Bella Grega XV

Cap. 15 - A Decoradora e a Enfermeira

Quando pensamos em decepções só nos lembramos de como ela nos feriu e nos esquecemos que nos decepcionamos por que amamos aquela pessoa. Sentir raiva dela não ajuda, só piora. Pensar claramente e tentar ajudar é o mínimo que podemos fazer. Mas se você não quer ajudar, e quer se vingar por alguém tê-lo decepcionado então é bom se cuidar por que a vingança é um prato que se come frio e sozinho.

Ainda Sexta-feira a noite Henriqueta ligou pro Rafael pra explicar a situação antes que Ivan fizesse isso, a inocente garota não sabia que ele já havia feito isso e fantasiado mentiras tão grandes que seria difícil ela falar:

__ Alô? Quem é?

__ Alô? Rafael? É a Henriqueta, liguei pra falar com você.

__ Por que ligou, não tem vergonha?

__ Que isso Rafael? Não fale assim comigo.

__ Por que? Me diga então como devo falar com uma ladra.

__ Eu não sou ladra, não roubei nada, tem que acreditar.

__ Você chegou tarde, não vou acreditar em suas mentiras.

__ Do que está falando?

__ Não seja cínica, meu pai me contou o que aconteceu. Como você teve coragem?

__ Mas não roubei nada.

__ Que é? Por acaso acha que sou algum idiota? Você além de roubar aquele relógio, tentou se fazer de inocente. Pois saiba que meu pai viu tudo, ele te viu pegando o relógio e colocando dentro da bolsa.

__ Mas Rafael...

__ Chega de mentiras, não quero ver você nunca mais. Honesta! Sei, uma ladra barata isso sim. Quer saber, meu pai tinha razão quando te chamava de plebéia. Adeus!

A dureza como fora tratada não foi nada perto da decepção de saber que o homem que amava não acreditava nela. Rafael preferiu acreditar numa mentira contada pelo pai do que dar ouvidos a mulher que jurou amar mais que tudo. Sem nem mesmo investigar ou falar com outra pessoa. Henriqueta se sentia muito magoada e ela mesmo pensou: “nunca mais quero vê-lo, nunca”. Os dois caíram na armadilha, ela foi acusada de ladra e ele acreditando na mentira terminou com ela.

Tanto Henriqueta quanto Rafael choraram a noite toda pela decepção. Na manhã de sábado os dois tentavam esquecer. Henriqueta trabalhando na mansão e Rafael na Feira. Romeu e Calisto foram bem cedo pra Feira organizar a barraca da CCA e esperar compradores. Rafael também chegou cedo e começou pelo inicio do corredor indo em direção ao final parando em cada barraca. Por volta das nove horas Mia chegou a mansão com duas malas e foi entrando. Logo no salão de entrada ela foi interceptada por Clara e Estér:

__ Mas o que significa isso? Agora vai passar todos os fins de semana aqui? __ disse Clara.

__ É claro que não, Clara.

__ Ah bom, por que...

__ Eu vim morar mesmo __ disse confiante e ordenou __ Estér, leve minhas malas pra cima.

__ Não! Não leve nada. Olha aqui Mia, você pode ser acionista da Bella Grega, mas isso não te dá o direito de entrar na mansão nessa pose toda.

__ Tem razão, é por isso que eu entrei com um processo na justiça e adivinha: ontem o juiz deferiu a meu favor, eu recebi a tutoria dos bens do meu filho. Que no caso são as ações da Bella Grega e esta mansão agora, Estér querida, você vai ou não levar minhas malas pra cima?

__ Agora mesmo senhora.

__ Senhorita! Não sou velha com essa outra aí, sou senhorita.

__ Sim senhorita, levarei suas malas pro quarto de hospedes.

__ Não! Não é pra lá que levará.

__ E então?

__ Leve-as pro maior aposento da mansão, pra suíte principal.

__ Quer dizer que pretende ficar no quarto do meu cunhado?

__ Aquele será o meu quarto apartir de agora. E o que está esperando Estér? Outra ordem?

__ Já estou indo.

Clara correu pro quarto da sobrinha que ainda dormia e após acorda-la lhe contou a novidade. Na hora Silvia não ligou muito, como ela mesma já tinha dito, ela gostava da Mia e quem era ou não era o dono da mansão não importava, a ela importava que nada mudasse. Já instalada no novo quarto, o celular de Mia tocou:

__ Alô? Mia? É o Camilo, como foi sua chegada?

__ Normal, Clara reclamou um pouco e foi só.

__ Pensei que haveria um alvoroço maior.

__ O problema não é a mansão, mas sim Bella Grega.

__ Por que?

__ E você não conhece a Silvia? Ela é muito orgulhosa do pai dela ter sido o dono e fundador da Bella Grega. O problema será quando se eu disser qualquer coisa relacionada com aquele lugar.

