Bella Grega XI

Cap. 11 - Descobertas

Já jogou xadrez? É um jogo muito interessante, certas coisas podem ser aplicadas a vida. Os peões, por exemplo: são soldados dispostos a defender seu rei e morrer pro isso. Costuma-se dizer que peões são sacrificáveis, sacrifica-se um para que uma peça mais importante sobreviva. Ser um peão na vida é, portanto, perigoso pois o jogo nunca para, nunca termina, e se nesse caso, se você for um peão e for sacrificado, você não voltará numa outra partida. Pois não há outra partida além desta que todos jogamos.

No meio da madrugada Romeu teve um sonho, ele estava num longo túnel cujo no final tinha uma forte luz amarela. Do túnel viu uma linda mulher e chamou por ela: “Mia, Mia, Mia”. Gritou seu nome várias vezes e depois acordou.

__ Mia, Mia, Mia!

__ Romeu! Romeu! Acorde __ disse Neto.

Ele acordou suado e ainda com aquele nome em mente. No quarto estavam só os dois: Romeu e Neto.

__ Calma, foi só um pesadelo. Um sonho ruim.

__ Foi estranho.

__ Por que?

__ No sonho eu estava num túnel e no final dele tinha uma forte luz amarela. O estranho é que do meio da luz surgiu uma mulher a quem eu chamei pelo nome.

__ Deixe-me adivinhar, o nome dela é Mia.

__ Como sabe?

__ Tenho uma péssima noticia pra você, você fala enquanto dorme e repetiu esse nome varias vezes antes de acordar.

__ Quem será ela? Quem é Mia?

__ Não sei, mas é uma pista sobre seu passado. Quem sabe ela não seja alguém que conheça. Alguém que pode lhe dizer que você é.

__ Mas como encontra-la?

__ Fácil, pela via mundial de informações.

__ Por onde?

__ Por onde?! Oras, pela internet. Amanhã nós pesquisamos o nome dela na internet. Mia não é um nome comum, não encontraremos muitas Mia’s.

Dr.Camilo ligou bem cedo pra Mia e lhe avisou das novidades sobre o seu projeto:

__ Espero que sejam boas notícias.

__ Infelizmente não, o juiz rejeitou sua proposta. Para ele, só o teste de laboratório pode comprovar a paternidade de seu filho.

__ Droga! Eu esperava poder entrar naquela casa como dona.

__ Realmente é uma pena, mas não desanime, só terá que esperar alguns meses até o bebe nascer.

__ E até lá terei que me agüentar para não me exaltar contra a Estér.

__ Se te serve de consolo, lembre-se das tuas ações da Bella Grega. Pelo menos Percival e Carlos trabalham pra você e eles devem saber de alguma coisa sobre aquela noite.

__ Mesmo que soubessem, não confio em nenhum dos dois.

__ Quem sabe algum deles não se interessa por um acordo. Eles contam o que você quer saber e podem ser transferidos pra um cargo melhor.

__ Boa idéia doutor, muito boa idéia.

Willian também fez uma ligação naquela manhã:

__ Bom dia Raul!

__ Alô! Quem fala?

__ Mas já se esqueceu da minha voz? É o Will, raulzinho.

__ Não me chame de raulzinho, já lhe disse mil vezes pra não me chamar assim. O que quer?

__ Olha, M me ligou há ontem e me deu um trabalhinho secreto. Liguei pra mandar a conta.

__ Que trabalhinho? M não me disse nada.

__ Raulzinho, eu já disse que era um trabalhinho secreto. Olha, custou 20 mil dólares.

__ Só, deve ser mesmo algo pequeno. Terá que esperar uns quatro dias pra arranjar o dinheiro.

__ Nem pensar, quero pra amanhã mesmo.

__ Impossível, não dá tempo de apagar os rastros. Se quiser posso pagar em reais amanhã.

__ Em reais? Tá, não importa. Desde que seja "in cash" como sempre, eu aceito.

__ Então 20 mil reais pra amanhã cedo.

__ Eu não sou idiota raulzinho, são 50 mil reais. De dinheiro eu entendo. Passo amanhã na sua casa pra pegar a maleta com o dinheiro.

