Rasga Coração

Rasga Coração

Lara era uma mulher jovem e bela. Trabalhava muito na época e o fazia porque gostava. O sucesso, a adorável criança que tinha com o marido, a vida, os amigos, tudo lhe sorria. Havia se esforçado muito para chegar a este ponto da carreira e da vida. Sacrificou fins de semana e noites de amor em função de um futuro melhor e ,trabalhando, atingiu este ponto. A jornada de trabalho então diminuiu, os fins de semana e as noites estavam liberados, bem como uma ou outra semana além das férias durante o ano.

Havia um senão na vida do casal. Lara ganhava mais que Jean e isto, seguidamente feria os brios masculinos dele. O sucesso na carreira era maior que o dele . Foi esta razão que a moveu no passado, a auxiliar Jean a fim de que ele se aprimorasse .

Lara conhecia os homens, seus orgulhos, seus brios, suas vaidades e seu machismo.

E foi o velho machismo dos homens de Riocomprido e mais seu ciúmes e inveja de uma mulher muito bem sucedida quem fez o desastre de Lara!

O casamento foi se apresentando no passado na vida dos dois namorados, foi tomando volume e logo estava casada, não com o homem escolhido ,ela é quem fôra escolhida, mas com aquele que a auxiliou com amizade. Foi um casamento da parte de Lara cheio de amizade, embora houvessem umas ondas de paixão, e ela prezava este sentimento, achava mesmo que era mais sereno, mais suave, mais terno do que um amor imenso ou uma grande paixão .

É bem verdade que haviam muitos homens em torno dela nesta época, porém Jean era o mais gentil, o menos orgulhoso, o mais educado e muito amigo. O amor, a paixão, foi da parte dele que cedo descobriu uma mulher hábil e inteligentíssima. Era um apreciador de cérebros e gostava do conjunto em uma mulher .Lara, embora de estatura mediana, era toda proporcional, dona de um corpo muito bem feito e um rosto que não seguia os padrões normais de beleza ,além de ser muito expressiva. Jean vivia vidrado na mulher, até um certo dia...

_ Jean, vem o meu primeiro Congresso. Vai ser lá em Oceano Grande e são somente dois dias ,mas muito importantes . Sei que nosso orçamento não comporta que vás junto, então te pediria para ficar com nosso bebê e me deixasse ir só. Que achas?

- Gostar eu não gosto ,mas se for a única opção, pode ser. Vou te recomendar para nosso amigo Gustavo que também vai sem a mulher para que te ajude.

Jean dispôs as coisas desta forma.

Este congresso foi definitivo para Lara e fez sua infelicidade por toda uma vida,foi o começo de seu calvário. Os acontecimentos que se seguiram foram todos seríssimos, e mostraram ou revelaram a face ignorante e hipócrita de todo uma sociedade, como de uma cidade, Riocomprido.

Uma amiga, desquitada, pediu a Lara que saísse com ela. Lara falou com Gustavo que lhe informou que uma turma de colegas seus iam todos a um importante show de uma grande cantora. Lara ligou para Jean pedindo para os acompanhar. Ele, sabedor da presença de Gustavo, e conhecendo a amiga desquitada disse lhe que sim ,fosse.

Na casa de espetáculos um dos colegas que estava no grupo a convidou para dançar. Lara recusou. No retorno ao Hotel o mesmo colega, já no corredor, a convidou sutilmente para ir a seu quarto. Como para bom entendedor meia palavra basta, Lara entrou no seu quarto e bateu a porta. Mal sabia ela que durante toda sua vida por este ato as portas de Riocomprido e Cidade das Pedras, seriam fechadas para ela.

Voltando ao lar porque a estada foi breve, dois dias, Lara soube que este colega mandou fazer quadros sobre o show para todos e os entregava com uma dedicatória. A sua não tardou a chegar. Lara nem olhou ,achou que fosse qualquer coisa, como também não relatou ao Jean o que se passara para evitar uma briga.

Mas as palavras dedicadas no quadro a incriminavam fortemente. A dedicatória a comprometia como mulher, e foi lida pelo pai que chorava e o marido que deixou o lar,a chamando de adúltera.

Jean retornou três meses após ,mas diferente, estúpido ,gritão,mal humorado .O mal estava feito.

O divórcio foi pedido e Lara em um dia perdeu marido, a confiança do pai, o emprego na empresa e os colegas(posto que todos eram amigos do " sacana").Os homens foram todos solidários com o colega ,e suas mulheres fosse por ciúme, competição ou submissão aos maridos os acompanharam na rejeição.Este colega ficou como vítima da situação pois,para explicar,disseram que Lara era uma mulher muito sedutora e envolvente,como se isto não fizesse parte da fem inilidade de uma mulher.

Houve mais ainda quando a estória se espalhou em Riocomprido. As mulheres a desmereciam, debochavam de sua qualidade como profissional , suspeitavam de sua integridade de caráter ,e os homens se sentiam mal com sua presença sabedores todos, da inverdade tanto do marido, quanto do colega .Foi isolada , inclusive pela família, e por vinte anos sua vida seguiu esta trajetória cruel.

O colega,"grande narciso", foi auxiliado pelos outros que lhe diziam que ela ia se arrepender de "não ter se entregado" e se espalhou que era profissional famoso,mente brilhante!

Por estas ironias da vida, a cantora que animou o show se matou .A peça se chamava Rasga Coração ,e o coração de minha amiga Lara ficou rasgado.E mais ainda se feriu ou rasgou este coração quando o marido lhe tirou o filho por vinte anos como revanche.

O colega com toda a ajuda que os outros lhe deram,inclusive posições de destaque,cresceu muito profissionalmente e quando tinha oportunidades a desmerecia.Ela não teve uma chance de se recuperar na vida em sua juventude, tanto profissionalmente quanto amorosamente .

Em minha opinião o que esta gente fez foi esterelizar e desmoralizar uma mulher,tanto em seu aspecto de mulher ,quanto em seus aspectos intelectuais e profissionais.E a causa?Aí vem tudo,vem machismo,vem inveja da feminilidade,da gravidez,vem ciumes.

E, frente a uma situação destas o que fazer?Lutar,começar tudo de novo,procurar pessoas novas e legais.Mas,elas existem?

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 25/04/2008
Reeditado em 30/01/2011
Código do texto: T961720
Classificação de conteúdo: seguro