O sanatório Municipal Félix Bornél era situado em um bairro rural da cidadela de Fênix, cerca de dezoito quilômetros do bairro central. Há muitos anos aquela mansão havia sido doada por um antigo dono, cujo nome foi dado ao sanatório, e desde então o mesmo passou a servir de asilo para pessoas com problemas mentais.

  Deitada na cama de solteiro, desconfortável, ao som do ranger das molas do colchão empoeirado. Revirava-se receosa, ainda tentando compreender tudo aquilo. Os olhos ainda teimosos vislumbraram os caibros sobre a cabeça, o teto, as telhas antigas e cobertas pelas teias de aranha. Era tudo tão inexorável e soturno.

  Além da ventana, o céu paria a lua fosca daquela noite fria. Lobos reinavam em algum canto da mata lá fora e a única certeza da presença deles, era os uivos funestos e longínquos que chegavam aos ouvidos da moça.

  Não bastasse isso, a fenestra abriu-se, as cortinas se agitaram presas ao trilho que as sustentava e as abas de madeira bateram fortemente contra a parede rústica. A janela se apartou como se algo a houvesse arrombado. Logo um arrepio gelado encontrou o calor da pele aveludada de Karol, que sentiu o vento penetrando ileso e sem cerimônia, adentrando junto a um assobio soturno.

  A nova hóspede ergueu-se da cama, os passos incertos, cadenciados e mansos. Caminhou até a janela e olhou para fora daquelas paredes. Estava no segundo andar da velha mansão, observou a ventania assombrosa que rondava aquele manicômio, e mais abaixo viu a parte que desconhecia, o quintal dos fundos da grande propriedade.

  Observando a grama alta abaixo dos olhos, viu o lago, o tal lago proibido. Experimentou outro calafrio, talvez o frescor frio lhe tocando intimamente, e subitamente os pêlos eriçaram-se em ricochete a sensação. Suspirou e fixou os olhos mais uma vez no lago, e ao fazer isto viu algo.

  Estranhamente a água movia-se, turbulenta, não como o mar, tampouco como um lago, agitava-se sim, mas como se houvesse algo ali, e subitamente como se uma pedra enorme houvesse caído n’água, o lago sentiu a queda do invisível, a jovem viu o lago receber o impacto, espalhar-se em respingos desmedidos e por fim aplacar-se como se nada tivesse acontecido.

  Agora segurava firme a lateral da janela, agarrava-a absorta num misto de medo e coragem. Ficou ali, estagnada por cerca de quarenta segundos, mas não houve mais nada. A noite se despiu do vento, o lago era só um lago, e a janela foi fechada. Caminhou até a cama e deitou-se, fechou os olhos e devaneou. Não sonhos, nem pesadelos, tão-só lembranças, memórias recentes e possivelmente reais.
 

 Mantinha-se agachada, costas amparadas á parede lisa e fria revestida de cerâmica. Vislumbrava a nuvem de vapor que surgia junto d’água quente que vertia do chuveiro ligado a mais de quinze minutos. Nem mesmo isso amolecia a baixa temperatura daquele inverno frígido.

  A porta do banheiro jazia trancada, o que buscava era compreender o que havia acontecido, o porquê de ainda sentir aquela amargura dentro de seu ser.   

  Olhou para o espelho uma última vez, ou para o que restou dele no chão, e ao fitar os cacos, vislumbrou um borrão de sangue. Enxergou a si própria e a parte da pele banhada em sangue. Sentiu o cheiro adocicado daquele que era o símbolo da vida e da morte, e percebeu a poça carmesim acariciando-lhe viscosamente os pés desnudos.

  Nua e trêmula, diante da poça de seiva escarlate que insistia em aumentar, permitiu que os olhos perdessem-se na cadência d’água escapando pelos orifícios do chuveiro. Em segundos que passavam terrivelmente devagar o ar foi se transformando num aroma terrivelmente fétido enquanto percebia que a água se tornava purpúrea e pegajosa. Á princípio não entendia o que era, mas logo reconheceu o sangue. Sangue podre.

  O mesmo fluido começava a brotar da boquilha presa a laje de cimento, e depois deslizar sinuosamente pela lâmpada espiral, fazendo uma trilha perigosa e suicida. No inicio pequenas gotas brincando de pique e pega, até que ganharam volume e consistência tornando-se um fio fino e contínuo de sangue, seguindo em direção ao chão até beijar a poça aos próprios pés.

  Em poucos segundos o sangue expelia por entre as juntas dos azulejos, a lâmpada piscara por três vezes até explodir após um curto circuito. Fagulhas e fumaça deram um matiz mais sombrio ao ambiente, e os cacos voaram por sobre a pele da jovem.

  Nada daquilo podia ser real, ou podia? Enfim ouvira as batidas altas, o sangue continuava a brotar, e agora fugia vivo da pele. Apavorada, sentiu a pressão cair, e olhando uma ultima vez para os resquícios do espelho, recordou-se, afinal nunca se esqueceria, nunca mais...

  Despertar de manhã nunca havia sido um problema para ela. Acordou, tinha os cabelos desarrumados, o hálito denso, e os belos olhos, jaziam avermelhados e dilatados. Bocejou e pulou da cama como uma criança, afinal sabia o que devia fazer.

  Abriu a porta barulhenta, e assim que os pés tocaram o corredor, o som dos gritos e pancadas ocas, surrupiaram toda tranqüilidade do espaço.

