A VOZ DO SILÊNCIO- fim

A medida que a pandemia de surdez humana aumentava, ocasionada pela poluição sonora, se manifestavam surtos psicóticos, como esquizofrenia maníaco-depressiva, auto-mutilação, e as pessoas passavam da depressão ao suicídio. A natalidade diminuía sensivelmente, as mulheres se recusavam a terem bebês já surdos, para cuidar o resto da vida, optando por abortos, e a humanidade caminhava lentamente para sua própria extinção.

Por não suportarem as ondas sonoras elevadas, de aviões e fogos de artifícios, centenas de pássaros caíam mortos do céu. Animais marinhos que se comunicam por silvos sonares como baleias e delfins, desorientados com apitos de navios, encalhavam na areia das praias, ou boiavam mortos na superfície das águas do mar.

Considerando crime ambiental, o ministério da saúde e autoridades decidiram decretar leis para controlar os ruídos, sob multa e pena de prisão. Drones com sensores e radares foram distribuídos, construídas barreiras a prova de som nas auto- estradas, conseguindo reduzir a poluição sonora. Depois de algum tempo as células internas dos ouvidos, passaram a se regenerar, para alívio de todos. Os humanos haviam aprendido a preservar o silêncio e sua importância no ecossistema.

Mas uma nova ameaça silenciosa e despercebida se aproximava : A Poluição Visual, ou Poluição Luminosa. O excesso de luz artificial, como iluminação pública, anúncios, banners, placas, outdoors, bioluminescência, shows de luzes neon, telas de computadores, objetos e tecidos brilhantes, sobrecarregavam os olhos, resultando em prejuízo visual. Sempre mais pessoas ficavam "curtos das vistas", aumentando casos de miopia, astigmatismo, cegueira noturna, conjuntivite, degeneração macular, fotofobia, necessitando de óculos, lentes de contato, uso de colírios e medicamentos.

Mas até que no futuro, oftalmologistas e óticos descubram que a causa é a Poluição Luminosa, muitos animais e humanos já terão ficado cegos.

😎 FIM

**************************************************************

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 19/09/2023
Reeditado em 19/09/2023
Código do texto: T7888970
Classificação de conteúdo: seguro