Coringa? (miniconto)

O ronco assusta a todos. O que ele é? Um personagem do realismo fantástico de Gabriel Garcia Marquez? Será que na sua árvore genealógica tem um ramo das famílias Buendia-Iguarán? Mora em Macondo? O certo é que nasceu no Brasil; este país de lingua portuguesa arrodeado de paises colonizados por espanhóis. O mistério faz parte da sua vida. Já serpenteou pela casa como uma jibóia. Outra ocasião ficou amarrado na jaqueira, como se fosse o fruto. Contam os familiares que até cheirou a jaca. Certa madrugada acordou a todos cantando como galo. Outra ocasião propagou : Pode-se pescar com um verme que haja comido um rei, e comer o peixe que se alimentou desse verme. COM VOZ SEVERA PERSONIFICANDO O REI: Que queres dizer com isso? Nada; apenas mostrar-vos como um rei pode fazer um passeio pelos intestinos de um mendigo. O ronco agora esta mais alto! O certo é que uma Harley-Davidson estacionou na cozinha. Os moradores até sentem o cheiro da fumaça do escapamento. Ninguém o compreende. É um solitário no seu mundo. Anda saltando pelo corredor do segundo andar da casa. Para! Pensa! Houston, aquí a Base Tranquilidade… o Eagle pousou. Para! Fica olhando para o nada! Desce a escada do sobrado devagar para não escorregar. Pisa no chão e fala olhando firme: ESTE É UM PEQUENO PASSO PARA UM HOMEM, UM GIGANTESCO SALTO PARA A HUMANIDADE. Os moradores sem compreender dão as costas e o deixam sozinho. Lágrimas escorrem dos seus olhos. O reflexo da lua inunda a sala.