O livro vermelho - O Temido John Collier

Chegava próximo ao meio dia, o calor deixava isso bem claro. Ouvia-se muitas vozes do lado de fora da delegacia, o que indicava que muita gente estava chegando para presenciar aquele fim trágico. O bom xerife, Bob Adams, na casa dos seus 40 anos, acabara de chegar a delegacia depois de uma noite totalmente imersa em pesadelos e suor frio, e uma manhã ainda mais cansativa de perseguição a dois assaltantes de banco que se mostraram bastantes ágeis em fugir desesperadamente e se esconder nas poucas casas velhas no arredor da cidade.

Bob olhava agora fixamente para uma silhueta do que parecia um homem esquecido por Deus, o que, ao se aproximar um pouco mais, mostrou ser um ótimo palpite. O Homem que estava ali no chão ao fundo da cela tratava-se de John Macfort, ou o que sobrou dele após dias de incessantes interrogatórios, fome e sede. Ele parecia morto estendido no chão, senão pelos dedos da mão que brincavam com o que parecia ser um rato morto a dias.

Caminhando até sua cadeira, Bob vasculhava em sua memória um pouco abalada naquela manhã todas as acusações sobre aquele miserável homem e toda sua complexidade. Macfort estava sendo acusado de todos os tipos hediondos de crimes, sendo os mais graves, múltiplos assassinatos, torturas, incêndios e bruxaria. Chegava a ser totalmente impensável como aquele pobre homem sozinho teria cometido tais atrocidades. E havia algo mais, a forma com que ele havia agido fazia lembrar de história que ouvira em sua infância, histórias surreais sobre um demônio sanguinário que andava sobre o deserto e que respondia pela alcunha de “John” mas não poderia ser este que encontrava-se quase morto ao chão o mesmo “John”, ou poderia ser?

O xerife Bob Adams, nunca mais pode completar seus pensamentos, pois foi naquele mesmo instante em que John Collier surgiu pela primeira vez na vida de John Macfort, e desde então um livro vermelho é escrito sobre aquelas areias escaldantes.