__ Venha antes das seis da manhã, não quero que ninguém da vizinhança te veja.

__ Claro, nem eu quero que me vejam.

Num apartamento espaçoso moravam Cybele e sua família. O café da manhã saía sempre as sete e meia, para que Cybele pudesse chegar as nove a Bella Grega. Raramente seu marido Ivan comparece, é mais comum ele acordar só depois das dez.

__ Que milagre!

__ Não zombe, acordei cedo por sua causa.

__ Mesmo? Que amor!

__ Quero ir a biblioteca fazer uma intensa pesquisa.

__ Agora fiquei curiosa, uma pesquisa de que?

__ Quero pesquisar sobre a Grécia antiga.

__ Mesmo? Por que?

__ Eu quero escrever um livro.

__ Um livro? Que interessante! Vai escrever uma tragédia grega?

__ Talvez, mais penso em fazer algo mais. Penso em escrever uma historia sobre a época dos deuses antigos, heróis, mitos, enfim, eu quero escrever uma estória bem complexa como se um grego como Homero a tivesse escrito.

__ Nossa! Com certeza vai ser uma obra grandiosa. Vai precisar pesquisar muito.

__ Pensei em pedir a ajuda do Rafael, mas não sei.

__ Até por que ele não teria tempo. Está ocupado com a III Feira de Negócios Rurais no próximo fim de semana.

__ Sério? Você vai levá-lo?

__ Na verdade estou tão ocupada que ele se ofereceu pra ir, eu tenho muito trabalho na Bella Grega desde que asssumi as funções de Zeus.

__ Que pena! Tinha pensado em ter um final de semana romântico com você. Agora não poderemos mais.

__ E por falar em romantismo, já soube que nosso filho está apaixonado.

__ Não, não sabia. Por quem?

__ Henriqueta.

__ Que Henriqueta? Henriqueta Morais das Porcelanas Morais ou Henriqueta Santelmo das Lojas Santelmo?

__ Na verdade não sei seu sobrenome, Henriqueta é a enfermeira particular de Dona Helena Monteiro.

__ Ah, essa Henriqueta? __ disse desanimado.

__ É uma boa mulher, trabalhadora, honesta, bonita.

__ É, claro, claro. Rafael escolheu bem. Com licença, tenho que preparar algumas coisas antes de ir a biblioteca municipal.

Ivan foi ao quarto do filho. Rafael ainda dormia quando o pai entrou furioso.

__ Rafael! Rafael! Acorda agora __ sem resposta, Ivan puxou o lençol e continuou __ acorda garoto.

__ Que foi pai? Que insistência, deixe-me dormir.

__ Acorda, nós precisamos conversar.

__ Conversar sobre o que pai?

__ Sua mãe me disse uma coisa que eu espero sinceramente que seja mentira.

__ O que ela lhe disse pai?

__ É verdade que você está apaixonado pela Henriqueta, a enfermeira de dona Helena?

__ É sim, qual o problema?

__ O problema? Como assim o problema? Não vê?

__ Não, não vejo nada de errado.

__ Mas eu vejo. Ela é uma plebéia.

__ Pai, pro senhor todos são plebeus.

__ Nem todos, Amanda Camargo é uma nobre, Suzana Velasco é uma nobre, mas Henriqueta, sem lá do que, é uma plebéia. Não é do nosso nível.

__ Mas eu não ligo pra isso pai, ela é bonita, doce, romântica, honesta...

__ Pobre, sem classe, sem cultura, sem berço...

__ Isso não me importa, o que importa é que eu gosto dela e ela gosta de mim. É só o que me interessa.

__ Está bem, vou deixar você levar adiante essa loucura, mas depois não diga que eu não lhe avisei. Não me venha chorar quando ela te fizer sofrer por diferenças de níveis.

