⚽ O ZAGUEIRO- fim

Dois meses depois, o estado de Odir passou a se agravar, mas não queria contar para o filho, que estava a beira da morte.

— Tente outra vez fazer o teste para jogador na cidade grande.

Incentivado pelo pai Odair se candidatou outra vez. A comissão julgadora observava o passe, habilidade com a bola, capacidade de driblar, o chute à distância e a velocidade de suas pernas joviais. Foi aprovado e contratado como meia- armador do time. Comunicou seu velho pai que estava instalado num hotel e havia sido admitido como jogador na equipe.

No dia marcado para a partida de futebol, aguardava na reserva. O jogo seguia com muitas faltas entre os dois times, empatado em 1x1. Por um colega ter se machucado e deixado o campo, Odair foi designado para substituir seu lugar.

Ocupando a posição principal de defesa e ataque, entre a linha média e a baliza, marcando o adversário, disputando bolas aéreas com cabeceamentos, era aplaudido pelo público nas arquibancadas do estádio, que gritavam seu nome. Dez minutos antes do final do segundo tempo, o zagueiro Odair driblando quatro adversários, veloz como um leopardo, avançou no meio do campo arriscando um gol de bicicleta. O goleiro não teve chance de defender, a bola atingiu a rede. Foi um dos gols mais admiráveis do futebol. Seu time foi o vencedor e Odair havia conquistado prestígio na sua carreira de jogador profissional.

Na televisão, seu pai assistia o jogo vendo seu filho se tornar o zagueiro famoso, sendo agora bem remunerado pelo seu trabalho. Ele podia agora morrer em paz, levaria junto com ele o segredo da magia que havia feito.

Seis meses passados Odair recebeu um comunicado que seu velho pai estava internado In Extremus, numa clínica. Quatro horas depois ele parou seu carro no estacionamento do hospital. O neuro-cirurgião veio esclarecer a necessidade de uma cirurgia de emergência, solicitando autorização do familiar responsável. Odair assinava o formulário, quando outro médico entrou na sala comunicando: —A cirurgia está suspensa, seu pai faleceu alguns minutos atrás. Providencie os funerais.

No dia seguinte Odair acompanhou o sepultamento de seu pai, depois retornou para sua vila comprada na cidade. Sentindo-se culpado por ter só pensado em si mesmo, nunca ter percebido que seu genitor estava doente, abandonou sua carreira de jogador de futebol e foi estudar veterinária.

Na cidade onde viveu com seu pai falecido, a prefeitura decidiu reconstruir alguns túmulos danificados e abandonados de celebridades no cemitério. Um deles de onde foi retirado o osso do tendão do pé foi reconstruído, as letras de metal repostas e agora se podia ler claramente o nome do jogador ali sepultado:

┼ Manuel Francisco dos Santos

Anjo das pernas tortas, alegria do povo

Mané Garrincha

* O pássaro Garrincha, conhecido como Corruíra deu origem ao apelido do jogador Garrincha.

⚽ FIM

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 28/08/2022
Reeditado em 28/08/2022
Código do texto: T7593096
Classificação de conteúdo: seguro