'' O HOMEM QUE ENTENDIA...tudo...DE RADIOS""



             Zelão ganhou um radinho de pilha, japones, era um daqueles primeiros, tinha te' uma capa, bolsa, de couro, aquelas...que tinham os furos, os buracos, os cortes, certinhos..deixando ver so' o necessario , o radinho era de plastico preto e a capa marrom, fazia um lindo contraste, pequenos pontos pretos aparecendo e 'a noite, quando ligado, se iluminava todo de verde...

          Zelão amava tanto este radio!!! e devo dizer, que pena!!!

           Zelão era meio '' diferente, tinha nascido assim, meio deficiente, diziam '' bobão''...mas eu era amigo dele e sabia..ele não era bobo não, esperto tambem não era, coitado, mas bobo no sentido como nos conhecemos , não era não...era meio atrasado no pensar, no falar, tinha sim, dificuldades na fala, na escrita...mas como eu tinha paciencia, deixava ele falar devagar, comigo era tambem bastante diferente...nos nos davamos bem e pronto

           Zelão cresceu, eu cresci, casei e mudei

           Zelão que não era bobo não, tambem casou, acreditam?, fez filhos na Dita, a Bebedita, negra danada, mas boa e bonita, e com o tempo foi engordando, tendo filhos um atras do outro, Zelão trabalhando na '' venda'' do bairro, sempre trabalhou por la'...carregava de tudo, pesadas caixas...coitado!! e Dita foi ficando ranzinza, chata, e invocada, invocada principalmente com o Zelão..e passou a maltratar, xingar, '' escurrassar'' de casa e a unica distração, diversão do Zelao era o radinho de pilha japones que ele tinha trocentos anos...e Dita ameaçando que quebraria o tal radio....e um dia quebrou, partiu o coracao do Zelão...ele?

           Pela primeira vez na vida dele, da minha e de todos os moradores do bairro..Zelão bateu, bateu mesmo, bateu feio na Dita...que agora era uma verdadeira '' cabrita''...endemoniada mulher sohhh!!! que que tinha que quebrar o radinho do coitado?...ele adorava ouvir logo cedo seus sertanejos e de tarde a ave maria...seis em ponto!!...ela foi para o hospital normal e depois foi para um hospicio Municipal, por la' ficou, morreu tempos depois...quebrando tudo quanto era radio que encontrava por la'...os radios a deixam loucas, de pedra...e era com pedradas que ela quebrava os radios...o do Zelão nao, foi atirando com força no chão...sem a capa...espatifou e ainda pisou em cima...coisas de mulheres e mulheres loucas...eu heim!!!

             Zelão pegou uns tempos de cadeia, cumpriu, e voltou a morar na mesma casa e no mesmo local...os filhos as avo's criando e ele tinha embrulhado bem os restos do radio de pilha japones...quando voltou, voltou a trabalhar na venda do bairro e comecou a consertar o radio de pilha japones...comprou uns livros, baratos, sobre radios, e quando conseguia ler e não entendia pedia para alguem ajudar...todos ajudavam, ninguem tinha coragem de negar...que pecado não?...e Zelão tanto leu, tanto estudou sobre montar radios, ondas de radio...tudo tudo..era ruim em tudo o mais...2+2 Zelao???...hiii Zezito num sei não...que voltagem usa Zelão neste radio aqui?...110 Zezito ...e naquele la'?  cuidado Zezito...aquele e' 220 não liga errado não...sabia tudo o Zelao...tudo de radio...era um expert..

              Tanto era que comecou a consertar radios no bairro e ficou tao bom nisto que vinha gente de outros bairros, lugares e ate' lojas do centro mandando para ele consertar...mas o radinho de pilhas japones era diferente...não encontrava em lugar nenhum peças iguais ou mesmo substitutas...não tinha um livreto ensinando..e era muito antigo agora...tinha ganho em 1964 e ja' fazia mais de trinta anos ...mas ele tentanto e quase conseguindo...a caixa preta ele ja' tinha colado todinha...cabia certinha na bolsinha marron...ele me mostrava e sorria...e foi comecando a colocar as peças..uma a uma..e um dia foi ate' minha casa, eu morava por perto de novo...

