APRENDIZ DE TRAFICANTE REFLEXO DO PASSADO OU FUGA DE SI MESMO?

Esse é um fato real, não poderei dar nomes verdadeiros, mas vou chamar meu personagem principal de: Pedro.

Pedro é o caçula de quatro irmãos homens. Seu pai de origem humilde sempre foi um homem muito honesto,morou trinta anos em uma favela,lutou pela moradia mais decente criou seus quatro filhos com todo amor,caráter e respeito ao próximo mas Pedro sempre teve um carinho especial da mãe, tanto que indignava certas atitudes dele e quando iam corrigir sua mãe lhe tomava a frente.

Conheci Pedro ainda criança, até os dez anos um garoto normal ate que um dia em sua vida tudo mudou. Seu pai lhe chamou para uma conversa, e lhe revelou o grande segredo. Pedro não era seu filho de sangue, era adotado mas o amava com a mesma intensidade que amava seus irmãos, e contou a ele que sua verdadeira mãe era sua tia irmã de sua mãe .

Na cabeça dele deu um nó, sua tia já tinha duas filhas que eram suas primas e de repente se tornam irmãs, e porque ela o abandonou? Porque tanto carinho com suas filhas e não com ele? Bem, ele foi questiona-la e ela disse a ele que, o pai dele era um policial militar casado, que ao saber que ela estava grávida pediu para que ela fizesse um aborto.Isso então confundiu ainda mais sua cabeça de dez anos.

Os anos se passaram, e Pedro cresceu um menino revoltado, e sua mãe adotiva que sempre fazia tudo por ele foi a primeira, ser alvo de ataques dele verbalmente. Seu pai não aceitava sua atitude com ela, e quando iria chamar sua atenção sua mãe para evitar conflito, dizia pra ele deixar pra lá.Os anos se passaram seus dois irmãos mais velhos se formaram em advocacia ,com fruto do trabalho de cada um metalúrgico e outro, num escritório de transportes de carro começou lá quando tinha 14 anos, o seu irmão do meio entrou para trabalhar em segurança publica passou um ano seus outros irmãos mais velhos foram para mesmo caminho, e Pedro?.

Pedro começou a se envolver com drogas, e dizia odiar policiais então o mundo caiu sobre a cabeça de sua família, porque ele estava fazendo aquilo? Ele sempre teve de tudo, não precisava daquilo, era aquele o pago que ele dava a família que o acolheu?Engraçado, que ate o tipo sanguíneo de Pedro era igual aos dos irmãos dele.

Seu pai condenou sua atitude, queria colocá-lo para fora de casa, pois trinta anos morando dentro de uma favela, nunca havia tido problema com policia e em sua casa três policiais, porque Pedro estava fazendo aquilo.Seus irmãos tentaram de tudo ofereceram ajuda, bateram, conversaram mais nada, isso parecia aguçar ainda mais a vontade de Pedro entrar para aquela vida.

Foi quando aconteceu a primeira prisão de Pedro, tentando roubar um celular nessa época seu pai já havia falecido no incor numa cirurgia não suportou.Certo dia sua mãe chegando do serviço, a policia a esperava na porta de casa.Ela viu aquela multidão em sua porta olhando pra ela, e com certeza fazendo mil e um questionamento,sobre a atitude de Pedro.E por ironia ele foi levado para delegacia onde seu irmão dava plantão, e seu irmão em um ato de vergonha e desespero perguntou porque? e lhe deu uns tapas na cara ,e disse a ele:Isso é por você ter jurado em cima do caixão do pai que não iria se meter em coisa errada.Garanto a vocês aqueles tapas doeram mais no irmão dele, do que nele.Os outros dois irmãos silenciaram para não ter que falar ou fazer besteira, afinal a mãe deles estavam ali coitada desolada, pela primeira vez na delegacia com um filho acusado de roubo, de um celular pra que? Se ele tinha um, e caro qual era a necessidade dele em fazer aquilo?

Seu irmão do meio estava chegando com um cara algemado e viu a mãe la com o outro irmão com fúria no olhar.Pedro ficou 3 meses na febem, e todos naquela expectativa que quando saísse de lá seria diferente.Seu irmão Sandro, abaixo do mais velho disse que não acreditaria que ele fosse mudar, que seria só ver a cara da rua que ele iria fazer tudo de novo ou pior.Sua mãe, já uma senhora que antes os ficara nua para seu marido, dessa vez teria que ficar nua diante de pessoas que ela desconhecia, para poder ver o filho, e sair la de dentro da cadeia com lagrimas ao deixar Pedro para trás e ele jurando que não faria mais aquilo, que iria mudar.

Três meses se passaram, e Pedro saiu e advinha? Pedro que ate então era só um (olheiro)para traficantes, se tornara um traficante deixou de fumar maconha e passou a vender, e todo dinheiro que lhe era pago dava a sua mãe pára depositar no banco pra ele.Pedro ganhou respeito, entre seus “amigos”.Certo dia seu irmão Paulo acima dele chegou na casa de sua mãe e disse, que queria conversar com ele, foi quando ele disse que não trocava idéia com policia ,que com policia ele só conversava na bala.

Foi quando Paulo tirou sua arma da cintura engatilhou ,e colocou na mão dele e disse:Agora você vai conversar comigo?mas se for atirar atire para acertar, porque se você errar, te matar eu não vou mas te coloco aleijado numa cadeira de rodas.Pedro olhou desacreditado para Paulo, e o empurrou e saiu.Nesse meio tempo Pedro se apaixonou por uma linda garota, e que de certa forma fez com que ele se tornasse mais sociável, essa garota ele tudo pra ele até ele ser preso, por tráfico de drogas e quem o prendeu foram policiais amigos de seus irmãos.Seus irmãos só disseram:Pagaras pelos teus erros.

Sua namorada ainda por um mês, dizia que o amava e depois disso arrumou outro namorado ela sempre dizia para ele sair dessa vida Pedro sempre dizia que iria mas, ate cair na cadeia de novo.

Ate hoje já se passaram 8 meses, de 2 anos que ele foi condenado agora eu te pergunto, porque Pedro não seguiu o outro caminho, o que levou ele entrar na vida do crime?como você acha que ele esta lá dentro da cadeia, depois que o seu grande amor o abandonou para ficar com outro?será que Pedro vai tirar tudo isso de lição?ou será que ele vai sair de lá pior do que entrou, pela sua sina de abandono?

Quem poderá responder? Só o tempo Pedro só tem 18 anos uma vida de abandono dentro de si, uma revolta com quem os acolheu e hoje a pessoa que ele sempre maltratava, por ser irmã da sua mãe biológica é a única que sai debaixo de sol e chuva enfrenta fila, fica nua, para poder vê-lo ou seja a sua verdadeira mãe adotiva que adotou Pedro, e todos os seus erros e revoltas.Com isso ela ganhou noites de insônia e dias de preocupação.

O que será de Pedro se ela de repente adoecer ou vier a óbito?seus irmãos por serem policiais não podem ir visita-lo, e nem se não fossem não iriam afinal tentaram de tudo, para ajuda-lo e ele não quis e então? O que será de Pedro?

Eu não sei, nem você que ler saberá nem mesmo Pedro, vai caber ele decidir qual caminho ele quer percorrer, os estreito mais correto ou largo mais incerto se eu estiver viva ate lá ,eu volto para contar como foi a saída de Pedro.

(Fernanda Maia Oliver )

Sábado 22 de novembro de 2008

19:44hs

Fernanda Maia Oliver
Enviado por Fernanda Maia Oliver em 22/11/2008
Reeditado em 19/05/2009
Código do texto: T1298066
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.