivado sua vinda para o Brasil. Todos estes crimes devidamente acobertados e no caso do assassinato do marido com a acusação de um homem que vivia pelas ruas.

Com a morte do marido perde seu acesso a corte e passa a se prostituir onde passa a ser a preferida de comerciantes ricos, funcionários da Coroa dentre outros e com a chegada da Família Real em 1808 a clientela de elite aumentou grandemente (nobres e membros da família real). Porém com o passar do tempo foi perdendo sua beleza juvenil passando a sofrer de inúmeras doenças como sífilis, lepra e varíola. E aí que começa o nascimento do personagem que povoaria o imaginário na época: A Vampira ou Bruxa do Arco de Telles.

Da Rua do Lavradio onde morava nos tempos áureos de clientela de elite para o Arco do Telles, na época um beco, reduto de mendigos e prostitutas, onde passa a prostituir-se e viver sua decadência com sua aparência um tanto assustadora pelas sequelas das doenças que a acometeram por toda uma vida e o peso do tempo. Porém já não conseguia mais dinheiro, pois os clientes tinham sumido. Antes clientes de elite, agora favores sexuais por dois vinténs.

Em busca da juventude perdida, Bárbara dos Prazeres, recorre a feiticeiros e praticantes de magia negra para recuperar sua beleza dos tempos passados, começa aí o nascimento do personagem que povoaria o imaginário na época: A Vampira ou Bruxa do Arco de Telles.

Um determinado feiticeiro sugeriu a ela banhar-se no sangue fresco e morno de crianças. O fato é que na Corte em 1828 várias crianças começam a desaparecer e os seus corpos nunca eram descobertos. Começava aí o mito ou a lenda da Vampira do Arco do Telles.

O pânico instalou-se na cidade e os pais trancavam seus filhos em casa, então Bárbara dos Prazeres passou a sequestrar crianças na Roda da Santa Casa. Misteriosamente em 1830 ela sai de cena e coincidentemente o sumiço de crianças cessa.

É mas fica a pergunta: Fato ou lenda? Ou as duas coisas misturadas? A história da Vampira ou Bruxa do Arco do Telles continuará cercada de mistérios. Uma coisa é certa você nunca mais passará pelo Arco sem lembrar desta história e segundo dizem a noite quando o comércio fecha é possível escutar as gargalhadas de uma mulher nas noites de lua. A lenda continua.

Para saber mais sobre Bárbara dos Prazeres algumas indicações

Gerson Brasil, no clássico “História das ruas do Rio”, é um dos que fala sobre, trazendo as ocorrências policiais.

A bruxa do Rio de Janeiro: O diário Secreto de Bárbara dos Prazeres de Maurício César Lopes que também tem um Instagram chamado Barbara dos Prazeres.

J Portela
Enviado por J Portela em 21/09/2023
Código do texto: T7891193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.