               Zezito vem la' em casa...agora...vem, e correu na frente

               Larguei tudo e fui...e ele chorando e o radio de pilhas japones funcionando...funcionando não,,. dando, emitindo apenas  ''estaticas '' , chiados ..barulhos sem pe' nem cabeca..falei:-

               Que bom Zelão...parabens!!!...ele rindo, contente e falando com o radio, respondendo, e perguntando tambem...mas eu tinha mais o que fazer do que ficar ali escutando baboseiras..Zelão tinha estas manias, falava e ria sozinho...tadinho! dizia minha santa mãe...minha mãe tinha um do' dele...dizia:- tenho memo tadinho!!! e se fosse oce fio que fosse anssim?...tinha razão mãe...hoje que sou pai penso assim tambem...tadinho!!

                 Uma semana e não mais vi Zelão, perguntei dele la' na venda e disseram que não estava mais trabalhando por la'...estranho!!! pensei...a venda era a vida dele...e esqueci do Zelao por mais uma semana ou duas? e um dia resolvo:-

                 Vou passar por la'...Passei...Zelão , contente por me ver, me mandou entrar, mandou sentar, me serviu refrescos, estava limpo, barbeado, a casa limpa...estranho!!! que estava havendo?? perguntei...me levou no quarto onde consertava radios...tudo organizado, limpo e uma musica tocando e logo parou, o locutor anunciando a radio que era...era uma radio local e Zelão me mostrando o radio de pilha japones..'' falando, cantando'' novinho em folha Zezito..novinho!!! e ria e me contava e eu não acreditava, impossivel de acreditar...mas eu estava vendo...o radio de pilha japones fabricação de 1963...funcionava de novo...

                  E Zelão me pediu para voltar 'a noite depois das 22 hs...voltei!!!

                  Zelão ligou o radio de pilha japones..virou o dial para todo lado e de repente aqueles chiados, estaticas, barulhos e Zelão conversando com o radio...louco? pensei eu...louco!!! e ele viu minha cara...e falou para o radio:- ele não acredita...como faze-lo acreditar ( cai das pernas...falando um portugues correto assim? não era o Zelão que eu conhecia..sentei!!)..eles dizem que hoje no almoco la' na empresa voce comeu costeletas de porco...e que ontem voce teve uma pequena conversa particular com seu filho mais velho...sobre fumar...e' verdade?  era.

                   Zelão tinha me contado que quando ele tentava consertar o radio de pilha japones ele comecou a ouvir umas estaticas, chiados e barulhos e que no comeco não entendia mas aos poucos foram mudando para uma linguagem normal e ele tudo entendia...e eles foram lhe ensinando a como fazer assim, assado e o radio ficou consertado e eles lhe foram tudo ensinado e ele tudo aprendendo e que quando tudo estava pronto , 'a noite, e sempre depois da 22 hs...atraves do radio de pilha japones vinham ondas diferentes e que eles se materializam e por ali ficavam...logo na primeira vez veio um medico...examinou Zelão todinho...voltou na onda...retornou com algo na mão...injetou no corpo de Zezito...deu o que deu...curou.

                    E assim foram noites e noites...vinham, ajudavam, limpavam...sempre dentro de casa, nunca la' fora...e dava para notar a diferenca...a casa um primor, por dentro,,,por fora, nossa senhora!!! uma bagunçaa, jardim e quintal então!!! porisso ninguem notava...ninguem nunca o visitava....so' eu

                    E ele me disse que se eu quizesse um deles viria...se materializaria...eta palavra dificil!!! e ele falava rapido e rasteiro..sem pensar....que diferenca!!!...eu disse sim...claro, queria ver...e vi...

                    Um zumbido forte....uma onde de calor, seguida de uma outra de frio intenso e uma nevoa se dissipando e no lugar uma '' coisa''....horrivel, para nos claro...eu fui me afastando, a '' coisa'' parada...me olhando...tinha olhos, claro, boca e nariz tambem...mas era uma '' coisa'' nao tao grande, azul bem forte , bracos longos, maos com muitos dedos..e pernas arqueadas...e tinha um par de antenas...e falava, gesticulava e Zelão tudo entendia...eram, pareciam, amigos...e Zelão me dizendo que este era o medico, o doutor...que fazer? estender a mao? se apresentar? nem morto, pensei... eu heim!!!

