Crônicas da Fazendinha - história 1 - O vaqueiro enforcado

Os homens acordaram cedo na velha fazendinha. Meu bisa sempre de manhã colocava os jovens vinis de Julio Iglesias...acordava ao som de Manuela...e eu recebia café na cama pelo tio sebastião tudo que eu amava: queijo,cuscuz,café preto e tapioca...pão era para dia de domingo ou sábado... na verdade os Oliveiras eram muito separatistas: os homens tomavam café primeiro e as mulheres e crianças depois.

E cedo corria para pegar os doces na casa da Quindinha...sinhá Maria Candida na verdade...era a visão do paraíso,bom quando eu era criança meu avó dizia que o céu era feito de doce...não sei porque ele dizia isso pra mim mas eu gostava.

Quindinha era a moça mais bonita do corte. ela tinha cabelos vermelhos e olhos verdes era a mais bonita da localidade e a mais cobiçada pelos rapazes.Era minha amiga e devia ter uns 16 para 17 anos. Ainda me lembro do dia que com a desculpa de me levar para tomar banho de bica foi na verdade se encontrar com o belo e arrogante Dom Henrique Azário...eu não gostava dele pois além e me fazer medo com suas histórias de trancoso fazia minha amiga chorar ...e eu dizia: - quando crescer não vou namorar,todo mundo que namora vive em lágrimas eu hein!...eu era muito,muito inocente mesmo.

Num destes encontros de Henrique e Quindinha foi que ele maldosamente me contou a história do vaqueiro enforcado

na estrada da casa grande ...

to be continued...