__ Não é pra tanto, Silvia não é assim como diz.

__ É pior, você não soube de Márcia Rodrigues?

__ Quem é essa?

__ Então não soube, eu vou te contar. Uma semana antes da morte do Rick, a Silvia foi pra sauna com o namorado mas como já estava ocupada, Márcia, que era responsável pelo lugar, disse a ela que esperasse. Silvia não aceitou, disse que ela era filha do dono e que não importava quem estivesse lá, deveria sair e voltar depois. Como a Márcia não permitiu que Silvia entrasse, ela foi até a presidência falar com o pai. Que é claro não aceitou a imposição da filha, Silvia teria que esperar. O Rick me contou isso pouco antes naquele ultimo fim de semana.

__ E o que aconteceu com a moça?

__ Foi demitida.

__ Como demitida? Você não acabou de dizer que o Ricardo entendeu a posição da funcionaria?

__ Disse, aconteceu que no dia seguinte o Ricardo encontrou ela e o Ivan juntos.

__ Que Ivan? Não me diga que...

__ Exatamente esse, o marido da Cybele. Ele é um canalha, estavam se agarrando dentro da sauna. Foi demitida na hora.

__ E o Ivan?

__ O Rick me disse que deu a ele uma semana pra contar a Cybele sobre o caso.

__ E ele contou?

__ Tenho certeza que não, e depois, o prazo terminou no dia em que o Rick morreu. Ele acha que seu segredo está a salvo.

__ E por que não conta pra Cybele?

__ Em primeiro lugar por que não tenho provas e em segundo por que ela não acreditaria me mim. Nunca tivemos uma amizade mais intima pra contar uma coisa dessas e ela acreditar.

Na fazenda aconteceu uma tragédia naquela manhã, o coronel João Dias amanheceu morto. Ele teve um enfarte fulminante no meio da noite e morreu dormindo. Todos na casa grande ficaram muito tristes e espantados com a notícia, dona Maria tratou de ficar forte todo o tempo e ainda naquela manhã começou a avisar todos os parentes da família da morte do seu patriarca. Ela ligou pra mansão Monteiro e falou com Henriqueta:

__ Alô? Quem é?

__ Alô? Henriqueta? É você?

__ Quem fala?

__ Não reconhece a voz de sua única tia.

__ Tia Maria? A quanto tempo! Que conta de novo?

__ Nada de bom infelizmente, o coronel morreu.

__ O coronel? Mas como?

__ Enfarte. O dr.Gonçalo disse que ele morreu de um enfarte fulminante durante a noite.

__ Nossa tia! O tio João deve estar arrasado.

__ Ele está, estou ligando pra avisar que o enterro vai ser hoje mesmo, as cinco da tarde. Você vem?

__ Claro, eu vou pedir licença por alguns dias. Eu vou agora mesmo.

Henriqueta subiu e falou com dona Helena:

__ Licença? Por que? Não é por causa daquele infeliz do Rafael, é?

__ Claro que não, meu avô morreu.

__ Seu avô? Nem sabia que tinha um avô.

__ Ele não é meu avô, na verdade minha tia Maria casou-se com o filho dele, mas era um homem tão bom. Acho que todos na cidade o viam como sendo avô deles.

__ Ouro Negro, não é? Agora estou me lembrando de ter dito algo.

__ É, Ouro Negro. Nasci, mas vim pro Rio tentar a vida.

__ Veio com sua mãe, não é?

__ Vim, mas ela já morreu também. Dona Margarida fazia questão de ser enterrada na cidade dela. Agora que o coronel morreu eu tenho que voltar.

__ Coronel?

__ Coisa de cidade pequena, nem queira entender.

__ Acho que será perfeito pra você, por que não fica mais alguns dias. Uma semana talvez, quem sabe lá você esquece uma certa pessoa.

__ Eu duvido, mas vou tentar.

__ Quando vai?

__ Imediatamente. Vou só arrumar minha malas e já estou indo pra rodoviária.

Mia aproveitou a manhã pra se preparar para os problemas que poderiam vir pela frente. Voltou pro apartamento e mergulhou na banheira cheia de água quente e óleos perfumados. Aproveitar uma banheira quente no começo de uma semana difícil era necessário pra Mia restaurar forças. Mas o banho não foi perfeito, Willian entrou no apartamento com uma copia que ele fez em segredo. Já dentro e foi direto pro banheiro onde Mia estava. Escorou na porta e ficou vendo a cena magnífica, de repente ele pensou alto e fez perceber sua presença:

__ Até parece uma deusa!

__ Que? Willian? Que faz aqui? Como entrou no meu apartamento?

__ Eu tenho a chave.

__ Como se eu não te dei nenhuma?

__ Eu tenho e pronto. Vim porque precisava conversar com você.

__ E sobre o que?

__ Eu soube que agora você é a tutora dos bens do Dario, o que inclui a além da mansão, os 51% das ações da Bella Grega. Somando com os seus dão 60%, é verdade?

