SERIA O HOMEM DESCONHECIDO O LOBISOMEM?

Jonacy Lopes-

Seria o homem desconhecido o lobisomem?

Novo Horizonte distrito de Inhapim 22 de março do ano de 1940..

(Sexta feira da paixão)

Já a alguns dias surgiam boatos na região de pessoas dizendo ter visto um animal assustador, alguns descreviam que era um cachorro escuro enorme o qual andava ora em duas patas, ora em quatro patas, o animal uivava alto estrada a fora, quem o viu de perto dizia ser horripilante tal criatura tinha dentes caninos enormes assim também eram as unhas do animal, alguns já diziam saber que era ali o "lobisomem".

Um tio avô irmão da minha avó materna me narrou esta historia, segundo ele o animal surgia sempre no beirar da meia noite, muitos moradores da região vinham reclamando que suas criações ora apareciam machucadas com marcas de mordidas ora mortas com os mesmos ferimentos pelo corpo muitos faltavam partes dos corpos, era feio a situação dos animais.

Desta feita chamaram ate o padre da cidade pra realizar uma missa e jogar água benta nas propriedades e estrada foi uma romaria uma procissão por ali.

Mas segundo meu tio ele mesmo não acreditava na existência do tal animal o "lobisomem" pois nunca ouviu os uivos ou muito menos viu o tal bicho assustador.

Sendo assim ele em uma noite de sexta feira santa, sexta maior como ele dizia costume do povo caipira, mas enfim o caso foi que ele nesta noite do dia 22 de março de 1940 mais precisamente, vinha de Tabajara onde foi visitar a namorada que lá residia, ele vinha montado em sua mula a estrada deserta muito porque o povo já estavam com medo e ninguém ou quase ninguém se ariscavam a ficar nas estradas de medo do tal bicho lobisomem.

Segundo meu tio avô quando ele havia passado por uma ponte e pegava uma subida ingrime da estrada eis que ele ouviu uivos ele continuou a caminhada mais estava atento e sismado, quando ele ganhou o topo e o caminho agora era uma vargem reta um baixado, um susto da mata vinha os sons estranhos e assustadores, mas ele tinha que seguir naquela direção ali era um pequeno trecho de mata fechada dividida pelo carreiro(estrada) antes de chegar na mata ele tirou o relógio de bolso da gibreira (bolso) do casaco de couro e conferiu a hora e era pontualmente meia noite.

Ai sim a sisma virou medo de verdade, ele foi tocando a mula quando chegou no meio da mata o barulho vinha em seu rumo quebrando galhos de matos, segundo meu tio era um ronco engasgado feito cachorro, quando o bicho deu um violento uivo bem próximo ele gritou "valha-me nossasinhôra du perpetuo socorro".

Ele agora via o bicho na sua frente o bicho mostrava a boca aberta cheia de dentes e dava uns urros, neste instante ele arrancou da cintura a garrucha 44 e meteu a esporra na barriga da mula pra ela correr mas ate a mula estava embasbacada de susto com muito custo a mula desenvolveu uma caminha e o bicho veio atrás, e pra piorar o que já era ruim a frente havia uma porteira e um mata burro no mata burro não podia passar com a mula, vou explicar o que é um mata burro? "mata burro é um trecho a aberto do lado de uma porteira de estrada onde passa os carros mas os animais não passam porque existem pequenos vãos entre uma madeira e outra desta feita os animais não ariscam facilita a passagem dos alto moveis e os animais não fogem estrada a fora"

Mas voltando na historia o meu tio tocou a mula rumo a porteira e o bicho veio no encalço, ele estava em apuros uma mão a rédea e a garrucha 44 e outra pra abrir a porteira, segundo ele o sussurro do bicho beijava perto de seu cangote, ele virou e deu um tiro no bicho desta feita o bicho levou um impacto e caiu pra trás, mas levantou novamente e agora dava urros altos, meu tio já estava transpassando a porteira e deu o ultimo e segundo tiro o qual ele nem sabe se acertou no bicho.

O bicho com a porteira fechada tomou o rumo do mata burro, alivio, segundo meu tio o bicho enroscou as pernas nos vãos do mata burro e dali não conseguia sair, sendo assim ele tocou a mula estrada a fora, ao chegar em casa relatou aos familiares o ocorrido uns duvidavam , podia ser um Tamanduá bandeira uai? outros se benziam.

O certo é que no dia seguente juntou-se um povo e foram averiguar se o tal bicho estava ainda preso no mata burro, a surpresa foi que o bicho não mais estava lá, porem havia no sentido contrario uma marca de sangue na estrada desta feita eles seguiram as marcas de sangue e perto da ponte encontraram um homem já de idade meia avançada e desconhecido da região, o homem estava ferido, indagaram o homem e ele dizia que foi atacado pelo bicho lobisomem, meu tio achou estranho pois o homem estava com as vestes rasgadas e as pernas esfoladas, seria o homem o lobisomem ou uma vitima do mesmo?

O certo é que um dos sitiantes vinha na estrada com um Gipe e vendo o homem ferido resolveu levar o homem para a cidade pra ser socorrido e tratado por um medico .

Segundo meu tio avô o homem fugiu do hospital e ninguém o conhecia na pequena cidade de Inhapim.

O certo é que o bicho lobisomem nunca mais surgiu na região..

A historia ouvi e estou repassando do jeitinho que ouvi, agora acredite quem quiser?