REGRESSIVA 379, a Máquina do Dr. H

"O que está no passado, deve ficar quieto no seu devido tempo."

O celular de Meireles, que estava dentro da estante na sala de sua casa, não parava de tocar.

O agente secreto do governo brasileiro ergueu a cabeça, pouco enxergando no seu quarto escuro, e esticou o braço para apanhar o despertador em cima do criado-mudo e ver as altas horas da madrugada. O homem se levantou sonolento para atender de uma vez por todas o aparelho que insistia irritantemente.

-Alô?

-Meireles,... desculpe estar te ligando uma hora dessas, mas é que já fazem três noites que não consigo pregar os olhos. -Comentou Tiago, seu colega de trabalho do outro lado da ligação.

-Queira me desculpar amigo, mas não posso ajudá-lo com sua insônia. Eu consigo dormir, aliás, era o que eu estava fazendo... -Disse gozando.

-... Talvez, você possa sim...

-Então, diga-me logo que há de errado.

Tiago ficou mudo por alguns segundos.

-Escute, eu realmente estou muito cansado...

-Meireles, amanhã tenho que encerrar o caso do Dr. H e...

-Então você o encontrou? Pelo que todos sabem, Dr. H ou Hugo, o cientista maluco, havia desaparecido após demasiados crimes contra o governo, incluindo extorsão, falsificação de identidade, danos em arquivos comprometedores de políticos corruptos, dentre muitos outros, além de ser considerado insano e um ameaço para a sociedade. -Falou perdendo parte do sono.

-De fato meu caro, encontrei o local em que ele está escondido após perseguir um vírus cibernético enviado por seus computadores. Não foi nada fácil, mas consegui.

-Então, meus parabéns. Hugo, se este for realmente seu nome, terá finalmente a punição que tanto merece. Posso voltar pro meu descanso agora?

-Amigo, não foi por isso que te liguei. O fato de não estar dormindo foi por causa de algo que encontrei neste local e sinceramente, estou com vontade de sumir com as provas de seu paradeiro e deixá-lo livre!

-Tiago, o que você está dizendo?... Este é um dos casos mais importantes do país nos últimos cinco anos, e você está disposto a atirar tudo pela janela pra inocentar um criminoso?... Meu amigo, agora estou curioso, pois não estou te reconhecendo.

-Meireles, você se lembra do que eu te disse sobre o meu passado?

-Não, não... Vai querer voltar nisso?! Enterre-os de uma vez e siga com sua vida. Infelizmente terá que ser assim.

-Deve ser fácil pra você dizer, você não é casado, nem tem filhos... não foi você quem chegou em casa depois do trabalho e se deparou com sua família assassinada. Contudo, tristeza de lado, o que encontrei no local onde o Dr. H se encontra é tão... tão magnífico,... que é difícil de se acreditar, por isso não o entreguei ainda... -Após uma pequena pausa, Tiago falou duma vez: -Hugo criou uma máquina capaz de se comunicar com os mortos e vai muito além disso, ela também pode voltar no passado!

A primeira reação de Meireles, obviamente, foi dizer que ele precisava dormir, pois esses três dias que havia passado em claro, estava afetando seu emocional e o deixando tão louco quanto. Entretanto, Tiago persistiu com sua afirmação. Disse que ao chegar no local, ouviu uma história de Hugo.

Hugo sempre foi obcecado pela teoria da quinta dimensão. Como físico, concluía a base de teses que a quinta dimensão era composta por ondas eletromagnéticas espalhadas no ar atmosférico, deixada pelas mentes de cada ser que pisou na Terra!

Pode se concluir que elas são essências ou almas (como preferir), de cada ser que pisou nosso planeta, seja ele humano ou animal, de nossa era ou de um passado distante.

Essas essências poderiam ser captadas como se fossem ondas eletromagnéticas de um rádio, por uma esquisita engenhoca criado pelo Dr. H -, REGRESSIVA 379 -. Se trata da única máquina no mundo que pode captar essas ondas, permitindo o contato visual por uma tela de 14 polegadas com espíritos! A outra função dela, a mais absurda de se acreditar, é a de viajar no tempo com o auxílio destas essências! Mas como isso seria possível?

