João

João. Eita João. Tá velho na guerra. João, cansado do mundo, né? Pés doendo. Dói, né? João caminha por ai. Livre feito só ele. João anda um pouco triste. Que triste o quê! Tem mais é que andar feliz! João ta velho na guerra! João anda feliz! João tem amigos. Amigo. Tinha, não tem mais. Tinha amigo: Juscelino. Juscelino, velho bom. Juscelino conheceu João Henrique. João Henrique. João Henrique teve muito dinheiro, andava de carrão, mas morreu. Morava num casão. É, morreu. João Henrique morreu triste. Tinha nome bonito: João Henrique Golvez. Tinha amigo bom, mas morreu. Juscelino já ajudou muito João, né? Mas Juscelino chateou João. João só é João! Não é João Henrique! Não é João vira-lata! Não mesmo! João não vira lata! João pega latas pra trocar por moedas pro café e pra janta. Mas Juscelino era bom; muito chorão, mas era bom. Chorava quando João pedia café na padaria. Juscelino tem padaria, homem bom. Tem duas padarias. Juscelino com João é muito queto, não falava um piu. Mas aquele dia falou, o dia do olho furado, chateou João. Não quero mais ver Juscelino, Juscelino não é amigo não. E João; João não vira latas não! João pega latas pra trocar. João tem uma tristeza. não quer andar triste, mas tem uma tristeza. João é sozinho, acorda sozinho e dorme sozinho. Dorme escondido. Dormia na Praça das Moça, mas maloqueiro fez maldade com João. Desgraçado, não gosto. Maloqueiro furou olho de João. Olho direito, da mão que escreve. Olho direito. É ruim, né? Juscelino abraçou João quando viu João de olho furado. Juscelino é bom. Juscelino era bom. Juscelino deu bronca. Juscelino falou que João vira latas. Juscelino falou que João Henrique não morreu! João Henrique morreu! Morreu! Mas João ta vivo. João tem uma tristeza, mas ta vivo, né? João ta velho na guerra. João já amou. Amou muito. Ama ainda! João ama! Não mulher, mulher não. João não ama mulher. Mulher mata. Matou João Henrique, mas não mata João não. João Henrique amou mulher; mulher João não ama não. João ama Boneca. Boneca é mais bonita que mulher. Boneca ama João. Boneca não desama nunca. Boneca fica sempre amando. João tem uma tristeza. João perdeu Boneca, né? Mas vai achar! João vai achar Boneca! João tem uma tristeza. João perdeu Boneca. João dormiu e levaram Boneca. Quando acordou; cadê Boneca? João ama Boneca. Conheceu Boneca na Rua Davide Perez; João tem pés doídos. João tava procurando lata e papelão no lixo das casa. Quando João fuçava os papelão do lixo viu uma mulher. Mulher teve medo de João. Mulher jogou Boneca no lixo que João mexia e saiu correndo. Todo mundo tem medo do João, menos Juscelino e Boneca. Pode João? Mulher tinha jogado Boneca no lixo! Pode João? No lixo! João pegou Boneca. João amou Boneca quando viu. João ama Boneca! Boneca é pequena, pequena feita um pombo. Boneca é de pano duro e não tem um olho. É como João, não tem um olho. Boneca era boa; gostava de João. Boneca gosta de João! João vai achar Boneca! João tem uma tristeza. Quando João achar Boneca, vai costurar o olho que falta. Boneca vai ficar feliz! Boneca não pode ser triste igual João. João tem uma tristeza. Uma tristeza e pés doendo. João sabe o que fazer. João sabe o que tem que fazer. João ta cansado do mundo. João ta velho na guerra, né? João vai fazer aquilo lá, né? João precisa fazer! João ta cansado! Mas antes João tem que falar com Juscelino. João é sozinho mas tem Juscelino. Juscelino. Juscelino amigo chorão. Amanhã João vai fazer aquilo! Amanhã! Amanhã! Agora João vai ver Juscelino. João não liga pra o que Juscelino disse. Juscelino não disse pra machucar. João vai tomar café! Último café! Esse café João faz questão de pagar! Juscelino pode não querer, mas João vai pagar! João tem moedas, muitas, umas vinte delas! Eita, João! Agora João ta feliz! João vai abraçar Juscelino e amanhã vai fazer aquilo lá. João sabe que tem que fazer. Eita, João! Pés doendo. Ta cansado do mundo, né? Quem sabe João encontra Boneca do lado de lá?