__ É sim, como soube?

__ Não importa, eu sei. Agora eu quero lhe pedir um pequenino favor.

__ E qual é?

__ Eu quero que você me nomeie presidente da Bella Grega.

__ Agora você ficou mais louco que já é.

__ Perdão, mas agindo desse jeito a coisa muda de figura. Agora não é mais um pedido, é uma ordem.

__ Eu não posso fazer isso.

__ Ah pode sim, e vai fazer. Sabe muito bem quais as conseqüências de uma negativa sua.

__ Vou repetir, eu não posso. A muita coisa em jogo e não são só os seus desejos.

__ E eu vou repetir, você vai. Por que se não fizer alguém vai morrer e a culpa será sua.

__ Mas eu não posso, daria muito na vista se eu colocasse na presidência, sem mais nem menos, alguém chegou ao país a pouco mais de uma semana. A menos que você queira chamar a atenção da polícia.

__ Não meta a polícia na história.

__ Não fui eu quem chamou a atenção deles pra nós sabia? É melhor deixar como está, a Cybele na presidência.

__ Mas e se a Cybele não puder mais dirigir a empresa?

__ Você não vai fazer nada contra ela.

__ Eu prometo que ela não vai morrer, só ficar temporariamente fora da empresa.

__ Que vai fazer?

__ Bem, não sei ainda. Mas não se preocupe. Como você não me desobedeceu apenas está pensando na policia, eu não farei nada definitivo contra ela. Mas mesmo assim eu precisarei dela fora da Bella Grega por uns tempos, só por alguns dias, o suficiente pra ela voltar a vice-presidência e eu poder me tornar o presidente.

Willian saiu dali de forma tão silenciosa que entrou e Mia ficou gritando a mesma coisa: “Willian, que fazer contra ela? Willian, me diga. Willian!”

Mais a tarde, por volta das quatro, Henriqueta chegou a rodoviária de Ouro Negro. Ela se dirigiu direto pra fazenda pro velório do coronel. Na fazenda mesmo ficava o cemitério da família Dias. Henriqueta reviu a família que não via a anos, desde que tinha saído do interior e ido pro Rio de Janeiro.

Reviu a tia Maria, irmã de sua mãe, o tio João e os primos Neto e Diana. O velório foi triste, quase toda cidade de Ouro Negro estava presente.

Enquanto isso em São Paulo, Rafael andava pelas barracas procurando novos produtos. A maioria que encontrou eram importados, foi então que quase anoitecendo ele chegou a barraca da CCA.

__ CCA, que produto é esse?

__ Não é nenhum produto __ respondeu Romeu __ CCA significa Cooperativa dos Criadores de Avestruzes.

__ Avestruzes? Que tipo de coisa que vocês comercializam? Carne?

__ Não só carne, das aves se aproveitam também as penas, os ovos e o couro.

__ Não sabia. Aqui no meu livreto diz que vocês querem comercializar somente carne.

__ Não é só isso que queremos, mas a carne é o carro chefe. E o senhor? De onde é?

__ Sou representante da Bella Grega.

__ Já ouvi falar, dizem por aqui que a loja é um dos melhores consumidores que se pode conseguir.

__ É verdade, muitos de nossos consumidores fazem divulgação grátis de nossos produtos pra várias partes do país.

__ Não quer conhecer nosso produto?

__ E tem como fazer isso agora?

__ Claro que sim, preparamos uma cozinha improvisada lá atrás pra algum cliente que quisesse provar o produto.

__ Não será necessário, eu já comi carne de avestruz. É muito saborosa, mas há outros fornecedores de carne aqui mesmo na Feira.

__ Eu sei, mas como disse, não comercializamos somente carne. Veja isso por exemplo. Esses ovos foram decorados com coisas simples. Um artesanato único, não há uma peça que seja igual a outra.

__ Isso são ovos?

__ São sim.

__ Eu estava vendo e tentando imaginar do que seria feito isso.

__ São muito bonitos, feitos a mão com todo cuidado.

__ Você disse que são peças únicas?

__ Disse, o artesão os considera como obras de arte e por isso nunca fez um ovo igual ao outro.

__ Que beleza! Olha, está ficando tarde. Vocês estarão aqui segunda?

__ Até Segunda-feira a tarde.

__ Então eu volto segunda de manhã, e conversamos com mais tempo. Está bem? __ Claro senhor...

__ Rafael, Rafael Maia. E você é...

__ Romeu.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 31/03/2007
Código do texto: T432176
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.