As Caixas de Devolução

"Every has a dream."

-Chegou mais uma caixa,e é das pequenas.

Disse a sua mãe,gritando.

Ele estava na cama.O seu nome era Pietro Aguillera.A sua mãe olhando-o por cima dos óculos de lentes embaçadas.Segurava uma faca pexera numa das mãos e uma cenoura grande e vermelha na outra.Era sempre quem lhe trazia a notícia trazendo a caixa numa das mãos.Ele ficava na cama lendo o seu gibi predileto,ou um bom livro de contos de horror.Vez em quando buscava algo de literatura brasileira,havia descoberto Regina Helena de Paiva Ramos.Quando estava alucinado relia inúmeras vezes Vidas Secas de Graciliano Ramos.pelo chão do quarto estavam espelhados gibis antigos-Heavy Metal,Animal,Chiclete com Banana do Angeli.Tentava ver TV,mas não conseguia ir além do Cem Censura.Algumas vezes ouvia o rádio.Sintonizava em rádios do Chile. Quando ouvia o rádio no Brasil,so notícias tristes:” a inflação vai voltar,aumenta o desemprego,cresce o número de favelas,o tráfico de drogas no Brasil faz parte,agora,da rota internacional.O Cartel de Cali opera no território brasileiro.Sequestros,subornos,assaltos,tiroteios e mortes nos centros urbanos-uma guerra civil não declarada-escondida pela grande mídia.O Pt trabalha para implantar o comunismo no Brasil-não se deram pro vencido e estão ressuscitando um regime que deixou de legado para a humanidade a falência econômica de diversos países e um genocídio de mais de 120 Milhões de mortos,de fome e à bala.”Falava assim o jornal que tinha corajosa jornalista, de âncora.

-Não ouviu?Chegou mais uma caixa,e pela quantidade,talvez a coisa esteja no fim...

Disse a velha senhora. Estava sempre de avental,estava sempre na cozinha,ou no banheiro.Era mais uma escrava do lar:varrer a casa,tirar o pó dos móveis,lavar a louça,cozinhar.Todos os dias,de forma incansável. O mal havia se instalado naquele lar.Nem tanto assim,havia conseguido fugir do Chile de Pinochet,quando o Chile vivia ainda a sangrenta e cruel ditadura.Pietro era funcionário de uma revendedora de autos.Rapaz modesto,humilde e querido por todos.Bom amigo e estava de casamento marcado-foi quando tudo aconteceu.Lembranças do passado:Pietro Aguillera revolucionário.Incendiário guerrilheiro do Chile de Pinochet.Sofria.mas,agora estava livre da ditadura do Chile-que já estava livre,também do Pinochet e da ditadura.Além disso estava livre da guerrilha urbana e da pobreza do Brasil.Tinha caixas de dólares guardados em casa.Tudo prontinho para o casamento.Foi quando o seu mundo ruiu.A primeira caixa que havia recebido fê-lo ficar bem triste.Deprimido,doente.As caixas foram chegando.Depois da terceira caixa foi se acostumando,afinal de contas era um homem da guerra-e,sabia que uma guerra era coisa cruel.”A maldade habita no coração do homem.”Dizia esta frase quando chegava mais uma caixa.

-Melhor assim,essa coisa tem que acabar.

-Eu vou ceder às pressões,mamãe.Eu já não aguento mais.

-Não seja bobo.Você é um guerreiro e os guerrerios não se deixam vencer:morrem lutando.Digo assim,apesar de ter sido covarde e fugido da luta contra a ditadura no Chile.

-Eu já morri.-Bobagem,está muito vivo e está rico.Traiu.Como bom comunista traiu os seus companheiros e fugiu com as caixas de dólares dos muitos assaltos aos bancos para financiar as armas para a guerrilha urbana.Lembre-se que passou mais de duas décadas para recuperar estas caixas de dólares que estavam escondidas no Chile.

-Quando um homem perde um amor,ele acaba morrendo.

-Ainda não.O homem só morre quando nada tem.Você está rico.Poderá viver muito bem como um brilhante capitalista no Brasil.Aqui os comunistas tomaram ferro.Não conseguiram fazer do Brasil uma nova Cuba,como era planejado.O filho da puta do Fidel mandou apenas 100 homens para treinar os guerrilheiros no Araguia.Levaram chumbo grosso do governo brasileiro.O sonho acabou,por hora.Dizem que tem esse tal de Lula que fundou o Foro de São Paulo com o PT, ainda sonham com a revolução do proletariado.

- Não quero saber mais de ideologias de esquerdopatas,mamãe.Eu queria o meu amor de volta.Casar,ser feliz e ir morar em Miami Beacht.Ela é bonita,jovem.Seria a minha felicidade.Com ela me sentia renovado,um bálsamo para a juventude perdida na guerrilha.

As caixas iam chegando uma a uma e sendo armazenadas carinhosamente.Haviam chegado sete,ao todo.faltavam poucas.Mais um dia,e aquele joguinho de quebra cabeça e encaixe chegaria ao fim.Estava faltando uma pequena parte.No dia seguinte,mais uma caixa chegou.Ele pegou-a com sofreguidão.Abriu a tampa e ralhou:

Malditos.Estão pegando pesado.

- O que é?O que foi?Uma parte importante?

-Não,apenas mais uma pequena parte.

-Coloque no freezer junto com as demais partes.Além de não apodrecer,a polícia caso aqui chegue não encontrará.Juro que não irão procurar no freezer.

Falou assim,rindo.

A velha senhora acalentava o sonho de poder sair da cozinha e deixar de servir os caprichos do filho único,de muitos mimos.Comia só se a mãe cozinhasse,arrumasse o seu quarto e a casa-do modo que gostava de deixar as coisas.Pietro queria casar.A sua mãe queria sair da cozinha.Com o sumiço de sua noiva não haveria mais casamento.Os dólares roubados e armazenados em caixas estavam livres de servirem para o casal feliz.

- Mais uma caixa...

Reclamava.

- Chegou a cabeça?

-Não,um dos olhos.

-Coloque no freezer junto com o resto do corpo.

-Não sei se vou suportar.Vou pagar o resgate.Serei pobre mais uma vez.Eles querem todo o dinheiro.

-Não seja um fraco.

-Tomara que não demorem a devolver o corpo inteiro.

-Não vão devolver.Caso devolvam,vão mandar só a cabeça-de provocação.Uma tortura psicológica de vingança.Tenho pena da pobre menina.Tão linda,tão cheia de vida. Você queria para o Chile um modo de vida ao modo dos cubanos.Caso tivesse sido esperto mudar-se-ia para Cuba,e estava tudo certo.Não entendo esses comunistas,o que desejam para eles,querem para todos sem perguntar se o outro quer o que eles querem.Mudem-se para Cuba.Vão morar em Cuba, e pronto.Deixem os demais como estão.Dizem horrores de Cuba-o governo dá “ração” aos cubanos,apenas para uma semana-e não quer saber o que vão comer nas semanas seguintes.

Falava assim,enquanto colocava o olho de pupila azul brilhante junto do corpo dentro do freezer.

-Não vai ser agora que sabe que ela está cega que vai fraquejar.Melhor ter caixas de dólares em casa do que uma cega de esposa.Quero me livrar da pexera,da cenoura e do avental.Sempre fui complacente com os seus caprichos de filho único.Nascemos um para o outro.Every has a dream.

Leônidas Grego
Enviado por Leônidas Grego em 24/04/2014
Reeditado em 01/07/2015
Código do texto: T4781100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.