SIMÃO BACAMARTE, NA ACADEMIA!?

Enquanto, anda de bicicleta na academia, Ivani colabora nas palavras cruzadas junto ao professor, e outro jovem. 1. Obra da inteligência; criação... As perguntas fluem e as respostas, para as questões mais simples, primam pela velocidade. 2. Autor do Alienista... Machado de Assis! Ivani, responde, sem pestanejar! Sentada na esteira, Gabriela, uma moça que trabalha no lugar, e que gosta de sempre palpitar sobre tudo que ouve, saiu com essa! ”Conheço muito bem, Machado Martins. Toda a noite rezo as suas orações. Sabe que ele conversa comigo. Fica falando na minha cabeça, dando palpites na minha vida.” A situação foi tão cômica, pois a cena em questão, lembra alguns personagens do Alienista: (...) os inocentes aficionados em enigmas e charadas... Bem! Depois do riso, o trio volta a fazer as cruzadas. A mãe de Gabriela vai se achegando. “Que bom Ivani que você está de professora dos meninos”. A moça, então, conta a sua história de um realismo fantástico, e fala: “Não é verdade, mãe que faço as orações de Machado?” Ivani, tenta explicar a situação, mas, a recém chegada nem a ouve e responde: “Ah! Professora, a coitada, confundiu o tal do Machado com Chico Xavier”. Nesse contexto, o próprio Simão Bacamarte, internaria a todos na Casa Verde.