Bella Grega XIX

Cap. 19 - A Máscara de Ivan

Ao saber que Mia estava na Clínica Asclépio, Dario foi rapidamente pra lá, entrou sozinho no quarto e viu Mia deitada no leito.

__ Dario? É você? __ disse a moca numa voz fraca.

__ Dizem que sim __ respondeu o desmemoriado.

__ O que aconteceu? Onde estava todo este tempo? __ pergunou ávida por uma resposta.

__ Desculpe-me mas, nós éramos amigos? __ perguntou Dario entando esclarecer o motivo de que tinha lhe empurrado para falar com aquela mulher desconhecida a ele.

__ Que pergunta é essa? __ disse intrigada.

__ É que eu não me lembro de nada, eu estou com amnésia com a mais de um mês __ explicou Dario.

__ Amnésia? __ um rosto sofrido pela recente perda ficou pasmo.

__ Eu fui socorrido de um rio flutuando num tronco.

__ E desde então você está assim? __ disse Mia.

__ É. Mas eu estou triste, não sei por que, mas estou triste. Sabe, eu te vejo assim neste estado e sinto uma coisa ruim aqui dentro, mas não consigo explicar por que.

__ Não te contaram ainda, não é? __ disse Mia sentando na cama.

__ Me contar o que? __ Dario estava se acostumando em ficar confuso com as coisas pelas metades que lhe contavam.

__ O filho que eu esperava, era seu __ disse Mia dse forma rápida.

__ Meu?! __ disse Dario mais atordoado do que das outras vezes, agora por saber que tinha um filho e o perdera __ Então nós tínhamos alguma coisa? __ concluiu.

__ Mais ou menos, mais pra menos que pra mais __ disse Mia.

__ Poderia explicar melhor?

__ É difícil, nós éramos bons amigos e uma situação constrangedora que não aconteceu nos tornou mais amigos ainda. Então a proximidade e a tensão acabou por nos fazer passar uma noite juntos, mas foi só uma noite.

__ Só uma noite? E mesmo assim você engravidou?

__ Pois é __ disse Mia abaixando a cabeça.

No corredor o delegado Molina encontrou Dario saindo do quarto e se espantou:

__ Dario?

__ Você me conhece? Ou melhor, eu te conheço? __ quis saber Dario.

__ Não, não nos conhecemos. Mas ouvi muito falar sobre você __ disse o delegado.

__ O senhor ainda não soube, não é? Eu estou com amnésia. Isso já a mais de um mês __ explicou Dario.

__ Que interessante! __ disse Molina roçando seu horrivel cavanhaque.

Os dois se despediram e o delegado entrou no quarto:

__ Delegado Molina, o senhor por aqui? __ Mia espantou-se.

__ Fiquei sabendo de seu acidente e vim visitá-la.

__ Não foi um acidente __ afirmou Mia.

__ Não foi? Tem certeza? __ disse com interesse.

__ Toda certeza do mundo, eu senti claramente duas mãos em minhas costas me empurrando escada a baixo.

__ Interessante! __ disse o delegado roçando mal-feito cavanhaque __ mais uma vítima. Vi Dario sair daqui. Ele me disse que está com amnésia.

__ É verdade, uma tristeza. Está assim desde o acidente de carro __ disse Mia.

__ Uma pena! Queria chamá-la pra depor, mas acho que não adiantaria nada __ disse com um enorme fardo nas costas.

__ Mesmo assim acho que ele iria. É da natureza do Dario sempre ajudar, mesmo que não aja nada que ele possa fazer __ Mia disse tentanbdo animar Molina.

__ Serio? Então vou falar com ele, talvez me diga algo que possa ser útil, mesmo que ele não saiba que pode __ disse o delegado Molina.

Saindo do clinica, Dario foi a Bella Grega. Ele tinha ficado de encontrar dona Helena e Silvia no salão de entrada. Como se fosse a primeira vez a vê-la, Dario ficou maravilhado com a estátua de Zeus no hall de entrada. Uma estátua de quatro metros de altura sentada imponente no seu trono de pedra. Em uma das mãos um cetro de ouro e a outra mão repousando sobre o braço do trono. Seus olhos fixos avistavam o infinito, alem da cúpula de vidro do teto do hall. Mais bela que esta somente a estátua de Palas Atena de três metros de altura fixada sobre uma plataforma de um metro. Em pose eterna, ela estende uma das mãos como se convidasse as pessoas as entrarem enquanto a outra mão leva a cintura. Na cabeça reluz seu elmo de prata, o que contrasta muito bem com o resto corpo feito de mármore branco italiano.