  Tal qual uma ópera lúgubre, repleta de gritos agudos, graves, roucos, outros quase demoníacos que surgiam em meio ao vácuo do caminho, ecoantes e ensandecidos. Havia ainda as pancadas, essas ecoavam como o som de tambores rufando numa banda de loucos, ou quiçá de uma tribo indígena a zombar das almas que ali se perderam.  Afinal o que um louco é senão uma alma perdida em seu próprio corpo?

  Olhou para a o imenso corredor e caminhou em direção a cozinha, encontrou-se com um homem no caminho, um senhor de chapéu e terno, aquilo a estranhou, mas sabia quem era. Este passou por ela como se não a notasse, nervoso e falante.

 Queria contê-lo, mas não pôde, ninguém poderia. Apenas ouviu o que o diretor falava.

 - Já te disse menina! Eu já te disse! Não pode ficar me desobedecendo, nunca mais permitirei que vá lá entendeu! Nunca mais! Fique longe dele, ele é louco! Todos aqui são loucos, Manuela, todos! – gritava e Karol assistia a cena. O homem teimava em puxar as orelhas dela, como se aquilo fosse certo, seguia encurvado e na direção oposta da jovem que o via afastar-se cada vez mais. A nova residente pensou na garotinha, tentou imaginar as possibilidades reais.

 “Como poderia uma garota viver ali? Afinal, como é que se cria uma menina em meio a um bando de loucos? Seria possível, que se fosse necessário, ela mesma tivesse vivido ali quando criança? Não, não mesmo! Concluiu”

  Deixando de lado o inusitado fato, andou pelo longo passadiço e avistou a enfermeira que a recebera na noite anterior, essa estava junto de um homem negro e alto. Não era para ser engraçado, ao menos não para ele, mas o pobre senhor não tinha um dos dentes da frente.

  O homem era corcunda e caucasiano, de certo parte do cabelo havia caído por conseqüência da idade avançada. Os trajes estavam um pouco sujos, aparentemente de terra, terra e esterco, pelo cheiro que carregara o ar. Logo deduziu que aquele seria o Senhor Joaquim, o velho jardineiro do manicômio.

 - Bem, essa é a nova menina, a neta dele – disse com certo desdém, e Karol sentiu o tom da voz de Glória – talvez em breve nossa anfitriã – revelou enquanto a menina olhava para o velho e notara a barba rasa e grisalha que se espalhava na face castigada pelo tempo, e quiçá pelo trabalho pesado debaixo do sol ardente de tantos verões – Dormiu bem menina? –perguntou.

 - Sim, como se estivesse em minha casa – respondeu, deixando escapar no ângulo dos lábios um riso cínico, e nem mesmo ela notara a própria ironia.

 - Seja bem vinda, Senhorita – disse o homem– conheci seu avô – deixou escapar, quando a mulher os interrompeu.

 - Deixem de conversinhas, e menina, já que quer tanto saber sobre esse lugar, que comece recolhendo as roupas de cama dos quartos – agora quem deixara um riso escapar fora Glória – e cuidado onde põe a mão – terminou entregando-lhe uma espécie de carrinho de duas rodas, que segurava por dois cabos. Quase no chão, por sobre as rodas havia uma plataforma onde se assentava um cesto de cinqüenta litros, vazio, feito de material plástico e em forma cilíndrica, tendo o entorno repleto de furos – a moça deu as costas a ambos, e começou a caminhar na direção dos quartos, mas não conseguiu conter a língua dentro da própria boca e se virou novamente.

 - Senhor? – chamou – pode me dizer ao menos se ele falava de mim? – sondou, enquanto ambos a olhavam em múltiplos sentimentos. Glória parecia enraivecida pela pergunta, enquanto no velho um semblante nostálgico se apossara do rosto.

  O homem olhou para mulher, como se pedisse alguma autorização, mas aparentemente esta não impediu que ele a respondesse.

 - Não – Karol baixou os olhos, engoliu em seco algum sentimento guardado que queria escapar impulsivo. Quiçá em lágrimas ou saltando da garganta após fugir pelo estreito dos lábios num grito enlouquecido, era o que queria até que a voz do homem coçou-lhe os tímpanos outra vez, surpreendendo-a abruptamente – não freqüentemente senhorita, mas disse algo certa vez, e me lembro bem das palavras – o homem olho-a nos olhos como se conhecesse aqueles anseios, e continuou – disse que se arrependia de não responder as cartas de sua princesinha, mas estava certo do que devia fazer – e foi só.

  A jovem olhou para Joaquim, lembrava-se de ouvir sobre aquele homem, sobre a estória do jardineiro que estivera ao lado do avô, do amigo fiel que não deixou o homem, não o abandonou nem mesmo quando o velho decepcionou tanto o próprio filho e a neta, e nem mesmo quando ele matou a filha do próprio filho.

  - Obrigada – ela disse e virou-se para fazer as tarefas, entretanto Glória a interrompeu.

 - Ei garota, conheceu o diretor? – Perguntou.

 - Ah, eu o vi, mas ele parecia ocupado demais com a menina – respondeu de supetão, as palavras saíram da boca com um sarcasmo transparente.

 - É – disse – logo vai se acostumar com a presença da menina – a enfermeira usava agora um tom de voz mais contemplativo, quase complacente – ele precisa cuidar dela, é o que fazemos com nossos filhos – terminou, vendo que falara demais.

A jovem sorriu copiosamente, deu as costas e voltou a caminhar na direção dos loucos.

Continua...
 
Sidney Muniz
Enviado por Sidney Muniz em 16/08/2013
Reeditado em 16/08/2013
Código do texto: T4437980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.