Funciona da seguinte maneira, explicada nos minuciosos detalhes do Dr. H: A máquina capta a onda mais próxima dela, que esteja vagando pela quinta dimensão, vista como a dimensão do passado ou a dimensão dos mortos; uma vez captada, a máquina é capaz de utilizá-la como fonte de energia (combustível), para levar o passageiro até a sua época! Foi difícil para Meireles entender, mas Hugo, o cientista maluco, recebeu este apelido por fazer jus a ele.

Enfim, Tiago concluiu que o cientista apenas o informou sobre tudo isso porque ao se aproximar sem querer da máquina, o rosto de sua esposa teria aparecido naquela tela de 14 polegadas para conversar com ele!

-... Sei que tudo isso parece loucura, ou um truque do Dr. H para me confundir, mas como ele poderia saber da triste história de minha vida, ou como ele poderia ter recriado a face de minha esposa sem conhecê-la?... É por isso que sugeri a ele que me desse a chance de voltar no passado para sempre, e eu daria um fim nessas provas.

A essa altura, o sono de Meireles já tinha dispersado há horas.

-Tiago, eu nem sei o que dizer... Acho que você enlouqueceu, mas por algum motivo, acredito em tuas palavras. Você tem muita convicção no que diz, talvez seja isso...

Ambos passaram toda a madrugada falando sobre a tal REGRESSIVA 379, a máquina do Dr. H.

O dia amanheceu. O agente Meireles foi até o apartamento de seu companheiro Tiago, cujo ficava no centro da cidade. Queria acompanhar o amigo até o local e ver com seus próprios olhos o que ele dizia. Após Tiago lhe dar a localização exata do refúgio de Hugo, ele foi surpreendido por um grupo de agentes no corredor da saída do prédio, que vieram prendê-lo para mandá-lo a um hospital psiquiátrico!

-Meireles?! O que você está fazendo? -Questionou Tiago com uma expressão desesperada e ao mesmo tempo, constrangida.

-Lamento muito Tiago, mas acho que você não está mais em condição psicológica de exercer sua função. Você me falou de coisas que não fazem sentido algum, e quer livrar um homem perigoso de seu julgamento. É meu dever como seu superior saber quando um companheiro chega nessa situação.

-O que você está dizendo? -Gritava Tiago enquanto era algemado. -E minha convicção? Minha família, Meireles! Esta é a minha única esperança de reencontrá-los! Por favor...

Contudo, Meireles não correspondia nada do que ele falava, dando as costas enquanto seu companheiro era conduzido com força pra fora do prédio, ouvindo-o xingá-lo de mentiroso e traidor.

Na tarde do mesmo dia...

-... Armei uma bomba magnética em todos os arquivos de seu paradeiro. Com um simples toque neste botão, a bomba é acionada, e você praticamente desaparece dos olhos do governo. -Falava Meireles para Hugo em seu refúgio, mostrando o controle da bomba em sua mão. -Agora, mostre-a.

Meireles sabia que Tiago não estava louco, simplesmente queria tirar seu companheiro de seu caminho, por algum motivo desconhecido até então. Possuiu um certo interesse, desde o início da conversa, pela suposta máquina.

-Pode ser mais específico, "homem do governo"? -Perguntou o Dr. H com muitos tiques em sua face.

-Não seja sínico. Nunca acreditei nessa sua atuação de cientista maluco. Mostre-me a REGRESSIVA 379, e você nunca mais terá que se preocupar em ficar migrando de região em região para fugir das autoridades, ou correr risco de ser pego quando tenta invadir o sistema cibernético do governo.

-Ora, mas o outro já tinha me feita essa proposta... O que houve com ele?

Meireles ficou ainda mais sério, respondeu:

-Além da bomba, tenho uma equipe de agentes prontos para prendê-lo. O que vai ser?

-Vejo que é um homem que sabe o que quer... Tem ganância, almeja o poder e eu admiro isso. Acompanhe-me.

