Bella Grega XVIII

Cap. 18 - Identidade Perdida

A noite quando voltaram pra casa, Romeu e Calisto receberam as péssimas notícias.

__ Como assim o coronel morreu? __ perguntou Calisto atônito.

__ Ele teve um enfarte fulminante no sábado de madrugada. Morreu dormindo __ respondeu dona Maria.

__ Nossa! E por que não ligaram nos avisando? __ disse Romeu.

__ Não queríamos preocupa-los. Vocês tinham uma tarefa difícil em São Paulo __ explicou Neto.

Diana abraçou Romeu e disse:

__ Todos vamos sentir muita falta do vovô.

__ Vamos sim, principalmente eu. Devo muito a ele __ disse Romeu.

__ Não se preocupe Romeu, a dor que você sente... __ Diana foi interrompida.

Henriqueta já não se agüentando mais, ficou de pé e foi dizendo:

__ Pare de chamá-lo assim, esse não é o nome dele.

__ Que disse? __ perguntou Romeu.

__ Vamos Romeu, vamos sair daqui __ disse Diana bem depressa, tentando evitar o que ela iria dizer.

__ Ah, não vai não. Doutor, pode vir.

De um dos corredores veio um homem de cabelos brancos, terno bege e pasta preta.

__ Esse é o dr.Camilo Fontoura, advogado da família Monteiro __ Henriqueta.

__ Mas o que está acontecendo? __ perguntou dona Maria.

__ Está acontecendo mamãe, que a Henriqueta conhece o Romeu, sabe quem ele é.

__ Você sabe quem eu sou? __ disse ficando muito confuso.

__ Seu nome é Dario Ferreira Tiago. E está desaparecido a um mês e meio __ respondeu a namorada o0lhando pro chão.

__ Dario? __ ele repetiu sem saber direito quem era. Agora Dario estava tão confuso que não sabia como chamar a si mesmo, se ou de Romeu ou de Dario.

__ Sim, Dario! __ afirmou dr.Camilo __ e digo mais, agora eu sou o seu advogado. E sua presença é exigida no Rio de Janeiro.

__ Rio de Janeiro? __ o jovem desmemoriado repetiu de novo.

__ Tanta coisa pra dizer e tão pouco tempo __ disse dr.Camilo.

Ele explicou quem ele era e falou alguma coisa sobre a herança, nada mais concreto. Os três sairiam já na manhã seguinte em direção ao Rio. Diana saiu da sala no momento em que começaram as revelações e sumiu. Não foi vista até depois que o carro do dr.Camilo sumiu no horizonte.

Mas ainda na madrugada de segunda pra terça aconteceu uma coisa. Mia acordou por volta das três e meia da manhã com sede e ía indo até a cozinha pra beber um copo d’água. Ela andava na escuridão sem ascender nenhuma luz para não acordar ninguém. De repente, quando estava no alto da escadaria da entrada, sentiu duas mãos em suas costas e depois...

Já quase saindo, quando ía entrar no carro alguém gritou:

__ Espera.

Lucas correu em direção ao Dario, Neto pensando numa nova confusão tentou impedi-lo, mas Lucas gritou:

__ Eu quero ir!

Ninguém entendeu nada. Lucas se aproximou e explicou:

__ Eu cansei de gostar da Diana. Eu gosto dela, mas ela nunca vai gostar de um simples peão que nem eu. Me leva Romeu, me tira da fazenda. Eu prometo que não vou dar trabalho no caminho. Só quero uma carona pro Rio. A passagem é muito cara.

O silêncio se fez ouvir por alguns segundos e então Dario perguntou a Henriqueta.

