"" A VENDEDORA DE FLORES ""

'' A VENDEDORA DE FLORES ''....um caso veridico, acontecido nos idos dos anos 60, eu nos meus 20 conheci dona Arminda muito bem, era amiga de minha mãe e as duas eram as '' fofoqueiras'' do bairro, depois disto que aconteceu, dona Arminda sumiu, se escafedeu,e minha mãe não tinha mais com quem '' fofocar''...coitada!!! coitadas!!! infelizes!!...mas felizes...de nos!!!

Dona Arminda ficou viuva.

Ja' estava nos seus 59.

Com todo o dinheiro que recebeu com a morte do marido, seguro por exemplo, comprou uma banca de flores na porta do cemiterio.

Adorava flores, sempre gostou.

O finado marido não.

Alem dele não gostar dizia que tinha alergia.

Vai ver que tinha mesmo, vivia espirrando por nada.

E ela, numa segunda começou suas vendas.

Na sexta, sabado e domingo a antiga dona da banca, dona Stella, tinha ficado junto e ensinando tudo, apresentando fregueses e apresentou uma delas, dona Olinda, nos seus 60 mas ainda muito ativa, morava perto, vinha 'a pe', comprava suas flores, entrava no cemiterio e so' na semana seguinte voltava novamente...era pontual!!. era viuva tambem ja' mais de 20 anos e dizia que vinha comprar flores para o tumulo do finado marido.

E assim foram algumas semanas, e um dia dona Olinda comprando dois buques, dizia que um era para o marido e outro para um amigo do marido, e sem dar maiores explicações se foi, e foram se passando os meses...e dona Olinda vindo uma vez por semana, um ano se passou e dona Arminda sempre curiosa, tentava dar um dedo de prosa com dona Olinda....que nada!!!...a velhinha parecia um quiabo, era lisa , rapida e rasteira...chegava, pedia, pagava, sumia.

E um dia dona Arminda não aguentando de curiosidade seguiu dona Olinda assim que ela pagou e se virou , dona Arminda pediu para a dona da banca ao lado ''olhar um pouco a banca '' e zapt....seguiu dona Olinda, e ela andando pelo meio do cemiterio, dava voltas e mais voltas, parecia perdida naquele sol quente da tarde, de repente parou em um tumulo, ali depositou um buquet e no da frente outro...ficou um pouco por ali e dona Arminda levou um bruta susto, dona Olinda tinha desaparecido no ar, ela, dona Arminda, estava olhando e de repente a velhota...sumiu.

Dona Arminda correu, olhou para todos os lados, atras dos tumulos e nada...nadica, e ai ela se deu conta.....o tumulo que dona Olinda tinha colocado um dos buquet era do seu marido, Juvenal....o marido de dona Arminda...e ela olhando melhor o tumulo em frente viu o outro buquet ali depositado e foi olhar as fotos...um homem que parecia ter a mesma idade que seu marido...Carlos, e em outra foto....dona Olinda...e na placa dizia a data de nascimento deles e de falecimento tambem...e ela não acreditava no que via e muito menos no que lia....saiu dali apressada, com medo.

Fechou sua banca e foi ate' a casa da antiga dona da banca de flores , e ali, nervosa, contou tudo o que tinha visto.

Dona Stella acalmou-a, mandou sentar, serviu um cha' preto e forte, dona Arminda ainda tremia, foi se acalmando e dona Stella tudo contando....sabia de tudo mas como não tinha nada com isto nada tinha contado , comentado com dona Arminda, mas...desde que dona Olinda tinha ficado viuva , mas de vinte anos, vinha sempre comprar flores uma vez por semana para o finado marido, no começo vinha so' mas pouco tempo depois vinha acompanhada com um homem, 'as vezes sim, 'as vezes não..., se conheceram justamente ali no cemiterio, os tumulos das duas familias ficavam frente 'a frente, mas dona Stella ficou sabendo que ele era amante dela, era casado e se chamava Juvenal, foram amantes ate' ele falecer mas ela desconhecia este detalhe da foto no tumulo e tambem que dona Olinda estivesse morta....vamos la' conferir Arminda, tenho que saber isto direito...e foram ao cemiterio.

E as duas de boca aberta....a foto de dona Olinda la' e dona Stella dando um grito e apontando para a placa onde havia a data da morte de dona Olinda...era a de hoje, deste dia em que elas estavam ali olhando...e a foto foi sumindo, a placa tambem...sumiu!!!

Sairam dali, as duas, em disparada, no rumo da casa de dona Ondina , a casa vasia e uma visinha dizendo que ela tinha sido levada para o hospital logo pela manhã....e la'se foram as duas, e pessoas dizendo que dona Olinda havia falecido naquela manhã....mas como?, dizia dona Arminda, ela esteve em minha banca de flores, eu a segui, eu a vi....mas, mas eu a vi tambem desaparecer no nada, no ar...com um simples plim ela desapareceu....e dona Arminda sentindo um medo nadado.

E dona Stella, nos seus quase 70, esperta dona Stella, pensando la` com seus botões:- mulheres, mulheres..esta dai, dona Olinda, mulher pra mais de mulher...danada!!! não morreu sem antes dizer a verdade para dona Arminda....que o marido tinha sido seu amante e que ele era um falso,um mentiroso de marca maior...gostava de flores sim, vivia cheirando, elogiando e comprando flores para sua '' amada'' ali na banca de dona Stella...como todos, pensava dona Stella,....por fora bela viola, por dentro pão bolorento...fingido, tratava bem '' a de fora''mas a de ''dentro de casa'' hummmm!!!! sabemos la' não???

Misterios!!!!

*********************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 25/12/2010
Código do texto: T2691184