Hugo o levou até uma sala no outro lado do refúgio. Lá, ele se deparou com um objeto metálico com a aparência de um caixão inclinado, e em sua tampa, havia uma tela. Do lado esquerdo, estava escrito o nome da máquina em vermelho: "REGRESSIVA 379".

Mal chegou na sala e a tela acendeu. Nela, o rosto de seu irmão falecido o surpreendeu comprovando tudo o que Tiago havia lhe dito!

"Não acredito! Quer dizer então que você não está contente com o que aconteceu... Você não mudou nada, seu ordinário! Como pôde? Responda-me, como pôde?"

O Dr. H o encarou com um sorriso sarcástico.

"... Prefiro ver aquele dinheiro na mão de ladrões do que na sua!... E eu achava que você ficaria feliz por mim, quando recebi aquela quantia, mas você queria por suas mãos nojentas nela, e me traiu como acabou de fazer com o outro! Ah, se você soubesse a quanto tempo venho seguindo cada passo seu... Ando grudado em você, como se fossemos gêmeos xifópagos, aguardando o dia em que terei uma chance de me vingar!... Ainda não consigo acreditar como você conseguiu esconder isso até hoje."

Boquiaberto, o agente secreto olhava a face fantasmagórica de seu irmão pela tela, a qual o acusava de um crime do passado.

-Bom, esta é a máquina. Como deve ter descoberto, seus benefícios vão muito além do que apenas conversar com os mortos. O que quero dizer, é o que você já tem em mente. Você veio até mim por um propósito único, mas acredito que não era só pra falar com seu querido irmão. Faça o que veio fazer, pois esta maravilha criada por mim, o permite. Agora, é a sua vez de cumprir com sua parte do acordo.

Meireles apertou o botão. Hugo estava livre.

O agente se deitou dentro da máquina e estava pronto para fazer a viagem de volta ao passado, onde seu irmão tinha ganhado um alto valor em dinheiro por ter comprado uma ação bem sucedida de uma empresa. Mais tarde, tinha sido assaltado e morto por homens à mando de seu próprio irmão, que o enganaram e fugiram com a quantia. O agente do governo possuía um passado sujo de vinte e poucos anos atrás, que todos desconheciam, estando disposto a voltar nele para roubar seu irmão novamente, tendo a oportunidade de não vacilar e ficar com o dinheiro.

Hugo trancou a máquina, mas antes que iniciasse a viagem, a alma do irmão de Meireles havia desaparecido, dando lugar a outra imagem na tela, de uma alma digamos muito mais antiga.

O Dr. H começou a gargalhar e sussurrou perto da tampa:

-Vá pro inferno, otário!

Meireles acordou num ambiente de ar puro, livre de qualquer poluição, com uma vasta vegetação de se causar inveja a qualquer jardim botânico. De repente, ouviu um urro de um animal muito próximo. Ao olhar para trás, se deparou com um primata que não passava de um metro de altura, o encarando com uma fisionomia carrancuda e segurando um instrumento de caça feito de osso. O agente, apavorado com aquele ser pré-histórico ancestral de nossa espécie, apanhou uma pedra e a arremessou contra o ser, ordenando "Afaste-se!", que o revidou com um golpe violento com aquela arma, acertando a mão de Meireles quebrando-a no mesmo momento! Atrás dele, mais primatas iam surgindo aos poucos. Meireles começou a correr desesperadamente, porém com dificuldade, mata à dentro, mas por mais que corresse, teria que se acostumar com aquele mundo; um mundo selvagem, onde a tecnologia só será vista há mais de dois milhões de anos... "Seu desgraçado!!!".

*Três anos depois, o paradeiro do Dr. H ainda permanece em segredo. Meireles desapareceu no mesmo dia em que as provas contra o cientista também desapareceram. Tiago continua internado, visto como uma vítima da insanidade do doutor. Até hoje não se sabe sobre o funcionamento da REGRESSIVA 379, ou se ela realmente existe, mas uma coisa é certa: Ambos os agentes foram tolos de acreditarem em Hugo, o cientista maluco.

Rafael Contos
Enviado por Rafael Contos em 10/04/2013
Reeditado em 27/10/2014
Código do texto: T4233976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.