                      Zelao me dizendo....deite no chão...deitei...ele , a '' coisa'' veio mais perto...fiquei olhando de baixo para cima, ele me olhava tambem...e comecou passando um bastão...que foi ficando vermelho em certos pontos do meu corpo...e no figado...avermelhou de vez...parou...falou e Zelão traduzindo...voce esta' com comeco de '' cirrose''..bem no comeco, se não parar de beber...tomar bebidas alcoolicas vai piorar....( puta que pariu...era mesmo...era verdade...meu medico ja' tinha me avisado e que poderia complicar os rins...merda!!!)...e ele diz para voce ficar quieto e parar de pensar estas coisas...Zezito!!! voce pensando palavrões?....heheheh...parei ate' de pensar...que coisa!!! lendo pensamentos das pessoas...quem pensa que ele e'...ops!! ta' lendo...parei...

                        Dizia coisas e Zelão traduzia...foi assim durante quase uma hora...e foi o final.....zumbidos, calor, frio, nevoa e fim..sumiu, ficou  chiados, barulhos, estaticas e Zelão desligando o radio de pilhas japones...me despedi e fui tomar uma ceva gelada, para esfriar a cuca...não poderia, mas eu necessitava...para me acalmar um pouco...

                        Zelão nao me pediu segredo...e nem precisava, sou um tumulo de terra batida e bem socada...seu segredo esta' por la' enterrado e como tenho medo, muito medo do desconhecido nada falo...e hoje Zelão nao e' mais considerado o '' bobao'', o bobo da corte do bairro...conserta radios, tvs  aparelhos eletricos de todo jeito e tipo, computadores então...e nao e' mais na casa dele não...que por la' não tinha mais condição...a casa do Zelão e' aquele ditado ao contrario...por dentro bela viola, por fora pão bolorento...nenhum fregues se atreveria a atravessar a mataria que seu quintal '' virou'' ...eu disse isto 'a ele, ele entendeu e uma loja na rua principal do bairro montou...ganha dinheiro, os filhos tem de tudo...e a Dita, a loca de pedra que quebrou o radinho de pilha japones que ele ganhou quando era criança...tambem tem de tudo, coitada!!! tem um bom tumulo agora, que Zelao mandou fazer, pagou uma nota preta para ter a sua '' preta'' bem acomodada, e sempre flores tem por la''' coitada!!!

                        Gostou? que bom...mas...mas não acreditou não, acreditou?...pode acreditar, foi verdade sim...duvida? dou o endereco da loja dele...vai la' na rua Governador, logo depois que voce passa a Germania tem a igreja  matriz do Bonfim..então!! em frente da matriz fica a loja do Zelão...ele ta' bem velho ja', mas continua forte  e vigoroso...fala bem, e' inteligente....patenteou uns bonequinhos e manda fabricar e vende, e muitos, de uma  ''coisa'' azul bem forte e que tem antenas, bem igual ao que vi naquele dia por la'...vende adoiado, ganha muito dinheiro com estas '' coisas''...mas que ele, Zelão , chama de ''Zuis""...a criançada, e marmanjos tambem, adoram os Zuis...eu ate' comprei um...fico olhando, mas não falo nada com ele...eu heim!!! tenho medo que me responda..e se me responder?  caiu duro, desmaio...quem era bobo...Zezito ou Zelao?

                        Os '' Zuis '' e' que não são...nunca foram...e  nem

                        Nunca serão.....

                   ******************************

Diz o Zelão que  eles , os Zuis, são da,, pertecem 'a Galaxia Orion...seja la' onde isto for, ou estiver....eu acredito, eu vi....que não viu pode acreditar...eles existem, estao la' fora...deixe-os entrar !!!

                          
                            

                              

                            
                            
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 26/08/2010
Reeditado em 01/01/2011
Código do texto: T2460878