As quatro e cinqüenta Cybele entrou sozinha na sala de Zeus:

__ Eu estava a sua espera, ainda bem que aceitou o meu convite __ logo disse Willian.

__ Eu não poderia recusar um convite pra um chá das cinco, ainda mais feito por um inglês autêntico.

__ Agradeço o lisonjeio, mas a honra é minha. Você trabalha esplendidamente, mesmo em sua condição. Agora, ao chá.

__ Sim, ao chá.

Willian ajudou Cybele a se sentar numa pequena mesinha própria pro chá colocada rente a uma das paredes com duas cadeiras. Willian se sentou e serviu o chá, primeiro pra Cybele e depois pra ele.

__ Hum! O aroma está ótimo! __ Cybele elogiou.

__ Obrigado, é um chá especial __ se gabou o empresário.

__ Mesmo? Qual? __ Cybele perguntoiu curiosa.

__ É chá indiano __ respondeu.

__ Indiano? Mas é muito saboroso. Devíamos vende-lo aqui também __ comentou Cybele.

__ Acho difícil, este chá é uma combinação entre vários tipos de ervas raras de todo mundo. Eu mesmo o criei __ explicou o inglês.

__ E por que disse que é indiano? __ Cybele quis saber.

__ Por que a maioria das ervas são indianas, mas tem ervas da Europa, da América Central, da América do Sul, da Ásia Menos, da China...

Ao ouvir esta última palvra, Cybele parou de tomar o chá, afastou a xícara da boca e perguntou interessada:

__ China também?

__ Também, e também do Japão, África e é claro da Índia __ terminou Willian.

__ Mas é muito saboroso, foi você mesmo quem o criou? __ disse Cybele.

__ Fui eu mesmo, e não pense que foi fácil. Encontrar a combinação certa desse chá foi muito difícil.

__ Por que?

__ Bem, acho que você não vai quere saber __ advertiu Willian.

__ Pode me contar, eu quero saber __ disse Cybele.

__ Bem __ começou o empresário __ algumas dessas ervas são venenosas e colocadas na quantidade errada pode matar uma pessoa em minutos.

__ O que? __ disse preocupada.

__ Mas não se preocupe, eu encontrei o equilíbrio. Tomo este chá a cinco anos e nunca passei mal __ acalmou-a.

__ Mesmo? Não está me escondendo nada? __ disse Cybele pesnado em seu próprio estado.

__ Absolutamente, a única coisa que este chá poderia fazer seria curar os atacados por uma planta chinesa.

__ Que planta chinesa? __ aqui Cybele quase demonstrou um intusiasmo de crinça ao perguntar.

__ Um musgo que só cresce no alto de uma montanha da China, perto do Tibet. Esse musgo é venenoso, mata uma pessoa em instantes. Se jogado nos olhos, é capaz de cegar.

__ Mesmo? E como sabe?

__ Por que quando eu estive na China, jogaram-me o extrato dessa planta nos olhos e fiquei cego por três dias.

__ E como sua visão retornou?

__ Um sábio me apresentou uma outra planta que também só nasce na região, só esta me curou. Para falar a verdade, essa outra planta é um dos meus ingredientes mais importantes. Sabe, é justamente este remédio milagroso que me devolveu a visão que faz o equilíbrio entre os outros ingredientes.

Cybele sorriu discretamente e disse:

__ Interessante? O meu chá acabou, posso beber mais? __ disse estendendo a xícara.

__ Claro, já vou servi-la __ enquanto enchia a xícara de sua vice-presidente, Willian pensava: "que mulher intelegente! Entendeu a história muito bem".

Natacha ligou pro amante no apartamento dele e falou:

__ Quero que venha na minha casa bem cedo amanhã.

__ Por que? __ disse Ivan.

__ Eu passei na Bella Grega hoje e comprei uma nova camisola de seda, você vai adorar __ disse com voz insinuante.

__ Eu adoraria, mas não posso. Não posso ir tão cedo pra sua casa sem uma desculpa convincente __ salientou Ivan.

__ E a pesquisa na Biblioteca Nacional?

__ Ela só abre as nove, antes disso ela pode desconfiar __ Ivan argumentou.

__ Inventa qualquer outra coisa, se não vier bem cedo então não precisa mais vir. E acredite, eu estou tão quente, mas tão quente que te levarei as __ parou um instante e disse de forma sensual __ alturas __ e desligou.

Ivan não estava se agüentando, ele tinha que inventar qualquer desculpa, mas e se não inventasse nada. Isso foi exatamente o que pensou, decidiu sair tão cedo que sua esposa nem estaria acordada ainda.

