Dança em Gran-Finali

Dança em Gran-Finalli

Um amplo salão escuro. As luzes vão clareando e um Homem vai, de costas, adentrando nele, devagar. Uma música suave se insinua distante.

Do rosto sério do Homem, que se afasta, vemos que olha em volta, pára e se concentra. Na aridez e solidão começa a se mover, acompanhando a melodia principia um bailado. Dança fazendo rodeios e saltos diversos. Vemos que sua harmonia vai se tornando mais ágil e, de repente ele estanca e ajoelha-se numa perna, cabisbaixo, começa a chorar.

A música cresce. Outros instrumentos se contrapõem, dialogando entre si. O Homem ergue a cabeça e olha em volta, fixando-se numa porta ao fundo. A porta se abre e uma Mulher entra bailando rapidamente. O Homem vai se erguendo e, pela aproximação dela, se dispõe a acompanhá-la na dança. Olhos nos olhos. Aproximam-se, fretando.

Dançam juntos e formam um pas-de-deux ágil e sério. Aos poucos se tornam íntimos e sorriem. Movimentos de dança como cortejos, cópulas e orgasmos. Uma explosão os faz parar. Olham para longe, em direção à porta.

A porta se abre com violência. Um brutamonte alto e fortão, fardado, chega raivoso. Marchando rígida e decididamente avança para os bailarinos. O casal assustado olha-se sem entender por quem? e porquê foram interrompidos. O Bruto chega ao casal e os separa com ódio. Casal que se afasta, bailando, procura se unir na dança. Bruto coloca as mãos no chão e faz um movimento rápido de capoeira, tentando atingir o casal. Num segundo ataque o casal é atingido e cai separadamente. O Bruto agride a Mulher com chutes e, depois o Homem.

Rosto apavorado do Homem, enquanto a Mulher é agredida pelas botinadas dos chutes. Voz masculina em Off, se interrogando :

- Ela é casada com este Monstro?!?

O Bruto volta-se para o Homem e o soca com força. Rosto da Mulher se erguendo tonta, olhando para o Bruto, confusa. Voz feminina em Off:

- Será o amante Dele? ou Ele é um criminoso!?

Dançarino aplica uma rasteira no Bruto que tenta se equilibrar, tropeçando, levanta-se rápido. O Bruto chuta e esmurra o Homem e a Mulher. Chutes de botinas nas costas, nas cabeças e pernas, tanto do Dançarino como da Mulher.

A Mulher tenta fugir e o Bruto a agarra pelos cabelos, amarrados na nuca. A Mulher cai sobre o Homem exausto. Tentam se levantar. Novo golpe de capoeira e os dois caem. O Bruto agarra o Casal pelos pescoços e golpeia violentamente os rostos, um com o outro e os solta, com desprezo.

Queda dos dois, em câmara lenta. Bruto, estático, olha e ameaça novos chutes, mas não o faz. Respira fundo, aliviado, vira-se. As luzes do salão vão perdendo força por trás dos corpos, ensangüentados, dos bailarinos.

O Monstro afasta-se, ajeitando a farda. A cena vai fechando com o gran-finali da música.

Yvaniokunha

[ 20:41’ de 07.05.2004

Hotel Ouro Branco / Maceió / AL]

YvanioDaKunha
Enviado por YvanioDaKunha em 29/11/2007
Código do texto: T757177
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.