'' A MULHER QUE GOSTAVA DE SAPATOS''

           '' DIAS ATUAIS''.....


           Foi seu ultimo desejo :- Me enterrem nua, coberta de girassois, coloquem em mim, meus sapatos vermelhos de salto fino, Luis XV, e nao os cubram com os girassois...eles devem aparecer, eu nao, porisso cubram todo o meu corpo com os girassos , inclusive meu rosto, maos, tudo...so' meus pe's calcados com meus queridos sapatos vermelhos, saltos Luis XV 'a mostra. E seguia sua assinatura, data, assinatura do advogado e de duas testemunhas e tudo selado, pago, e registrado em cartorio.

             E tem quem jura de pe' e bracos juntos que na hora que o caixao baixou 'a sepultura, ouviram barulho no caixao...risadas, gritinhos abafados, gargalhadas e um movimento la' dentro que so' escutando para saber..dizem que Izabo Le Bay estaria se olhando, se mirando, vendo os seus amados sapatos, conferindo se realmente eles estavam indo junto com ela...foram.

            Deixou na mansao em que morreu, 3678 pares de sapatos SEM uso, 

            Deixou tambem 5987 pares de sapatos USADOS apenas uma vez

             Deixou 6567 pares de sapatos USADOS duas vezes
 
             Deixou 4345 pares de sandalias de cores e modelos variados, sem repeticao nenhuma
 
             Deixou 3323 pares de botas,  tambem sem repeticao de cor de modelo, ali tinha botas de todo material, couro, plastico, vinil, camurca e botas de inverno, social, lindas botas!! 

             Deixou tambem 200 tamancos, 50 dos quais tipo Carmem Miranda, nenhum repetia cor modelo

             E nenhum era igual ao outro.E se nao eram iguais, claro, eram diferentes com certeza eram, e eram sim.

             E o comentario, as fofocas das fofoqueiras de plantao, aquelas que vao 'as igrejas em casamentos que nao foram convidadas, vao mal vestidas mesmo, chegam bem antes da cerimonia comecar, sentam nos ultimos bancos, levam batatinha para descascar e por la' ficam fofocando de quem entra...do noivo..da noiva entao!!! coitada..e ate' do padre, e nao vao embora antes que o ultimo convidado saia..e se tem outro casamento a seguir, ficam por la'...fofocando, e nem conhecem ninguem...fofoqueiras!!!...

             ........e entao os comentarios, as fofocas eram que ela , Izabo Le Bay, viveu uma vida incrivel, luxo e riqueza, mas era pao dura..nao dava esmola, nao tinha do' de ninguem e apenas uma coisa amava....sapatos.

            Desde que nasceu ate' a idade de 16 nunca tinha colocado sapatos nos pe's...e quando ela veio para a cidade grande trabalhar de empregada, ganhou da patroa, um par de sapatos usados, pretos, pesados, horriveis e viu os da patrou..se apaixonou, usava na casa quando a patroa nao estava e um dia que a patroa jogou no lixo alguns pares, ela foi la' pegou, levou para dar uma arrumada e comecou ai sua paixao louca por sapatos...e os vermelhos sempre foram seus preferidos.

            E quando o convite do desembargador, velho '' ''milhonario'', tinha '' milhoes'' como ela dizia, aceitou e foi trabalhar de ''bailarina'' classica na boate da Mademe Zingleta, lugar onde ela ficou tambem '' milhonaria''...tinha milhoes tambem de conhecidos, amantes, viajantes, marinheiros, soldados guerreiros...comecou a comprar sapatos adoidada...

          E se comentava que ela era mal vestida, cafona, caipira, colorida, perua ...vestia cada roupa horrivel, diziam, nada combinando com nada...mas sapatos!!! um mais lindo do que o outro e usava com aquelas roupas horrorosas...tudo '' descombinando'' 

          E ate' o final da vida foi assim e quando ja' estava bem perto dos seus 90, apareceu uma velha, bem velha mesmo e lhe ofereceu o par de sapatos vermelhos salto Luiz XV lhe dizendo que eram encantados, magicos e pediu um preco alto....queria que quando ela morresse e antes que fosse enterrada cortasse seus compridos cabelos, nunca os tinha cortado a vida toda...e os desse para a velha...ela viria buscar, saberia a hora...e assim foi..tudo foi feito, foi enterrada de sapatos vermelhos Luiz XV e quase careca....mas foi feliz!!!

          E hoje se voce for passear, dar umas voltas la' pelo cemiterio onde Izabo Le Bay foi enterrada, e visitar seu tumulo ,vai ver o grande trabalho que a prefeitura tem por la'...aparam a grama sempre ,mas o tumulo dela tem que aparar todo dia...o cabelo nao para de crescer, e dizem ,dizem que e' porque ela esta' de pe' e olhando para os sapatos que tanto adorava...

          Sera' verdade?

                          ***************************



                  

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 27/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2463202