O CÉU E O INFERNO.

O CÉU E O INFERNO.

Conta uma lenda oriental, que um jovem Samurai desejoso de confirmação para suas indagações a cerca do que era Céu e Inferno, resolve ir de encontro ao Mestre Zen, um velho sábio que vivia em meditação no alto do Monte Sagrado, pois acreditava que ele tivesse a resposta certa, para aliviar sua consciência. Saiu a cavalgar em busca do Monte Sagrado, cruzando o deserto escaldante, como se fosse brasas queimava sua pele, já tão ressecada por viver numa região tão quente e seca. Mas nada o fazia parar, sua curiosidade e necessidade de obter aquela resposta eram maior que tudo, nada o faria desistir. Foi longa e cansativa sua jornada e ao final do terceiro dia de viagem, completamente sem forças, chega ao local desejado. Estava ao pé do Monte Sagrado. Ainda tinha que chegar ao topo. A maior parte já havia vencido, agora faltava tão pouco... Readquiriu forças, se vestiu de um novo alento por estar tão próximo e conseguiu chegar até lá. E deparou-se com o Mestre Zen, em posição de Flor de Lótus, olho cerrado, totalmente concentrado.

O Samurai aproxima-se e fala:

- Oh! Mestre aqui estou, viajei de muito longe, estou muito cansado e te peço, diga-me: o que é o Céu e o que é o Inferno.

O mestre Zen totalmente absorto em sua meditação, não esboçou nenhuma reação.

E o Samurai acreditando que o mestre não houvesse escutado, deu mais um passo à frente e repetiu:

- Oh! Mestre aqui estou, viajei de muito longe, estou muito cansado e te peço, diga-me: o que é o Céu e o que é o Inferno.

E mais uma vez o mestre nada fez; inerte, totalmente em silêncio.

O Samurai então fica muito aborrecido e já com a voz bastante alterada, grita:

- Mestre, viajei por três dias, fiz esta longa jornada cansativa para ouvi-lo a cerca do que seja o Céu e o Inferno, e chego aqui e o senhor nem me dá ouvidos, não posso admitir uma desfeita dessas, preciso da resposta, custe o que custar!

E diante de tamanha agressividade, o Mestre Zen abre os olhos lentamente, olha para o Samurai e diz:

- Não tenho tempo a perder com gente de sua espécie.

O Samurai sentindo-se ofendido, ferido em seu orgulho, devido a sua posição de destaque e respeito por parte de muitos, indignado, saca de sua espada como se estivesse pronto para atacar o Mestre Zen, tamanha era sua fúria!

O mestre presenciando tal atitude olha para o Samurai e diz calmamente:

- Isso é o inferno!

O Samurai por sua vez, ouvindo àquelas palavras sentiu como uma bofetada em sua face e percebeu o equívoco ali cometido, recolheu sua espada e agora meio envergonhado a colocou em seu ponto de origem.

O mestre observando aquela ação, em sua eterna calma, fala:

- Isto é o Céu!

Assim o mestre respondeu as indagações do Samurai, que veio de tão distante, vencendo as intempéries do deserto, com suas próprias atitudes, ali demonstradas. Ele estava com a resposta, e não sabia. Fez ver que o Céu ou o Inferno, nós é que fazemos; dependerá de nossas consciências, da visão que cada um tem das coisas vividas, dos obstáculos, das superações, enfim de todas as ações e reações aqui vivenciadas, que servirão de base para uma “vida futura”.

Cellyme
Enviado por Cellyme em 09/08/2007
Código do texto: T600416
Classificação de conteúdo: seguro