O Juízo Final
Um Causo do Compadre Lemos



Pois não é que Zelão e Biriba, pai e filho, os dois desocupados profissionais lá de São José do Anta, resolveram, por absoluta falta do que fazer, roubar os figos da Figueira do Cemitério?

E foram à noite, para não dar na vista. Lá chegando, subiram na figueira e começaram a dividir entre eles, os frutos:

-- Um pra mim, um pro senhor. Um pra mim, um pro senhor.

A figueira, ficava – Deus sabe porque – bem perto do muro, sendo que algumas galhas o ultrapassavam, fazendo sombra na calçada externa. Tal localização fez com que dois figos caíssem no lado de fora do cemitério.

-- O senhor viu? Caiu dois lá fora. Disse Biriba que, por respeito e tradição, chamava o pai sempre de “senhor”.

-- Deixa, diabo! Depois nós pega eles! Respondeu Zelão, que tinha o péssimo hábito de xingar sem motivo.

-- Sim senhor.

E toca a tirar figos, fazendo a divisão.

-- Um pra mim, um pro senhor, um pra mim, um pro senhor...

Ocorre que Pedro Garapa, o bêbado oficial da cidade, que dormia na calçada, junto ao muro, acordou, com o barulho dos dois ladrões. E a conversa prosseguia:

-- Um pra mim, um pro senhor, um pra mim, um pro senhor...

-- Conta isso direito, diabo! Não vá me roubar não, viu?...

Pedro saiu em desabalada carreira, indo bater na Delegacia, onde o Cabo Cezinha o atendeu.

-- O que foi, Pedro? Viu fantasma, home?

-- Pior, Seu Cabo. Eu vi foi Deus mais o Diabo, lá no cemitério, dividino as alma! É o fim do mundo, Seu Cabo! Acode!...

-- Uai, sôr!... Conta esse causo direito!

-- Foi sim, seu cabo, eu juro! Os dois tava contano os difunto, bem assim: “um pra mim, um pro Senhor, um pra mim, um pro senhor”. E até Deus deu um rapa no Tinhoso, falando: “Conta isso direito, Diabo!...”

-- Ara!... Será chegou o Dia do Juízo Final?... Essa eu quero ver de perto! Vamos lá!

E foram. Chegaram.

Chegaram bem no momento em que Biriba perguntava ao pai:

-- O senhor acha que acabou? Tem mais não?

-- Tem não, diabo. Agora só falta pegar aqueles dois que tão lá fora!

Dizem que tanto Pedro Garapa quanto o Cabo Cezinha estão correndo até hoje! Sumiram no oco do mundo!...

É cada uma!...

                         

Compadre Lemos
Enviado por Compadre Lemos em 13/09/2008
Reeditado em 01/08/2010
Código do texto: T1176310
Classificação de conteúdo: seguro