A VOZ DO SILÊNCIO

No conselho regional de fonologia, se reuniam otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, apresentando o diagnóstico resultado da audiometria efetuada nos pacientes, causado pela "Poluição Sonora."

— Estamos enfrentando um grave surto de surdez coletiva. Sempre mais pessoas necessitam de aparelhos retroauriculares nos ouvidos, escutam pouco ou quase nada, precisam de implante coclear (biônico). Os ruídos de aeroportos, transportes, buzinas, sirenes, máquinas, bailes funk, fones de ouvido, mp3, áudios, E-bocks, computadores, danificam as células internas dos ouvidos, levando a perda auditiva irreversível e surdez. O barulho se reflete na saúde física e mental da população, ocasionando estresse, irritabilidade, ansiedade, insônia, dor de cabeça, problemas de comportamento como agressividade e violência social. Também afetam a vida animal e vegetal, desorientam a comunicação dos pássaros, dos agentes polinizadores de plantas. Os ruídos ultrapassam 140 decibéis, sendo que o máximo suportável pelos ouvidos são de 80 decibéis. A medicina pouco pode auxiliar nesse caso, a poluição sonora é uma pandemia silenciosa que atinge pessoas de todas as idades e se agrava cada vez mais. Com o vírus Covid 19, a boca de todos foi tapada com uma máscara, houve distanciamento e falta de comunicação social, incentivando o manuseio de celulares, vídeos, aulas online, dificultando ainda mais a situação da poluição sonora.

Assim com o passar do tempo, as escolas para surdos passaram a ser bastante procuradas, para se aprender a linguagem de sinais em Libras, havendo necessidade de ampliar as salas de aulas para receber a grande quantidade de alunos e contratar mais professôres qualificados em comunicação para surdos.

Na rua tornou-se comum o uso de tapa-ouvidos pelos adultos, adolescentes e bebês, também varetas auxiliares com sensores, cães orientadores na coleira, e também cães robôs. A linguagem em libras e sinais passou a ser um dos principais meios de comunicação, sendo incluída e obrigatória na aprendizagem já na escola primária.

🤏 👈 👉 ☝️ 👆 👇 ✌️ 🤞 🖖 👌 🤙 🤚 🤟

Enquanto a pandemia silenciosa de surdez se alastrava, a tecnologia se desenvolvia sempre mais e aumentava o barulho prejudicial que se propagava pelos ares. . .

▬▬►segue no cap. 2

******************************************************************

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 18/09/2023
Reeditado em 18/09/2023
Código do texto: T7888573
Classificação de conteúdo: seguro