Olá pessoal,
 
Estamos aqui apresentando novamente o “Quem é Quem?”, onde teremos dois entrevistados, entrevistando-se às cegas.

Funciona assim; Eu, Sidney Muniz foi quem proporcionou esse inusitado encontro enviando as perguntas de um para o outro sem que ambos soubessem de quem se tratava (eles ainda não sabem, vão descobrir ao ler a entrevista).

 Há perguntas minhas também, mas a maior parte é feita diretamente pelos entrevistadores/entrevistados...

Bom, vocês também não saberão inicialmente de quem se trata, por isso a primeira pergunta que fiz para ambos é:


“Se você fosse um animal, qual seria? Por quê? Alguma raça em especial?

Resposta dos entrevistados:
 
  • O primeiro respondeu: Cara, nunca parei pra pensar, mas acho que uma águia, pois gosto de observar antes de agir.
 
  • O segundo respondeu: Eu seria um lobo. Haha... Além de eu achar um animal muito bonito, gosto do estilo de vida deles.
 
Sendo assim vamos realizar os desejos de ambos, ao menos que provisoriamente tornando cada um o predador que quer ser... Agora vamos conhecê-los mais de perto, ou melhor, nem tão de perto assim, pois morro de medo de garras!

 

 
Série de perguntas...

 Lobo, qual sua fonte de inspiração para seus contos, e quais seus autores preferidos?

 R: Para falar a verdade não tenho uma fonte de inspiração específica, mas acredito que sejam minhas leituras. Meus autores favoritos: William Faulkner, Lovecraft e Poe.

Diga Águia, há quanto tempo você escreve e qual foi o primeiro livro que lhe marcou de algum modo?

R: Bom, meu caro lobo, a idéia de escrever veio quando estava na 7ª série, mas escrever mesmo foi em 2013 quando passei a morar só. Quanto ao primeiro livro que me marcou, foi “O encontro marcado” de Fernando Sabino.

Lobo, você escreve apenas terror ou também se aventura em outros gêneros?

R: Comecei escrevendo terror, mas hoje não escrevo pré-estabelecendo um gênero.

Qual é o seu autor nacional favorito, águia?

R: Tenho vários, mas me identifiquei com Fernando Sabino. Na poesia o grande Gauche, Carlos Drummond.

Você já publicou por alguma editora?

R: Não Lobo, mas espero que um dia consiga publicar um livro. Umas das metas que tracei para minha vida,rs.

E você, o que você espera quando alguém lê um conto seu?

R: Primeiramente, que a pessoa se divirta com a história, e que mesmo depois da leitura, um pouco do conto ainda fique com ela.
 

E aí pessoal, alguém aí já sabe “Quem é quem por aqui?” Chutem a vontade, seja pelo ar, ou seja pela terra, o que importa é acertar algum desses predadores que estão se escondendo com muita astúcia, e de olho em descobrir suas presas... Que tal se eu der uma ajudinha?
 
Vocês participam do DTRL freqüentemente? Já venceram o desafio alguma vez?


Águia respondeu: Quando me sobra tempo consigo participar, acho que é a quinta vez que participo, nunca ganhei e não me preocupei em ganhar, acho que isso não é o objetivo do desafio.

Lobo Respondeu: Participei de quase todas as edições. Não lembro se cheguei a ficar em primeiro... Pode ser que sim... Ou não.

Caçapava, mas que povo enigmático! Não consigo pensar em ninguém, e vocês? Preciso fazer mais uma pergunta, mas digo que adorei as respostas, pois realmente vencer não é o objetivo principal que a Administração do DTRL prega aos participantes.

 Fazem faculdade? Trabalham em que? Vocês tem algum palpite sobre o outro participante da entrevista?

Resposta do (a) Águia: Sim faço engenharia civil, sempre tive facilidade com números, sou servidor público concursado no INSS, acho que é o JC Lemos ou o Bonilha... Risos.

Peraí pessoal, será que ele tem razão? Seria o JC Lemos, criador e administrador do excelente desafio literário "Contadores de Histórias?" Ou seria o nosso amigo escritor Bonilha??

Lobo Respondeu: Me formei pouco tempo atrás, sou professor, apesar da greve. E trabalhei no comércio por um bom tempo. Meu palpite é que seja o Eduardo monteiro, DUDU... Haha.

Será que eles estão certos? O enfermeiro louco Eduardo Monteiro?? O que vocês acham? Eu não sei de nada. Boca de siri! Vamos voltar as perguntas, para tentarmos analisar melhor nossas presas!
 
Além de escrever possui algum outro dom artístico?

R: Nenhum... Haha – Responde, o lobo.

 Ei águia, qual a sua opinião sobre a situação atual da escrita na internet? Você lê muitos autores iniciantes que publicam online?

 R: Eu tive meu primeiro contato com o recanto há alguns anos, apenas como leitor, e acho que existe muita gente com dom, mas o campo da literatura ainda é muito fechado para iniciantes, quando me sobra tempo gosto de ler textos do recanto mesmo.

Qual o melhor horário para escrever, lobo?
R: Gosto da noite, principalmente depois que todos estão dormindo.