__ Você conhece ele melhor do que eu, nós levamos o Lucas?

__ Lucas é um teimoso, caipira e esquentado. Vai dar confusão, mas é melhor levar. Senão ele é capaz de ir a pé.

__ Então entra logo.

No minuto seguinte o dr.Camilo já dirigia pela estrada de terra e logo atingiu a rodovia asfaltada. Os quatro seguiam rumo ao Rio de Janeiro e uma nova vida. Como viagem era longa, Lucas puxou assunto:

__ Qual é o seu nome mesmo Romeu? __ perguntou Lucas.

__ Dario, eles dizem que é Dario __ respondeu sem jeito ao antigo inimigo.

__ Não somos nós que dizemos, seu nome é Dario __ disse Henriqueta.

__ E você também é o herdeiro mais procurado do país __ completou dr.Camilo.

__ E por falar nisso, vocês podem explicar direito essa his´tória de herança.

__ Claro, eu explico __ disse Henriqueta, e continuou __ você era assessor do dr.Ricardo, que morreu no mesmo dia que você sofreu aquele acidente de carro.

__ E foi esse tal de dr.Ricardo quem me deixou a dita herança? __ perguntou Dario.

__ Exatamente! __ confirmou o dr. Camilo.

__ E afinal de contas, qual é a henrança dele? __ perguntou Lucas.

__ Isso, qual é a minha herança afinal? __ disse Dario.

__ São só duas coisas, mas valem bem mais que qualuqer coisa que você já teve na vida. __ disse o dr.Camilo.

__ Chega de suspense e digam logo __ apressou Dario.

__ A mansão Monteiro __ respondeu dr.Camilo.

__ Eu tenho uma mansão? __ perguntou Dario confuso.

__ E enorme. Com sala de TV, sala de jogos, piscina, jardim, vários aposentos __ comentou Henriqueta.

__ Pelo atual valor de mercado, ela vale pelo menos 5 milhões de reais. E tem mais, a maior parte de sua fortuna esta concentrada nos 51% das ações da Bella Grega.

__ Be... Be... Bella Grega? __ disse incrédulo.

__ Exatamente, Bella Grega __ respondeu Henriqueta.

Bem cedo, Cybele não deixou de acordar o filho:

__ Bom dia filho!

__ Bom dia mãe! __ respondeu Rafael.

__ Dormiu bem meu filho.

__ Dormi! Obrigado! Mas e a senhora, por que veio ao meu quarto no seu estado? _- disse Rafael sentando na cama.

__ Olha aqui, não me venha você também me tratar como uma inválida como todo mundo. Estou cega, mas ainda penso, ouço e falo.

__ Está bem desculpe-me __ disse o filho.

__ Estou muito magoada com você __ disse Cybele mudando de expressão.

__ Mas por que mamãe, não acabei de pedir desculpas? __ disse Rafael confuso com o olhar da mãe.

__ Não é a mim que tem que pedir desculpas, é a Henriqueta __ Cybele disse severa.

__ Não quero falar disso __ Rarafel se levantou e foi até a janela.

__ Mas temos que falar. Ontem, antes da minha alta na clínica, a dona Helena foi me visitar e me contou o que você fez a Henriqueta na Sexta-feira.

__ Já disse que não quero falar disso.

__ Porque? Por que tem medo? __ insinuou. Cybele não mais parecia uma cega frágil, era de novo a vice-presidente.

__ Não tenho medo __ disse Rafael tentando demonstrar firmeza na voz.

__ Tem sim, tem medo de estar errado __ Cybele afirmou, enando agora se dirigir ao filho em sua nova posição.

__ Não estou errado, ela é desonesta. A senhora estava lá, a senhora viu.

__ Não coloque palavras na minha boca. O que eu vi lá foi uma jovem desesperada por provar sua inocência, diante de um fato com certeza criminoso __ Cybele explicou.

__ Então concorda que ela roubou relógio? __ tentou argumentar.

__ O que eu disse é que se ela é inocente, alguém é culpado. Alguém que queria roubar o relógio e queria tirar o produto ali escondido na bolsa da enfermeira de dona Helena.