Na Bella Grega, Dario ficou maravilhado com as belezas do que herdara. Conforme andava pelos corredores, era cumprimentado pelos funcionários. Dario via toda aquela riqueza e luxo de sua propriedade e era tudo dele. Os seus 51% o tornavam praticamente o dono, mas não conseguia se lembrar de nada e nem de ninguém. Quando estavam próximos a sala de Zeus, Adriana veio cumprimenta-lo mas também não se lembrou dela. Passearam pela sala de reuniões e pelas salas dos diretores, mas de nada se lembrou. Dona Helena fez a sugestão de que visitassem a sala de Zeus, pois era lá que tinha passado a maior parte de seu tempo naquele lugar. Entraram os três: dona Helena, Silvia e Dario. E assim que passaram pela porta, ele se lembrou:

__ Ei! Eu me lembro daquela mesa, da cadeira. E dessa estatueta de Hermes __ disse apontando para um pequeno busto sobre a mesa __ eu mandei faze-la de presente ao dr.Ricardo.

__ Muito bem meu filho, você se lembrou de alguma coisa __ disse dona Helena como se uma esperança houvesse nascido.

__ Isso mesmo Dario. E agora que nós estamos aqui, você pode assumir seu lugar __ disse Silvia.

__ Meu lugar? __ perguntou intrigado ás duas mulheres que o acompanhavam.

__ Isso mesmo, você tem 51% das ações dessa empresa. Praticamente você é o dono. E agora que voltou, você pode assumir o seu lugar de direito aqui dentro __ disse dona Helena.

__ Qual? __ mesmo com todas as pisas, Dario não tinha se tocado.

__ O de presidente da Bella Grega, o de ser chamado de Zeus __ disse Silvia.

__ Não sei, não acho que estou em condições de assumir tanta responsabilidade __ disse Dario.

__ Mas é claro que sim, você se lembrou desta sala. Se passar mais tempo aqui poderá se lembrar de mais coisas, ou até mesmo ter sua memória de volta. Se lembrar de tudo __ disse dona Helena.

__ Pode ser, mas não acho mesmo que estou em condições. Vamos deixar o atual Zeus até a reunião do ano que vem, Mia me disse que haverá uma no dia 15 de Janeiro. Eu acho que é plausível, até lá poderemos avaliar melhor se ele teve uma boa gestão ou não. Concordam?

__ Claro Dario, claro __ respondeu desanimada.

No dia seguinte bem cedo, ainda de madrugada, Ivan saiu de seu apartamento e foi pra casa da Natacha. Cybele acordou perto das seis da manhã. Sempre acordava nesse mesmo horário. Esperançosa, ela abriu os olhos mas só viu escuridão. Desanimou, levantou-se e foi ao banheiro lavar o rosto. Mas quando abriu a porta foi cegada pela forte luz que vinha do lado de fora. Um raio de sol atingia em cheio os seus olhos, e então percebeu, estava enxergando. Estava vendo de novo. Não era mais cega.

Cybele pulou de alegria, correu pelo quarto todo e pelo apartamento. Os empregados nem acreditaram quando viram a patroa agindo daquele jeito. Ela estava tão feliz que nem ligou pro fato do marido ter saído. Foi ao sacada e gritou com toda a forca de seus pulmões. Não se lembrava de quando tinha ficado tão feliz assim, talvez no dia que viu pela primeira vez o rosto de seu filho depois do parto ou no dia em que se casou com o amado marido. Por uma hora inteira ficou na sacada vendo o céu azul, apreciando a beleza da paisagem que podia se avistar do seu apartamento e que já tinha se esquecido. Aquela visão maravilhosa foi o motivo de ter comprado o apartamento e depois da compra parece que se esquecera disso pois nunca mais tivera a paciência de parar pra aprecia-la com fazia agora. Uma paz lhe invadiu a alma, uma paz que não sentia a anos. Era como se estivesse enchergando pela primeira vez na vida.

Na Bella Grega, Willian parou em frente a Zeus quando entrava no hall. Ficou pensativo: “como vou tirar aquele DVD da cabeça de Zeus? Como o Raulzinho chegou lá em cima sem ser notado? Mas se ele conseguiu eu também posso conseguir.” Desanimado ele aproximou-se e se sentou aos pés da estátua. Ao fazer isso ele acionou uma alavanca escondida num dos dedos que fez um conjunto de mecanismos abrirem um compartimento secreto na base da estátua, revelando um envelope branco. Espantado e alegre ao mesmo tempo ele pegou o envelope, fechou o compartimento e foi pra sua sala.

Ivan retornou as nove da manhã e, pra sua má sorte, ele entrou beijando Natacha. Os dois viram Cybele de costas pra eles e de frente pra sacada. Eles se controlaram, param de rir e entraram comportados. Mantendo-se de costas, Cybele falou:

__ Ivan, eu tenho uma surpresa pra você.

__ Mesmo meu amor, que bom.

Cybele se virou e avistou os dois se beijando como dois adolescentes e sorrindo. Permaneceu imóvel com a cena.