Ivan saiu do quarto e voltou pra mesa, Cybele já tinha ido. Ele não ficaria parado:

__ Não vou deixar meu único filho estragar sua vida por causa de uma plebéia.

Na fazenda, o café da manhã foi diferente do que todos imaginavam. Ninguém tocou no nome do Lucas nem se falou sobre o acontecido.

__ Seu ferimento está melhor Romeu? __ perguntou dona Maria.

__ Um pouco, já não dói e está cicatrizando bem.

__ Que ótimo! __ exclamou seu João.

__ A Festa do Peru é muito interessante por manter a tradição das pessoas dessa cidade __ disse Romeu mudando de assunto.

__ Sabia que pensaria assim __ disse o coronel __ mas não acho que esse sorriso em seu rosto seja por causa da festa. E se não é por ela, por que este sorriso rapaz? __ perguntou o coronel.

__ Eu me lembrei de uma coisa, Neto e eu vamos até a cidade entrar na internet pra ver se podemos encontrar uma pista sobre minha identidade.

__ Que ótimo!

__ Isso é muito bom __ disse dona Maria.

__ É uma lembrança vaga, mas já é alguma coisa __ disse Neto.

__ Mesmo? E do que se lembrou? __ perguntou Diana.

__ Não é muito, me lembrei de um nome. Não é muito, mas como disse o Neto, já é alguma coisa.

__ Você não pode ir __ afirmou Diana parando de comer.

__ Por que não Diana? __ perguntou Romeu.

__ É, por que não? __ perguntou Neto.

__ Por que...por que...por causa da Feira. Você mesmo não disse que no próximo fim de semana tem uma feira em São Paulo muito importante pra Cooperativa? Então.

__ É verdade rapaz __ disse o coronel __ você prometeu nos auxiliar na preparação dos produtos que levaremos.

__ Eu tinha me esquecido. Olha, eu vou sozinho Romeu. Não tem problema __ disse Neto.

__ Que isso meu irmão, eu vou com você. Estamos falando da vida do meu namorado.

__ Faria isso por mim Diana?

__ Claro que sim, será um prazer ajuda-lo __ terminou com um olhar esranho.

Mia foi ao restaurante da Bella Grega. Lá se encontrou com Willian Montgomery.

__ Não sei como conseguiu me convencer a almoçar com você?

__ Eu sei por que, por que você sabe que ninguém teve culpa daquela insignificante batida.

__ Ah, mas teve sim, você.

__ Não vamos recomeçar com isso. Tanto eu quanto você somos adultos pra conversarmos amigavelmente.

__ Não sou sua amiga.

__ Mas eu quero ser seu amigo. Pra começar, eu estava pensando se eu não poderia ser sócio daqui.

__ Você? Sócio da Bella Grega?

__ Não é nenhum absurdo, sou rico o bastante pra poder entrar aqui e gastar. Minha corretora fatura milhões todos os meses.

__ Correção, fatura milhões pro seus clientes. Não pra você que é o dono.

__ Aí é que se engana, eu também invisto na Bolsa. Não fico só vendo.

__ De qualquer forma você ainda precisa passar por testes pra comprovar sua classe, poder aquisitivo e honestidade empresarial.

__ Sei que você pode acelerar esse processo, não pode?

__ Posso, mas no seu caso eu vou atrasar o processo. Espere a visita a sua residência pra daqui um ano, antes disso nem pensar. Pelo menos assim eu vou ficar um ano sem vê-lo por aqui.

__ Como assim? Eu entrei, não entrei?

__ Entrou. Ninguém o impede de entrar na Loja, mas pra vir ao restaurante e ao clube você vai precisar ser ou sócio ou ser convidado novamente. Se essa conversa adulta já terminou, eu tenho que ir.

Neto e Diana se apressaram na cidade. Em Ouro Negro eles foram a uma Lã House. Neto digitou Mia num site de busca e encontrou 147 mil itens.

Saindo da Bella Grega, Willian ligou pro Raul.