__ Ah mãe! _- disse com desdem para a mãe.

__ Não me diga "Ah, mãe", mocinho. Eu passei os últimos vinte anos trabalhando na Bella Grega. Eu comecei como uma simples vendedora e cheguei a vice-presidente. E sabe como eu fiz isso, eu aprendi com o dr.Ricardo como ver quem as pessoas são só de olhar para elas. Milhares de candidatos já passaram pela minha frente querendo um emprego e sabe quantos dos que contratei criaram problemas? Nenhum! Eu vi como ela estava naquele dia, e sei que ela é inocente. Por isso não abri queixa contra ela. E vou lhe dizer só mais uma coisa, ou você volta atrás depressa ou quando perceber o seu erro será tarde demais __ dizendo isso, Cybele saiu do quarto e deixou Rafael sozinho com seus pensamentos.

Um carro parou em frente a mansão Monteiro e o dr.Camilo pediu no interfone que abrissem o portão. O monza prata percorreu o jardim, deu a volta numa rotatória em frente a entrada e parou. Todos desceram e o advogado falou:

__ Dario, bem vindo a sua casa. A Mansão Monteiro.

Dario e Lucas ficaram boquiabertos com a visão dos três andares e os 80 metros de largura daquela estrutura magnífica. De repente, Lucas síntetisou numa fraseo que os dois estavam sentindo:

__ Uau! Que casa grande!

Dario tomou a frente, subiu os poucos degraus da entrada e tocou a sineta ao lado da porta. Estér demorou alguns segundos para abrir a porta, mas quando o fez ficou paralisada.

Dario, não entendendo, disse:

__ Oi!

Mas mesmo um simples cumprimento foi demais pra sua cabeça, Estér gritou e demaiou:

__ Ahhh! __ tibum, caiu dura.

Os Monteiros que tomavam seu café ouviram o grito e foram socorrê-la. Dona Helena, Clara e Silvia ficaram igualmente pasmas coma visão do Dario entrando porta a dentro. Ao seu lado estavam o dr.Camilo, Henriqueta e um homem que eles não conheciam.

Dona Helena quebrou o gelo e abraçou forte o jovem que pensara estar morto. Sem entender, Dario somente retribui o abraço. O silencio que imperava foi quebrado por Henriqueta com a revelação:

__ Dona Helena, ele não se lembra da senhora __ disse Henriqueta.

__ Como assim? __ perguntou a matriarca intrigada.

__ Desculpe-me quem quer que seja a senhora, mas é que eu estou com amanésia.

__ É, é verdade, ele está sem memória a mais de um mês __ concluiu a moça.

__ Amnésia? __ disse dona Helena.

__ Como pode ser? __ perguntou Silvia.

__ Ele está assim a um mês desde que apareceu flutuando num tronco. Sabem, ele levou uam pancada feia na cabeça __ explicou Lucas.

__ E quem é você? __ perguntou Clara.

__ Este é alguém que vai ficar conosco aqui na mansão __ disse Dario.

__ Um caipira? Na mansão Monteiro? Mas só por cima do meu cadáver! __ disse Clara.

__ Olha aqui, seja quem for, o dr.Camilo me disse que essa mansão é minha, então quem decide quem fica ou quem vai sou eu __ disse da forma mais educada possivel __ Lucas fica, e se não gostou de minha decisão, que saia a senhora.

__ Ora seu... seu... __ Clara soltou uma baforada e terminou a frase __ você continua o mesmo impertinente e mal educado de sempre __ e voltou pra mesa pra terminar seu café da manhã.

Na Bella Grega, Willian tinha mandado chamar Cybele em sua sala:

__ Fiquei curiosa com seu convite, o que o novo Zeus pode querer comigo?

__ Eu quero falar de você e minha gestão.

__ Muito bem, qual é o assunto?

__ Você, Cybele Maia trabalhou nesta empresa por vinte anos e nos últimos oito anos exercia a função de vice-presidente.

__ Está correto __ afirmou a executiva.

__ Acontece que há muitos trabalhos inacabados que não importa quem estivesse aqui, seriam necessários os seus serviços.

__ Espere, você esta insinuando que...

__ Eu não estou insinuando, estou dizendo com todas as palavras: preciso que você reassuma seu cargo de vice-presidente da Bella Grega antes que eu enlouqueça _- terminou Willian.

