Cratera (Parte 5 e 6)

Parte 5 - Confuso

Aponta a mão para o fone, pensa, solta: - Será que ligo? Será que ele morreu lá dentro? Ao mesmo tempo vinha a imagem da banheira com a água avermelhada! Solta: - Será que tive um sonho? - Será que estou vivo, mesmo? - Às vezes pode ter sido uma alucinação! - Será que estou aqui? - Será que não morri afogado na banheira? Dispara as escadas, defronta-se com a banheira com a água tingida, solta: - Não morri não, nem tive uma alucinação, aconteceu! Olhava atônito para a cena assoladora que estava o banheiro! Solta: - Tenho que fazer algo! - Será que aconteceu alguma coisa com Zé? - Tenho que ver! Desce para a cozinha, vai em direção a área de serviço, abre um armário, o mesmo era encostrado na máquina de lavar! A área é aberta, há um degrau de piso sobre um restante de gramado e jardim! Pega uma caixa, procura por ferramentas no qual pudesse destravar a tranca! Por um minuto escuta algo! Vira para o jardim, observa, parecia que havia algo sendo chacoalhando! Observa as moitas do jardim! Se aproxima do interruptor de luz no qual era ao lado do batente da porta, acende, o jardim é iluminado! Nada vê! Volta para a sala com a caixa de ferramentas!

Parte 6 - O telefonema

Repentinamente emerge o barulho do telefone, há vários ramais espalhados pelos ambientes da casa do zelador! O mesmo solta: - Que saco! - Quem vai ligar uma horas destas? - Deve ser algum morador chato! Olha para o relógio da cabeceira do sofá! Larga a caixa de ferramentas ao lado da porta do lavabo! Solta novamente: - Quase uma da madrugada! Olha para bina! Solta novamente: - Não! - Era só o que me faltava! - Eu aqui nervoso por não estar conseguindo falar com o pedreiro, e aflito com toda esta situação! - E o chato do Vicent, aquele pintorzinho azedo com aqueles quadros horríveis, me ligando a esta hora! Por segundos Marcondes pensa em não retirar o fone da base, mas rende-se! O zelador atende: - Pois não, é o Vicent? Vicent diz: - Sim seu Marcondes! Zelador: - Percebi, pelo número na bina! Vicent: - Desculpe te ligar a esta hora, já é quase uma da manhã! - É que estava no quarto do subsolo e escutei um barulho muito estranho, muito alto, queria saber se há alguma adutora por baixo da casa, poderia ter estourado! Zelador: - Não, o condomínio não vende o terreno no trajeto das adutoras! - A adutora passa apenas pelas avenidas centrais, de resto são canais menores! - Estranho! - Nem a tubulação do gás passa por debaixo das casas! - Não sei o que deve ter acontecido! - Quer que vá para aí? Vicent: - Não precisa, realmente estava preocupado se fosse um cano que tivesse estourado, o barulho foi muito alto, talvez deve ter sido algo que caiu dos outros quartos, vou averiguar, caso alguma coisa, volto a te ligar! Ambos desligam! Marcondes volta para a cozinha, pensativo, diz: - Era só o que me faltava, aquele idiota deve ter batido a cabeça na tela! Solta risos irônicos! Volta a dizer: - Tem que ser muito burro pra achar que há adutoras por debaixo das casas! - Esse cara é estranho e maluco igual aquele velho ranzinza do pai dele! - Sorte que o velho já se foi! - Pelo menos ele e a mãe, dão menos trabalho! Solta risos! Marcondes pára novamente, pensa, solta: - Será que arrombo a porta? - Acho que o velho deve ter infartado lá dentro do lavabo! - Ou chamo ajuda? - Acho que a emergência pode causar um certo espanto aqui no condomínio a estas horas, a esposa dele do jeito que é briguenta vai causar alarde e falta algumas horas para o torneio, os políticos e os magnatas da região logo estarão aqui! - Melhor pedir pra algum segurança da portaria vir! - Dependendo do que for, chamamos o resgate! Procura pelo rádio sobre a mesa!

Parte 7 - O segurança