Bem vindos ao guia de boas práticas do DTRL
 
Estamos para começar a 25ª edição do maior desafio literário de contos de terror da internet, e teremos muitos novos integrantes dessa família.
Daí veio a idéia de criar esse post para direcionar tanto eles como você que já participa há algum tempo.
 
Então... Qual é o perfil ideal de um bom participante do DTRL?

A fórmula é bem simples. O Desafio de Terror Rascunhos literários (DTRL) é um espaço dentro do Site Recanto das Letras (administrado não pelo Site, e sim por um grupo de autores amadores) onde a idéia é: “autores ajudando autores, sendo leitores”. E o que gostamos por aqui é a sinceridade e é claro; acima de tudo: “respeito”.

E como cada um pode ajudar?

É fácil, você pode ajudar, lendo, comentando com sinceridade, dando dicas, conselhos, destacando pontos positivos e negativos no texto do colega, aceitando as criticas, repsietando o pensamento e poder de imaginar do leitor... etc... É um espaço onde todos podem aprender uns com os outros.

Que tal dizer mais um pouco do que sentiu ao ler o conto, do desenvolvimento do texto, gramática "se puder ou quiser ajudar", estrutura de persionagens, fazer uma critica e entenda que critica pode ser tanto negativa como positiva, portanto opine com sinceridade.  É claro que teríamos comentários de duas linhas tão proveitosos quanto outros que enchem lingüiça e não dizem nada... Mas não é o tamanho, e sim: a dimensão de sua responsabilidade. Que tal mostrar que realmente veio para ler e comentar com sinceridade?

Comentários de uma ou duas linhas, do tipo:

“Ótima Narrativa, você me conquistou”

“Que lindo texto, você é muito talentoso”

“Seu texto é poesia pura”

"Copiei e colei, aqui, ali e acolá!" Poxa!

 Esses não vão colar. Estaremos entrando em contato e solicitando que o autor comente com mais zelo, disposição, atenção, óbvio que de acordo com os próprios critérios. Gosto cada um tem, mas comprometimento deve ser o mesmo para todos.

  Este tipo de comentário não será aceito para contagem (não esqueça que precisa de no mínimo 50% de comentários “válidos”). Então sinta o conto, e mais que isso, mostre-nos o que você captou. Deixe o seu “eu leitor” tomar conta do palco e vamos juntos fazer desse espaço um ambiente onde possamos discutir literatura com respeito e objetividade. Vamos levar essa idéia mais longe.

Se nós temos algum conselho para quem está começando?

 Leia e comente todos os contos, absorva ao máximo! A melhor dica é leia os contos desde o primeiro dia e não deixe acumular. Se ler todos os contos é um ponto por conto, não perca a chance de ganhar pontos e aprendizado com a leitura dos colegas. Até mesmo com os erros do outro nós aprendemos muito. Basta saber absorver! As criticas do DTRL não são para ferir, e sim tem o intuito de curar, mesmo quando não há mal algum. É a simples e tão prazerosa liberdade de expressão. Apenas entenda e compartilhe desse sentimento.
 
Autores que são exemplos nesse quesito:
 
Carlos Henrique Fernandes Gomes, Gilson Raimundo, TJ Nicodemus, Thiago Echer, Maria Santino, Pedro T, Ana Carol Machado, JC Lemos, Jorge Aguiar, Maddox, Mauro Alves, Anorkinda Neide... E tantos outros que assimilam a idéia e defendem a literatura ferrenhamente.

Seja mais um! Pois é esse “mais um” que nós queremos mais.
 
DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários
Enviado por DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários em 24/08/2015
Reeditado em 30/10/2015
Código do texto: T5358042
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.