A Alma Que o Diabo Veio Buscar
9k=
Clique e Entre Para Nosso 
Grupo de Terror no
 
FACEBOOK

 Filipino acordou cansado da sua falta do que fazer. Como de costume, colocou água na caneca e levou ao fogo pro café. Sua mulher estava no curral, tirando o leite da vaca pro café da manhã. Filipino olhou pro relógio e pro calendário e então se lembrou do compromisso que teria naquele dia. Ouviu então alguém bater palma. Era o Diabo.
Eita que ocê é qui nem vingança, tarda mais num faia!
 O Diabo sorriu, tirou o chapéu mostrando a careca feia com dois chifrinhos pontudos.
Posso entrar Seu Filipino?
Oxê! Mas quem sô eu pra negar alguma coisa pru Diabo? 
É... – disse o Diabo ousando do sarcasmo – Hoje não esta um bom dia pra negar nada não.
 Depois de convidado adentrou na casa, pôs o casaco atrás da porta, perguntando:
Se incomoda?
Di forma alguma, Seu Tinhoso... Mas num calor do quinto gral desse o que faiz u sinhô di casacu di peli?
Penitencia Seu Filipino, penitencia...
— Oxê! Sabia qui Diabo pagava penitencia não!
Até o Diabo paga suas dividas, Filipino.
 Filipino coou, se serviu do café e ofereceu ao Diabo, esse fez sinal de “pequeno” cos dedos aceitando:
Só uma talagadinha, Seu Filipino. Num quero abusar da sua hospitalidade.
 Sentou-se na cadeira e Filipino em cima de um velho e grande baú posto na cozinha. Filipino então alcançou um cachimbo de cedro que estava pendurado na parede, pôs fumo e começou a pitar. O Diabo tomou o café e fez cara feia. 
Vixe que trem amargo! Deixa eu dar uma pitada nesse cachimbo pra tirar o gosto ruim da boca? – Pediu descarado.
Vai me descurpa, Seu Diabo... Mas desse cachimbo de cedro só pitô eu! 
O Diabo entendeu. Filipino num tava num dia bom pra agradar... Sua esposa Dona Judite chegou com o leite. O visitante a comprimento, ela assustada se sentou.
Assusta não muié – Disse Filipino – Tou eu aqui negociandu co Diabo.
Negociando? – Se espantou o Diabo.
Sim. Sei qui é dia i hora, mais si o mal num podi se remediadu, há quem diga que ele pode ser “adiado”.
Adiado? – Se espantou o Diabo – Como assim adiado? 
Pois sim, adiado – Respondeu Filipino, dando uma boa tragada no cachimbo de cedro, causando inveja ao Diabo – Sabia qui depois qui lhi vendi minhalma acabei por torrar tudo aquele dinheirão rapidinhu? Ai eu pensei aqui cas minha catraca: “Si o dinhero du Tinhoso foi tão rapidinhu, bem qui pudia eli mi da mais um tiquinho de tempu, pra modi eu vivê i lamenta por ter vindidu minhalma.
 O diabo se levantou desconversando:
Há mais num dá não, Seu Filipino... Eu até deixei uns trem no fogo lá e vim rapidinho pra buscar sua alma e vou leva... Alem do mais seu café tava danado de ruim, seu Filipino. E o Senhor nem me deixou pitar do seu cachimbo de cedro!
 O caipira coçou a barbicha, pensou e sugeriu:
E si a minha muié prepara um café du jeitu dela, o sinhô mi dá mais um tempinhu?
 O visitante pensou por um minuto e propôs:
É... Si ela me fizer um cafezinho decente e você me deixar pitar do seu cachimbo eu te dou 300 mil cruzeiros e te deixo viver por mais um mês e meio!
 Seu Filipino fez cara feia. Pensou, pensou, pensou e fez a contra proposta:
Dá não. I si a genti fizé u siguinti: Ela faiz o café, o sinho dexa 100 mil cruzero e vorta sumana qui vem. Qui tar?
 E o Diabo mesmo inconformado por não pitar do cachimbo de cedro acabou por aceitar, indo embora depois de tomar o café mais delicioso da sua vida!
 
 Uma semana depois quem bate na porta do Seu Filipino? Isso mesmo, o Diabo. Todo pomposo, de casaco novo e chapéu vermelho.
 Seu Filipino estava acabando de coar o café e tomou um susto danado:
Jesus! U Tinhoso veiu muié! Eu mi isqueci qui era hoji!
 Os dois se desesperaram, então Dona Judite sugeriu:
Si isconde dentru du bau, homi! Eu peçu pre`le entra i ocê fica ai até eli i imbora!
 I lá si foi o Seu Filipino pra dentro do baú, enquanto sua esposa foi enganar o Diabo.
 Dona Judite o recepcionou:
Bom dia, Seu Diabo.
Dia bom sim, Dona Judite. Muito bom mesmo. Posso entrar?
Mais entre... Acabei di passa u café.
 Ele entrou desconfiado... Olhou pra cadeira... Olhou pro baú e se sentou nele mesmo. Dona Judite fez cara de susto. Estava ela servindo o café, colocando só um pouquinho quando ele sugeriu:
Por gentileza, Dona Judite, pode encher o copo que o seu café é o melhor que já tomei!
 A mulher se assustou, pois o café não tinha sido preparado por ela, e sim pelo Seu Filipino, que estava escondido dentro do baú, a qual o Diabo estava sentado em cima.
 O diabo tomou uma golada caprichada e se arrependeu até a ultima gota! Fez cara feia, olhou para a Dona Judite e perguntou:
Aonde tá o Seu Filipino?
Ele foi até u armazém... Achu qui vai demora...
Pois eu espero por ele – Disse o Diabo cruzando as pernas – Num deixei nada no fogo hoje mesmo.
 Ele então olhou pra parede e viu o cachimbo de cedro pendurado, despudorado pediu:
Eu posso dar uma pitada no cachimbo de cedro enquanto espero, Dona Judite? Tô com um gosto ruim na boca e uma pitadinha vai bem...
 Dona Judite tremeu dos pés a cabeça, pois sabia que o marido tinha um ciúme danado do cachimbo de cedro! E dentro do baú, Seu Filipino endoidou, mas nada podia fazer, pois sabia que se reclama-se seria levado de vez.
 A mulher que não sabia dizer não nem para o Diabo, acabou por pegar o cachimbo de cedro e deixou o tinhoso pitar. E lá ficou o Diabo pitando por uma, duas três, quatro horas e nada do seu Filipino chegar. Levantou-se, se espreguiçou, tirou o cachimbo da boca e falou:
Qué sabe, Dona Judite? Se o Seu Filipino chegar, diga a ele que pode ficar sossegado que eu não venho mais aqui buscar ele não. Tá aqui o cachimbo de cedro, muito obrigado pelo café e passar bem! 
 O Diabo pegou seu casaco, embrulhou, colocou debaixo do braço e foi-se embora. A mulher feliz da vida foi abrir o baú pra contar a boa noticia ao marido. Ao abrir o baú ficou surpresa: Tava uma fumaceira que só... Quando a fumaceira de fumo se dissipou, ela viu o Seu Filipino lá, mortinho da silva, asfixiado! Olhou pra janela de novo e viu lá longe o Diabo, com a alma do seu Filipino enrolada no casaco, debaixo do seu braço...