OS AMIGOS

OS AMIGOS

(Saindo de casa para a avenida a 30 metros dela, me deparo com o rapaz negro numa bicicleta velha, que grita para um outro, na pista oposta. Passo por eles a tempo de ouvir, como saudação, 2 ou 3 "QUAL É"... de cada um ! Desse mero flagrante desconexo "nasceu" o conto:)

**********

A moto vinha veloz, como todas aliás, numa avenida em área residencial, 40 KM pintado no asfalto quente... "mas Lei é potoca", já dizia um general no Pará, quase cem anos antes. 

-- "Fala, "Chagão"... qual é, m'ermão" ?! 

A moto reduziu, fez longa volta invadindo a pista contrária e foi encontrar o modesto amigo negro numa "bike" caindo aos pedaços, já estacionado e à sua espera. Não se cumprimentam: 

-- "Qual é, Chiquinho, e aí" ?!, diz o motociclista. 

-- Qual é, Chagão, há quanto tempo, camarada" ! 

-- "Qual é, Chiquinho, tem quase 1 ano que não te vejo" ! 

-- "Pois é, "brow"... como estão as coisas pra ti" ?! 

-- "Melhorou faz um tempinho... mas andaram "numa merda que dá gosto" ! 

-- "Ainda bem, Chagão... arrumaste emprego" ? 

-- "E "num foi"... a amiga da irmã de um primo meu "me arrumou uma boca" na Prefeitura, olha só" ! 

-- "Que barato ! 'Tás montado na grana" ! 

-- "Antes fosse, Chiquinho... o primeiro mês foi todo pro primo, que "tirou uma ponta" do meu salário e passou o restante pra irmã, a mana dele tirou outra "ponta" e deu o resto pra amiga. Eu fiquei no "Ora, veja só" ! 

-- "É, mas de lá pra cá as coisas folgaram" ! 

-- "Que nada, Chiquinho... meu Senhorio, assim que soube, veio me cobrar os 3 meses de aluguel atrasado. Entreguei meu segundo salário inteiro pro cabra" ! 

-- "Bem, agora as coisas estão mais tranquilas, Chagão" ! 

-- "Assim, assim... minha esposa exigiu um fogão novo, não deu pra negar. Paguei o consórcio da "motoca" e passei o mês "mais apertado do que pinto no ovo". Vou FOLGAR só neste mês, finalmente" !  

-- "Beleza, camarada... então, vais poder me pagar os 20 reais que te emprestei no ano passado" ! 

-- "Cuméquié ?! Você ME DEU os 20 "paus", Chiquinho" ! 

-- "Qual é, Chagão... agora que podes, me devolva a grana" ! 

-- "Qual é, cara... PRESENTE não se devolve ! "Pirou", é" ?!

 -- "UÉ, você não é crente ?! 'Tá no 2º mandamento: "tratar ao próximo como a si mesmo"... pois, então, trate de ME DEVOLVER os 20 "mangos", eu 'tô precisando" ! 

-- "É AMAR, camarada, e não tratar.... e eu não TE AMO tanto assim, pra te devolver algo que, aliás, NEM PEDI" ! 

-- "Não pediu mesmo, mas vi que precisava ! Quer saber de uma coisa ?! Fique com a p*rra da grana... "mais tem Deus pra me dar, do que o DIABO pra levar" ! 

-- "Diabo é o cacete, Chiquinho... agora é que não devolvo mesmo ! Vá pra puta que pariu" ! 

-- "Vai você, que já sabe o caminho... e leve tua mãe junto, seu SAFADO" ! 

Aí, a coisa esquentou... o termo na região é pior do que corno, "viado", "pau mole", "brocha", boiola e semelhantes, Chiquinho não deixou por menos e continuou: 

-- "Pega o beco, "RIPA NA CHULIPA" ou te meto a mão na cara" ! 

Chagão acelerou a moto, "sumiu no trecho", mostrando o "dedo do meio" pro ex-amigo. Este continuou a xingá-lo... a 50 metros, a moto fez o retorno e tornou a invadir a pista contrária, agora de frente para o pedreiro negro, trabalhador braçal cheio de músculos e disposição. Chiquinho parecia um Super-herói, braços e pernas bem abertos. Lá vem a moto, agora mais devagar... 10 metros, 5, 3, 2 ! Imaginou o servente que Chagão desceria do veículo para uma refrega "de levantar poeira" do asfalto quente. 

Deu azar: o meu-caráter acelerou em 2ª marcha, logo depois em terceira... e encaixou guidon e pneu dianteiro no meio das pernas do "X humano" à sua frente. "Chiquinho" berrava apavorado -- a boca no visor do capacete do agora inimigo eterno -- todos os palavrões cabeludos que sua mente transtornada desencavou do cerebelo. De repente, a freiada total... os pneus deslizando pelo asfalto, acompanhando o 'Xis", que "voara" do guidon e se estatelara numa poça de "água marrom", no meio da pista.

*****     *****     *****

Assim findou a velha amizade entre os colegas, com Chiquinho voltando cabisbaixo e revoltado, todo enlameado e desmoralizado. Jamais imaginou que 20 reais pudessem "custar tão caro". Nas poucas vezes em que vê o outro, entra na primeira esquina ou no comércio mais próximo. Apenas tem uma certeza: o "negócio" não acabou, ele ainda não deu... "O TRÔCO" ! 

 "NATO" AZEVEDO (em 28/maio de 2023, 13,30hs)