As rãs que pedem um rei

" Muitas vezes

desejamos o que

depois lastimamos

ter ! "

As rãs viviam livremente nos seus charcos, quando tiveram o capricho de pedir a Jupiter que lhes arranjasse um rei que reprimisse energicamente os seus licenciosos costumes.

O pai dos deuses sorriu-se ao ouvir tal pretensão e lançou-lhes uma grande viga. Quando as rãs ouviram o barulho que o madeiro fez ao cair na água, fugiram espavoridas; mas para conhecer o novo rei , uma delas estendeu a pouco e pouco a cabeça e vendo que era uma viga, chamou as outras que, sem medo subiram todas para cima, e gritaram que queriam outro rei, porque aquele para nada servia.

Então Jupiter mandou-lhes uma cegonha que as começou a comer umas após outras. As aflitas rãs queixaram amargamente a Jupiter , pedindo-lhe que as livrasse quanto antes daquele tirano, mas o deus respondeu-lhes :

_ " Agora sofram as consequências da vossa inoportuna súplica, e já que pediram com tanta ânsia um rei¨, aí o teem.

*****ooooo****

Fábula de Esopo , escravo negro que viveu no século sexto a.C. Todas essas histórias ele colocou na voz de animais mas ,nada é do que a reprodução que acontece, frequentemente, com os seres humanos . Colocando os fatos nas "costa" dos bichos, não ofendia ninguém e cada um que vestisse a carapuça . Sábio escravo ! Sempre correu boato de que ele era um personagem lendário. La Fontaine e outros escritores , se aproveitaram ( no bom sentido) de seus escritos fabulosos .

JUPITER< pais dos deuses na lMitologia romana . Na Mitologia grega é ZEUS . Em Astr, é o maior planeta do sistema solar.

Kalena,inv.ag. lua cresc.2010

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

kalena
Enviado por kalena em 12/08/2010
Código do texto: T2433065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.