__ E então? Já conseguiu o dinheiro?

__ Eu lhe disse que só amanhã, mas sim. O gerente do banco me devia um favor, já tenho os 50 mil reais em dinheiro pelo trabalhinho. Pode vir buscar agora mesmo.

__ Já estou indo aí, me espere que já estou chegando.

Neto não estava tendo muita sorte, já tinha analisado: Mia Almeida, Mia Bromei, Mia Casni, sem nenhuma referencia ao Romeu. Todas eram mais velhas ou jovens demais pra ser a tal mulher.

__ Qual é a próxima Neto?

__ A próxima é esta, Mia Danglars. Vamos ver: Decoradora Danglars, acionista da Bella Grega, não nada. Espere...

__ O que foi?

__ Aqui diz que ela s envolveu num grande escândalo público, clicar aqui pra ver matéria. Vamos lá.

Diana ficava cada vez mais nervosa, sua testa se enrugava de uma preocupação crescente, seus olhos não desgrudavam do irmão. Parecia desorientada.

__ Diz aqui que ela traiu o namorado com o assessor dele. Nossa! Olha, tem uma foto do assessor.

Conforme a imagem ía subindo na tela, Diana ía ficando mais e mais desesperada.

__ Romeu! Ou melhor, Dario. Que bom minha irmã, descobrimos quem é Romeu. Ele se chama Dario Tiago, tem 21 anos de idade e mora no Rio de Janeiro, desaparecido desde o dia 27 de Outubro.

Diana não se agüentou e desabafou com o irmão:

__ E também é muito rico, acabou de herdar uma imensa fortuna.

__ Eu não estou vendo isto aqui. Onde você leu?

__ Nos jornais, eles tem noticiado desde a semana passada.

__ Espera, você já sabia?

__ Já, desde que ele chegou aqui.

__ Mas como?

__ Na época divulgaram muitas fotos dele na internet, sabe como eu gosto de me manter atualizada. Assim que entrei nos sites de alguns jornais. Estava lá a foto dele, estampada na capa da Gazeta Carioca. Não acreditei de inicio, procurei ter certeza mas logo começaram a divulgar mais e mais matérias sobre ele na semana passada por conta da herança. Era mesmo ele, era o meu Romeu.

__ Como você pôde Diana? Como pôde chegar tão baixo?

__ Não fala assim comigo, eu amo ele e não vou deixa-lo ir embora.

__ Amar? Isso não é amor?

__ E como sabe? Você nunca se apaixonou, nunca sentiu como é bom amar e ser amada.

__ Não importa o que você sente Diana, é a vida dele. Não pode ser tão egoísta, tem que deixá-lo voltar pra vida dele.

__ Não! Voltar para que? Pra uma mulher que traiu o próprio namorado, não! Eu nunca faria isso.

__ Por acaso já passou pela cabeça que os dois fizeram isso por amor.

__ Ninguém trai por amor Neto.

__ Não mesmo? E o que está fazendo agora, traindo seu namorado. Contando-lhe mentiras todos os dias. Pois quando ele descobrir, tudo o que disse sobre ama-lo serão mentiras, mentiras cruéis. Ele vai odiá-la.

__ Não! Não vai, por que ele não vai saber. Você não vai contar.

__ E o que te faz pensar isso? O que te faz pensar que eu vou trair meu amigo como você fez?

__ Por que se você disser alguma coisa pro Romeu, eu sumo daqui e nem você nem ninguém vão me ver de novo.

__ Você está louca! Louca Diana.

__ Louca de amor!

Diz-se que no amor e na guerra valem tudo. Mas será que vale a pena fazer de tudo? Será o amor é tão forte a ponto de suportar artilharia pesada. No xadrez aprendi a ter paciência, nada chega na velocidade que você quer. Tudo tem sua própria velocidade, aprender a jogar nesse tempo é difícil. Mas com paciência vai-se longe. Cada jogada é movimentar apenas uma peça. Se tiver paciência, de jogada em jogada você chega ao cheque-mate.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 27/03/2007
Reeditado em 27/03/2007
Código do texto: T427278
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.