"Conversa Sigilosa"

"Conversa Sigilosa!"

-Oi!Há quanto tempo não te vejo!Senta, hoje está frio ,vem tomar um vinho comigo enquanto me pões a par do que tem te acontecido!Ainda estás inteira!,disse Meg.

A interpelada,Maria ,mulher mais jovem,animada por aquele convite alegre ,ficou ao seu lado.

-Porque sumiste de Riocomprido,afinal?

Ela que há muito tempo era boca fechada sobre suas intimidades, abriu a boca, para uma Meg que,durante seu relato,mulher sensível que era,por isto mesmo escolhida por Maria para relatar os acontecimentos, ficava apavorada ,e cada vez mais de olhos arregalados,enquanto Maria contava:

“ -Lembras daquela época em que nos conhecemos?Eu era jovem,elegante,quase bonita. .Casada com um filho pequeno morava em uma linda cobertura comprada às custas de meu trabalho quando a tragédia se abateu na vida.Fui a um congresso e meu companheiro ,que havia concordado com a viajem,ficou enciumado por um cartão sacana e vagabundo mesmo,de um colega , que me comprometia como mulher.Dizia que passaramos juntos o fim de semana!Meu companheiro saiu de casa,chamou me de adúltera e,pior,se pôs a chorar para os amigos que eu o havia posto para fora, sem nada.Os homens, solidários, se colocaram ao lado dele e o ajudaram de todas as formas e maneiras possíveis,profissionalmente e afetivamente.A mim deixaram só.Dos amigos que tinha, que iam e jantavam em minha casa,como os que passavam o Natal com seus filhos no caso a Sílvia e o Gildo,logo a isolaram.Gildo,que costumava fazer trabalhos científicos com ela,começou a se recusar, e logo Maria intuiu que era por ciúmes,mesquinharia e egoísmo de uma mulher insegura,Sílvia...Mas Gildo nunca mais apareceu seja por submissão,seja por uma falsa amizade ao casal.Ela ,Sílvia,por sua parte foi fazer a profissão do marido pois o Gildinho, pobrezinho, sentia se muito só trabalhando sem uma companhia cientifica.

Para a maioria delas eu queria tirar o marido delas, só pode ser!Ou me consideravam ,sem saber do fato,ou pior fingindo não saber,desumana por ter me separado com um filho pequeno, sem sensibilidade com ele e ex companheiro! Culpavam a mim pela separação,excluindo o fato sério que houve,como uma das envolvidas.”Meg disse:-E ,isto é uma das histórias que me contaste!Mas não acredito nisto!E saiu superficial que era da conversação.".Maria seguiu contando:

“ O menino foi excluído de todos os aniversários que se passavam na época, e para os quais como os convidava,era igualmente convidado.O que não queriam era a presença da mãe,a adúltera.Os encaminhamentos de clientes para meu consultório diminuíram radicalmente,o que me dificultava dar o sustento para meu filho de quem dela dependia.O companheiro não ajudava com nada,além de a deixar coberta de dívidas do apartamento recem comprado.Os clubes sociais não me aceitavam como sócia e o único que o fez, lhe dava um gelo radical ,que acabou impedindo que eu participasse.Tudo isto se passou anos atrás ,mas em uma sociedade que se dizia altamente humana,solidária e compreensiva.

Então,encaminhada por um analista da época,sem opções de viver aqui, tomei o rumo de Rio Brilhante e onde ao menos fui compreendida.

Há os que discutem a conduta dele, a excluindo radicalmente para proteger o colega “homem”,aquele que fez a sacanagem,(dizendo que ela dormira com ele), a morar em outro lugar devido à insensibilidade ou ao “não querer” saber da gente de Riocomprido.Os fatos que ocorreram depois de seu retorno, pois não tinha posses para viver naquela cidade maravilhosa,Rio Brilhante,por enquanto ,não vem ao caso.Ela, de vítima passou a vilã.

Entretanto ,tiraram proveito de uma mulher pobre e com um filho pequeno,proveito da sua sabedoria por egoísmo,submissão e mesquinharia das mulheres e homens de Riocomprido .Os colegas não encaminhavam clientes, desconheciam ou viravam a cara.Os médicos todos se colocaram ao lado do “Chefão” que me deu o rumo de Rio Brilhante.