Quais seus autores favoritos do DTRL, águia?

R: Sidney com uma escrita bem elaborada, Maria Santino com um olhar mais introspectivo, e o cara com a imagem do Dr. House que me esqueci o nome agora, rs, etc...

Bora lá, pessoal, vou fazer mais uma pergunta, mas já adianto que há algo errado com essa águia, pois os gostos dela são bastante parecidos com os meus, e isso só piora! Quanto ao nosso amigo House, esclareço que é o brilhante autor Rsollberg.

Qual o melhor conto que já leu no recanto das letras?

Águia respondeu: Bem, são vários bons, mas foi um curtinho que li de Maria Santino, eu gosto de contos curtos, apesar de às vezes escrever demais, rs, quando terminei pensei: poxa queria ter escrito esse. O nome não me recordo, mas era sobre uma louca, rs, algo sobre uma noiva.

Lobo respondeu: O Silêncio é como um Câncer, da Eliane Verica é um dos meus favoritos.

E aí? Agora adivinharam ao menos um deles? Não? Sério isso? Então vamos as últimas perguntas , e em seqüência para as rapidinhas...

Qual autor (vivo ou morto, brasileiro ou estrangeiro) que você chamaria para um café?

R: Eu chamaria o Rubem Fonseca ou o Sérgio Sant'Anna, águia.

Lobo, você sendo carnívoro gosta de pão de queijo?

R: Adoro pão de queijo.

Seria ele mineiro? Será?      

Como surgiu a idéia para o seu ultimo conto, águia?

Eu começo um conto pelo final, quando vi os temas surgiu a idéia de cara, não vou dizer qual, (rs).

Vishi... Mas esses escondem o jogo, acho que dois predadores juntos se atacando e se defendendo tão bem, realmente é como o tema do último Contadores de Histórias, uma verdadeira guerra!

Fora escrever o que mais gosta de fazer?
Tenho vários hobbies, lobo. Tocar violão. Mal, mas toco, e gastar umas horas ao lado da namorada... Risos.

Minha última tentativa para tentar ajudá-los....

O que é a literatura para você? Por que precisamos dela? Continua com o mesmo palpite sobre quem é o outro (a)?

Águia respondeu: Escrevo, pois não sei pintar um quadro, ou por não ser um maratonista ou até mesmo um astronauta, acho que literatura é a forma que encontrei de expressar o que penso a respeito do mundo, ainda penso que é o JC Lemos, o pão de queijo não vai tirar meu palpite.  Risos.

Lobo respondeu: A literatura para mim é tudo... Eu acredito que é a arte como um todo, deve ser absorvida, aproveitada e usada para a vida de forma extrema. A literatura é a maior ferramenta humanizadora construída pelo homem. Confesso que to bem perdido.
 
O lobo está perdido na floresta, e que ele não encontre a casa da vovozinha... risos! Mas e a águia, com toda sua visão, será possível que ela acertou, ou não? Estou muito ansioso por dar essa resposta a vocês, porém agora é a hora das rapidinhas...
 
Aqui eu fiz todas as perguntas... Vamos ver se os dois (ou duas) combinam em algo:
 
Um Carro?

Águia: Corolla
Lobo: Opalão

Um som?

Águia: Humberto Gessinger
Lobo: Qualquer uma do Iron Maiden

Uma mania?

Águia: Morder a Língua
Lobo: Ler!

Um vacilo?

Águia: Ter comprado ingressos para o show de Renato Fechine sem consultar a namorada kkk , perdi 50 pilas
Lobo: Brigar com a namorada as vezes.

Alguma coisa a ver com a namorada...  Os homens sempre vacilam com as mulheres? E pelo visto são dois homens, ou não né! Quem sabe...

Uma dia triste?

Águia: 15 de dezembro de 2008, falecimento de meu pai
Lobo: Não consigo lembrar deles assim facilmente.

Uma pessoa?

Águia: João Carlos, meu pai rs
Lobo: Jennifer

Uma crença?

Águia: Só na morte. Cético.
Lobo: Aliens

Uma música?

Águia: Infinita Highway
Lobo: Brothers of Metal

Um livro que detestou?

Águia: A Bruxa de Portobello ,Paulo coelho
Lobo: Espíritos de Gelo, do Draccon... Simplesmente uma bosta.

Um dia feliz?
Águia: Aprovação no concurso do INSS
Lobo: O dia de minha formatura
 

 
Antes de lhes apresentarmos nossas cobaias, os predadores mais indefesos que já vi deixaram aqui uma mensagem para vocês..."risos".

Águia: Ainda me lembro da primeira vez que ouvi falar do DTRL, acho que foi na 11ª edição, e apenas na 13ª participei. Bem, escrever é algo que me completa e vejo no desafio uma ótima oportunidade de compartilhar experiências, por isso, como diz o próprio Sidnei, vamos por lenha na fogueira...

Lobo: Bom, a mensagem que deixo para os participantes do DTRL, é que nunca parem de ler e escrever. E que tentem, ajudar os colegas durante o desafio, pois esse é um dos objetivos do projeto, crescer, evoluir, juntos. E pro meu colega, digo que ele tem um bom gosto literário, também adoro Drummond. Haha.
 

