A Importância de Se Aprender um Segundo Idioma*

[Ação #M#]

 

Diante das inúmeras adversidades que a vida vem nos apresentando, faz-se necessário que venhamos a dar uma pausa nos afazeres e dar vez ao humor, para desopilarmos o fígado e rir um pouco.

Então, vamos rir bastante – vamos?...

 

Fui visitar um amigo japonês, vítima de grave AVC – Acidente Vascular Cerebral. Ele estava em coma, entubado, olhinhos (Japonês tem olhos miúdos, sabiam?) fechados, totalmente imóvel.

 

Postei-me de pé ao lado da cama vendo-o sereno. Repentinamente, ele acordou, arregalou os miúdos ocelos, olhou para mim, levantou as mãos trêmulas e começou a gritar:

-Sanso no hoso kara ashi otote kure konoyaro! – gritava possesso!

 

A frase fora dita por inúmeras vezes e eu – sem entender bulhufas do que ele a mim dizia – mantinha na minha tola cara um riso de falso entendimento. E ele – agora, com a cara entorpecida e disforme – repetia insistentemente a frase:

-Sanso no hoso kara ashi otote kure konoyaro!!!..

 

Em seguida o coitado amigo japinha começa a estrebuchar, queda a cabeça, fecha os ocelos e morre! As últimas palavras do meu amigo ficaram gravadas na minha mente.

 

Na Missa de Sétimo Dia, fui oferecer os pêsames à mãe do meu amigo. Após dados os cumprimentos, curioso, fui perguntar à Dona Fumiko:

-Dona Fumiko, o seu filho antes de morrer me disse estas palavras que me sensibilizaram muito: “Sanso no hoso kara ashi otote kure konoyaro”! O que ele queria me dizer antes de morrer?

-Dona Fumiko – lívida e com cara de ódio – olhou-me de cima para baixo, de baixo para cima e, irada, deu-me a tradução da frase:

-“Tire o pé da mangueira de oxigênio, seu filho da puta”! Humpf!..

~~*~~

Altamiro Fernandes da Cruz
Enviado por Altamiro Fernandes da Cruz em 19/05/2024
Código do texto: T8066264
Classificação de conteúdo: seguro