Logo, ao chegar ,o mesmo foi de uma antipatia sem igual comigo em uma conversa sigilosa, e eu notei que ele me orientara para Riobrilhante para me abafar profissionalmente para que me esquecessem.E foi o que conseguiu!.

Sem crédito "médico,”pois tinha virado as costas para Riocomprido,mandado embora seu companheiro e esnobado seus colegas”,não conseguiu mais emprego,pagavam pouco por suas consultas,não a buscavam , a humilhavam,snobavam sempre que podiam com seus carrões, seus celulares sempre dizendo,especialmente os falsos amigos do passado que a desconheciam,riam e não lhe cumprimentavam.Quanto ao “sacana” é famoso agora,na cidade,pois,é a explicação que dão,sendo vulnerável,como ele era,como resistir a uma mulher sedutora e envolvente.Ora,ser sedutora e envolvente faz parte da feminilidade e se eu tinha estas qualidades,que nem sei,certamente não as usei com ele porque não me agradava como homem.Ele trata tuas filhas e mulheres,senhores.E passem bem !

O irônico é que foi tudo ao contrário,o companheiro, que saiu de casa,o chefe que a excluiu e mandou para longe, e os colegas viraram as costas,por amizade a este homem,sacana e que freqüentava a casa do casal,o colega.

Todos negaram a verdadeira situação.Parece que esqueceram aquele artigo do Freud que diz:-Porque negamos?Até parece que foi tudo muito engraçado!Mas não tem graça nenhuma! Uma mulher que quase morreu com um filho pequeno pela brutalidade deles, sem uma palavra de explicação, e os humanitários falsos como aqueles que eles formavam, ,informados já sobre ela, agravaram toda a situação de forma que sinto as conseqüências até o presente.

Foi muita inveja em cima!.O que resta é que toda uma população de Riocomprido, busca tratamento com eles ou seus seguidores e não sabe o quão desumanos, indiferentes são para com os problemas das mulheres.A feminilidade é um mistério,já dizia Freud,e todos estes não tiveram sensibilidade para uma mulher.Ora,Meg,se eles não tiveram para mim,vão ter para as outras?Agora ,passados muitos anos alguns fracassos sérios ocorreram nesta sociedade o que vem a comprovar o erro no passado.Altos profissionais nela formados,costumam ter relações sexuais e se separarem das esposas pelas clientes.

A grande ironia é que os homens mais feios do mundo que conheci ,eram justamente aqueles, por quem as mulheres se rasgavam por amor e admiração,eles não perdiam a pose de donos da saúde mental,vestiam bem e eram mesmo bonitos fisicamente.Entretanto, o que tinham de bonito externamente tinham de feios interiormente.Posso te dizer, Meg,conheci os homens e mulheres mais feios do mundo!Descrevo os para que não restem dúvidas àqueles que duvidem, que coisas assim existam ainda nos dias de hoje”.Quanto ao "sacana",é agora,com a ajuda de todos eles,tido como alto profissional,famoso na cidade e,o verdadeiro fato continua sendo negado. Ele,inclusive,me convidou a ir ao seu quarto,coisa que neguei,horrorizada,na mesma hora.Depois é que veio o cartão.

Nem ao menos dinheiro tenho para viver com meu filho em um apartamento, tenho que viver com meus pais que estão doentes.Então imagina como é a situação.Como criar meu filho em um ambiente doente?"

Quanto a mim,apesar de ser conhecida socialmente,as mulheres não foram solidárias,mandadas por seus maridos,me isolaram,não tenho uma amiga.Meu filho tive que entragar aos 7 anos para meu ex copanheiro e a madrasta e eles o impedem de me ver,não o vejo há 20 anos e telefono todos os dias,mas uma voz feminina,pretensamente doce,diz que ele não está em casa.Easta é a vingança deles,que tiveram um filho temporão.A mulher é um "dragão" dizem, para que ele não sinta ciúmes.FGica danada quando eu falo como menino que se criou sem culpas,me responsabiliza por tudo e me trata mal.Estou no ostracismo,em uma cidade que não gosto,não tenho ninguem da família a me apoiar e vivo de alguns trocados que meu pai me deixou.O fato foi GRAVÍSSIMO!Mas,porque negamos?

-Agora me passa uma taça de vinho e vamos esquecer,o que é impossível,a gente não esquece,além do mais quero saber de ti ".

-!Qual é a tua opinião?

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 06/02/2011
Reeditado em 06/02/2011
Código do texto: T2774882
Classificação de conteúdo: seguro