__ Continue meu amor, qual é a surpresa?

__ A surpresa, Ivan, não foi minha mas sua __ respondeu com frieza.

__ Minha?

__ Você sabia que acaba de me surpreender? Mas agora eu vou dar uma surpresa pra você?

__ E qual é? __ disse Ivan se aproximando mais da esposa.

__ Eu estou en-xer-gan-do __ disse ao marido que não acreditou no que ouvira.

__ O que disse?

__ Isso que ouviu, seu canalha! Cachorro!

Ambos perceberam o problema que tinham se metido. Primeiro eles se afastaram, depois começaram as desculpas e que aliás são sempre as mesmas:

__ Calma, não é o que você está pensando __ disse Ivan.

__ Isso, não é o que parece __ disse Natacha.

__ Engraçado, pois é justamente o que imaginei que diriam agora.

Tirando forçaas de dentro de si mesma, Cybele pulou sobre Natacha numa briga feminina. Houveram puxões de cabelo e unhadas a torto e a direito. Tanto Cybele quanto Natacha sofreram, mas ao final Ivan as separou e foi então que piorou. Cybele pego-a pelos cabelos e a expulsou do apartamento. Ainda bem que Rafael não estava em casa, já tinha saído, não presenciou essa cena sórdida.

__ Como você pôde Ivan? Como foi capaz? __ disse com o coraçao despedaçado.

__ Eu já disse, eu posso explicar __ tentou Ivan mais uma vez, mas sem sucesso.

__ Quase trinta anos de casamento jogados fora por causa de uma... de uma... devassa!

__ Vê lá como fala da Natacha __ Ivan disse sério.

__ E ainda a defende, você não vale nada. Nada!

A discussão deles foi interrompida pela campainha. Ivan foi abrir, pensou que quem quer que fosse poderia mudar um pouco o assunto e dar-lhe tempo de inventar algo melhor. No entanto, se soubesse quem era jamais abriria. Apressados entraram o delegado e dois policiais. Na mão direita tinha um papel que logo o apresentou:

__ Desculpe-me entrar assim mas o assunto merece __ disse o delegado.

__ Delegado Molina? Que faz aqui? __ perguntou Cybele.

__ Bom dia dona Cybele! Pensei jamais ter que fazer isso, mas é o meu dever __ disse com ar severo.

__ Do que está falando? __ perguntou Ivan.

__ O senhor é Ivan de Alcântara Maia? __ perguntou o delegado lendo uma folha nas maos.

__ Sim, sou eu. Qual o problema?

__ O senhor esta preso! __ afirmou.

Os dois policiais agarraram Ivan pelas costas, levaram suas mãos pra traz e o algemaram enquanto o delegado dizia:

__ O senhor tem direito a um advogado e o direito de permanecer me silencio. Tudo o que disser poderá e será usado contra você.

__ Delegado, o que está acontecendo? __ disse Cybele.

__ Senhora... desculpe mas, a senhora está me vendo?

__ Ah, sim estou. Recuperei a visão esta manhâ.

__ Bem, senhora, nós temos fortes indícios de que seu marido é culpado de três homicídios, duas sabotagens e duas tentativas de assassinato.

__ O quê? __ disseram Cybele e Ivan ao mesmo tempo.

__ Podem levá-lo rapazes. Senhora, tenha um bom dia!

__ Espera aí delegado, o senhor vai ficar e me explicar o que é tudo isso __ disse Cybele.

__ No momento eu não posso, tenho que acompanhar seu marido até a delegacia. Mas se quiser ir até lá mais tarde com um advogado, não terá nenhum problema e então responderei a todas as suas perguntas.

__ Delegado, só me responda uma coisa: quem são os que o senhor acha que o Ivan matou? __ disse Cybele.

__ Isso eu posso lhe responder agora, seu marido está sendo acusado de sabotar os carros do dr.Ricardo e da Silvia. Numa tentativa frustrada de matar Silvia Monteiro e Dario Tiago e de matar o dr.Ricardo Monteiro, o dr.Raul Montenegro e Márcia Rodrigues.

__ Eu não matei ninguém, Cybele diga a eles __ suplicou Ivan.

__ Sua esposa não tem nada o que dizer, o juiz decretou sua prisão preventiva e eu vou levá-lo agora.

Um táxi parou em frente a mansão Monteiro, de dentro desceu uma mulher com duas malas. Ela chegou perto do portão e disse no interfone:

__ Por favor, Dario Tiago está?

__ E quem quer saber? __ respondeu Estér.

__ Diga a ele que Diana Dias está aqui.

continua...

Thiago A Almeida
Enviado por Thiago A Almeida em 04/04/2007
Código do texto: T437157
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.