__ Sei o que quer dizer, eu mesma fiquei a ponto de um esgotamento nervoso quando assumi sozinha o posto de Zeus. Mas...

__ Mas o que? Qual o problema? Quer um salário maior? Eu te dou, mas volte __ disse em tom suplicante.

__ Eu estou cega Mr.Montgomery. Não posso mais exercer minha funções __ apesar do assunto, Cybele disse estas palavras com grande alegria. Já que mesmo cega tinha lhe oferecido seu emprego de volta.

__ Isso não é desculpa, eu soube que o dr.Ricardo tinha um assessor que andava com ele pra cima e pra baixo e ele enxergava muito bem. Por que a senhora não pode fazer o mesmo?

__ Contratar um assessor e voltar a trabalhar? __ disse Cybele pensativa.

__ Isso! __ afirmou Willian.

__ Não, eu não poderia __ Cybele disse com certo desânimo.

__ Não é isso que vejo em seu rosto, eu vejo uma mulher que detesta ficar parada e está loucamente tentada a aceitar minha proposta. Aceite, por favor? __ insistiu o inglês.

__ E quanto aquele aumento? __ perguntou Cybele.

__ Bem... a senhora é uma negociadora. Muito bem, eu aceito. de quanto quer?

__ Que tal... vinte e cinco por cento.

__ Vinte e cinco! Bem, é o preço a se pagar por uma ajuda. Mas então quero que comece agora mesmo.

__ Está certo, poderia pedir a Adriana que viesse aqui?

__ Claro __ apertou u botão no telefone e __ Adriana, venha a minha sala __ e desapertou.

__ Sim Mr.Montgomery, o que deseja? __ repondeu a secretária.

__ Sou eu quem quer Adriana, vá até minha sala e busque as pastas dos últimos contratos, as receitas de entrada do segundo semestre e a minha agenda de compromissos. Ah, e por favor ligue pra Piscinas e peça que o salva-vidas Carlos venha imediatamente _- ordenou como se nem tivesse sido afastada.

__ Agora mesmo senhora __ e desligou.

__ Fiquei admirado com sua eficiência! __ exclamou Willian.

__ Eu vou trabalhar de novo, tenho que estar com todos esses papéis em mãos.

__ Mas e quanto ao Carlos? Por que mandou chamar esse salva-vidas?

__ Não é um salva-vidas qualquer, é o filho de Percival Monteiro. Primo da Silvia.

__ E ele trabalha aqui como salva-vidas?

__ Determinação do próprio dr.Ricardo, que em seu testamento lhe deixou 500.000 mil dólares mas somente se ele trabalhasse por um ano inteiro. Ele e o pai _- disse Cybele.

__ Interessante! Nunca vi tal coisa na Europa, do jeito que você e a Mia falam dele, o dr.Ricardo e eu teríamos nos tornado grande amigos.

__ Talvez, talvez __ pensou Cybele.

Carlos interrompeu dizendo:

__ Sim, o que querem de mim?

__ Carlos, você gostaria de mudar de função aqui na Bella Grega? Gostaria de vir pra administração? __ disse Cybele ao rapaz.

__ Claro que sim, seria muito bom.

__ Muito bem, a partir de agora você é meu assessor pessoal __ rapidamente e continuou __ Tenho uma reunião com o presidente e como estou cega, como já deve saber, preciso de sua ajuda pra fazer alguns de meus afazeres.

__ Farei o que pedir senhora __ respondeu Carlos se prontificando ao novo serviço.

__ Comece ajudando Adriana a trazer algumas pastas e documentos pra mim __ ordenou Cybele.

__ Estou indo senhora __ Carlos saiu se entender direito o que tinha acontecido, mas foi ajudar Adriana como ordenado.

O calado dr.Camilo perguntou algo que fez voltar o silêncio novamente:

__ E onde está a Mia?

Ninguém respondeu. Somente Silvia teve coragem de dizer:

__ Bem, a Mia... ela... perdeu o bebê.

E mesmo parecendo impossível, acredite que o silencio aumentou. Ficou quase ensurdecedor.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 03/04/2007
Código do texto: T436230
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.