 
Já que todos já sabem quem é quem, não precisa revelar, certo? Brincadeirinha pessoal, calminha aê...

Bom, é chegada a hora de tirarmos as fantasias animalescas e revelar a identidade de nossos entrevistadores/entrevistados da vez.

E o primeiro, nossa Águia com uma visão um pouco conturbada é o talentoso escritor... Tan tan tan tan...
 
..."O Homem que Virava Cachorro" (conto sensacional) mas,que hoje resolveu virar águia... Adílio Santos, mais conhecido no recanto por Adílio...

 

  Adílio é natural de Heliópolis-BA (cidade de pouco mais de 14 mil habitantes); tem 28 anos, em breve 29. Nascido em 28/05/86, com 1,70m de altura, 10 graus de miopia em cada olho (cirurgia marcada para o dia do aniversário, esse mês. Depois de 29 anos pretende enxergar com os próprios olhos – palavras dele). Atualmente Adílio cursa o sétimo semestre de Engenharia Civil na Faculdade Dom Luiz. Reside em Ribeira do Pombal - BA, onde trabalha no INSS desde julho de 2012. Foi professor por quatro anos e meio na rede pública de Heliópolis. É cinéfilo, e teve época de assistir um filme por dia (como somos parecidos, diferença é que eu assistia mais filmes... risos). Tem dois blogs em construção, e alega que falta tempo ainda para concluí-los.

Não tem nada publicado impresso ou digital, ainda fora do Recanto das Letras. Um segredo é que quem o conhece (amigos, parentes, conhecidos) exceto a namorada, não sabe que ele escreve. Como é de cidade pequena, já teve uns momentos de fama (duas vezes medalhista nas olimpíadas de matemática OBMEP e ficou também entre as 3 (três) melhores redações da Bahia no concurso "Construindo a igualdade de gênero" realizado pelo CNPQ em 2005). Crê que o anonimato lhe faz bem, e não gosta que criem expectativas sobre o que faz, pois acha que assim tem mais liberdade em se expressar.

Páginas do autor:

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=99555
http://adiliosantos2.blogspot.com.br/
http://adiliosantos.blogspot.com.br/
 


E do outro lado, o nosso lobo. Alguém a quem sou grato, muito grato, pois é nada mais nada menos que o criador!

Opa, calma aí gente, não é esse criador, mas sim o criador do DTRL, o também jovem e talentoso Felipe TS.




 

 Pesando seus 70 kg, e um centímetro mais baixo que eu... Risos, sim ele tem 1,72 de altura. Natural de Ponta Grossa – PR, Felipe é professor de Português-Inglês, graduado na UEPG, 21 anos, apaixonado pelo universo da escrita e leitura. Começou a se interessar pela sexta arte bem cedo, aos 11 anos, após a leitura de Vidas Secas. Mesmo não entendo toda a complexidade do livro na época, esta leitura marca o inicio de uma trajetória carregada de amor aos livros. Tenta escrever ficção desde que iniciou o curso de Letras. A partir dai publicou oito contos em antologias nacionais de Fantasia-Terror. Segue escrevendo e lendo, sempre buscando aprender mais.
 
 

Page do Autor:  https://www.facebook.com/pages/Felipe-TS/172622069589631Felipe T.S

Perfil Recanto das Letras: http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=116757

Obras publicadas:

Devoradores: Antologia Névoa, Andross. Paranóia: Antologia Contos Medonhos, Multifoco.  A Moeda: Antologia The King, Multifoco. A Árvore: Antologia CBJE 2014, CBJE. Fim dos Tempos: Antologia Sinistro, Multifoco. O Biho-Papão: Antologia Enquanto a Noite Durar, APED. Meu Cemitério: Antologia Histórias Para Ler No Cemitério, Navras. Há Fantasmas em sua casa: Antologia Sonhos & Pesadelos, APED.

 

Pessoal, mais uma vez quero agradecer de coração aos amigos autores Adílio e Felipe TS, e dizer que fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais de cada um, bem como rir da confusão que ambos se meteram...

Já tinha uma enorme admiração por eles. Felipe é um cara excepcional para sua idade e merece tudo que tem conquistado. Quanto ao Adílio, eu já adorava ler os escritos dele, mas agora fiquei ainda mais intrigado, pois as semelhanças de gostos são bastantes. Músicas, cantor, hobbies, e até o sonho do concurso do INSS... Realmente foi muito gratificante passar esse tempinho on-line com vocês, batendo esse papo maneiro.

Obrigado pela paciência, e amigos, os comentários são liberados, só pedimos que não citem os nomes dos entrevistados, pois aqueles que quiserem ler a entrevista e curtir a brincadeira de adivinhar "Quem é Quem" podem ler os comentários antes e perder a surpresa.

Aos amigos que já agendei as entrevistas, me perdoem pelos atrasos, em breve entro em contato!


 
DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários
Enviado por DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários em 17/05/2015
Reeditado em 17/05/2015
Código do texto: T5244510
Classificação de conteúdo: seguro